SIMULADO PORTUGUÊS Nº 2 - 100 Questões com GABARITO (10 simuladinhos com 10 Questões cada)
ESTUDE!!!!
Português 01
01. Todas as orações a seguir têm o mesmo tipo de predicado, EXCETO:
A) Você acha certo isso?
B) Já nasceu rico. C) A casa estava fechada.
D) Chamei-lhe muitas vezes de ladrão.
02 Indique a alternativa em que tenha ocorrido ERRO de concordância nominal.
A) Seguem juntos os recibos.
B) Junto à moça ficavam os cães. C) Encerrado as inscrições, apuraram o número de candidatos.
D) Na estrada, era necessário atenção redobrada em dias de chuva.
03 Indique a alternativa em que tenha ocorrido ERRO de concordância verbal.
A) Os Estados Unidos mantém rígido controle em seus aeroportos.
B) Devem-se pesquisar novos medicamentos para a doença. C) Dez por cento da produção será exportada pela empresa.
D) Grande número de moças saiu da sala antes de encerrarem a seção.
04 Assinale a alternativa CORRETA com relação à concordância verbal.
A) Quais de vós cometeu o maior pecado?
B) Fui eu quem pagou as despesas. C) Falta três segundos para o término da partida.
D) Mais de cem pessoas foi testemunha do assalto.
05 Assinale a alternativa CORRETA com relação à regência verbal.
A) Comunicou as alunas que não haveria aula na semana seguinte.
B) Ainda não pagamos os honorários aos advogados do processo. C) Paguei o advogado, mas não me sobrou muito dinheiro.
D) Sua decisão obsta o progresso da empresa.
06 Assinale a alternativa INCORRETA com relação à regência nominal.
A) Ele era residente na Rua Progresso.
B) Era preferível morrer a ceder a seus impulsos. C) Minha falta à escola foi satisfatoriamente justificada.
D) Sempre fui apaixonado com ela.
07 Todas as alternativas estão corretas com relação à colocação do pronome átono, EXCETO:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Maria não vai casar-se outra vez.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Disseram-me que a jóia era falsa.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os presos já tinham rebelado-se mais de duas vezes no ano.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Vê-la-ia mais vezes se pudesse.
08 Marque a alternativa em que a pontuação tenha sido feita de acordo com a norma culta.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ainda não o encontrei; não posso portanto, marcar o jantar.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Tudo era permitido no mosteiro, ou melhor, quase tudo.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Levarei a mercadoria mas, não posso pagá-la à vista.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A mim me acusam ainda, de ingênuo.
09 Assinale a alternativa INCORRETA com relação ao uso de todo e suas variações.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Por lei, todo edifício construído na cidade deve ter escadas de segurança.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Todo homem é mortal, mas todo o homem não é mortal.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Toda a cidade possui nome.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Toda a região ficou às escuras durante o temporal.
10 Todos os substantivos têm somente uma forma para ambos os números, EXCETO:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> porta-jóias
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> pires
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> clipes
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> conta-gotas
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RESPOSTAS
Questão 1 alternativa C
Questão 2 alternativa C
Questão 3 alternativa A
Questão 4 alternativa B
Questão 5 alternativa B
Questão 6 alternativa D
Questão 7 alternativa C
Questão 8 alternativa B
Questão 9 alternativa C
Questão 10 alternativa C
Questão 2 alternativa C
Questão 3 alternativa A
Questão 4 alternativa B
Questão 5 alternativa B
Questão 6 alternativa D
Questão 7 alternativa C
Questão 8 alternativa B
Questão 9 alternativa C
Questão 10 alternativa C
Português 02
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01 Assinale a alternativa CORRETA quanto à grafia.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> discrição
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> degladiar
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> vigir
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> suscinto
02 Todas as palavras a seguir devem ser acentuadas graficamente, EXCETO:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> hifen
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> item
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> biquini
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> juizes
03 Todas as palavras abaixo devem obrigatoriamente ser grafadas com trema, EXCETO:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> liquidação
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> pinguim
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> tranquilidade
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> lingüiça
04 Todas as palavras a seguir apresentam o mesmo número de sílabas e são paroxítonas, EXCETO:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> gratuito
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> silencio
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> insensível
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> melodia
05 Assinale a alternativa em que a forma verbal em destaque tenha sido CORRETAMENTE empregada.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Preveu-se que faria mau tempo no fim de semana.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A mãe interviu na briga e acalmou os ânimos.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Após o encontro, os operários anteveram uma melhora salarial.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A babá entretinha os meninos enquanto eu cuidava do lanche.
06 Assinale a alternativa que NÃO apresenta encontro consonantal.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> supermercado
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> assoalho
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> admissão
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> fúcsia
07 Assinale a alternativa INCORRETA quanto à descrição da palavra.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> distinguir: um encontro consonantal e dois dígrafos
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> cinqüentão: dois encontros consonantais, um ditongo crescente e um di-tongo decrescente
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> qüiproquó: dois ditongos crescentes e um encontro consonantal
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> antiguidade: dois dígrafos e nenhum ditongo
08 Assinale a alternativa CORRETA quanto à divisão silábica, à ortografia e à análise da estrutura fonética da palavra em destaque.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> SE-RI-ÍS-SI-MO - vocábulo proparoxítono, com um hiato e um dígrafo
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> AR-RIT-MIA - vocábulo oxítono, com dois encontros consonantais e um ditongo decrescente
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> FLU-I-DOS - vocábulo paroxítono, com um encontro consonantal e um hiato
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> PRE-TEN-CI-O-SO - vocábulo paroxítono, com um encontro consonantal, um dígrafo e um hiato
09 Assinale a alternativa em que a classificação e a forma plural do termo destacado, indicadas entre parênteses, estejam CORRETAS.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O rapaz, que era escrivão, não tinha a aprovação dos pais da noiva. (adjetivo, escrivães)
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Tomamos bastante cerveja na festa. (advérbio, bastantes)
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Dei-lhe um bom-dia seco e saí. (substantivo composto, bons-dias)
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Chego em primeiríssimo lugar. (numeral, primeiriíssimos)
10 Assinale a alternativa em que esteja INCORRETA a classificação do período e da oração destacada.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Soube-se que ela chega hoje. (Período composto por subordinação; oração subordinada substantiva subjetiva.)
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Carlos saiu cedo e voltou de madrugada. (Período composto por coordenação; oração coordenada sindética aditiva.)
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Parece que vai chover novamente. (Período composto por subordinação; oração subordinada substantiva objetiva direta.)
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O certo é que a cidade cresceu muito. (Período composto por subordinação; oração subordinada substantiva predicativa.)
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RESPOSTAS
Questão 1 alternativa A
Questão 2 alternativa B
Questão 3 alternativa A
Questão 4 alternativa A
Questão 5 alternativa D
Questão 6 alternativa B
Questão 7 alternativa B
Questão 8 alternativa A
Questão 9 alternativa C
Questão 10 alternativa C
Questão 2 alternativa B
Questão 3 alternativa A
Questão 4 alternativa A
Questão 5 alternativa D
Questão 6 alternativa B
Questão 7 alternativa B
Questão 8 alternativa A
Questão 9 alternativa C
Questão 10 alternativa C
Português 03
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01 ''Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil''.
O pronome relativo que refere-se
O pronome relativo que refere-se
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> a português.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> a fala gostoso.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> à língua.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> a porque.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> a ele.
02 ''... que eu não entendia bem.''
Se pluralizarmos a palavra eu, do verso acima, teremos a forma verbal
Se pluralizarmos a palavra eu, do verso acima, teremos a forma verbal
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> entendíamos.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> entenderíamos.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> entendemos.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> entenderemos.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> entendi.
03 Em: ''Nós macaqueamos a sintaxe lusíada'', verificamos que a frase está na voz ativa. Passando-a para a voz passiva, o verbo terá a forma
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> tinha sido macaqueada.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> era macaqueada.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> terá sido macaqueada.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> é macaqueada.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> foi macaqueada.
04 Na frase:
''Fale bem o português do Brasil.''
O verbo fale está no imperativo afirmativo e indica que o ouvinte é você (3ª pessoa do singular). Passando o verbo para o imperativo negativo e conservando a mesma pessoa gramatical, teremos:
''Fale bem o português do Brasil.''
O verbo fale está no imperativo afirmativo e indica que o ouvinte é você (3ª pessoa do singular). Passando o verbo para o imperativo negativo e conservando a mesma pessoa gramatical, teremos:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> não fales.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> não fala.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> não fale.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> não falai.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> não faleis.
05 Dadas as frases:
I. Os jornais, os livros, a boca do povo, tudo traz a vida.
II. Faz anos que macaqueamos a sintaxe lusíada.
III. O problema são as pessoas fofoqueiras.
Considerando as normas de concordância, concluímos que
I. Os jornais, os livros, a boca do povo, tudo traz a vida.
II. Faz anos que macaqueamos a sintaxe lusíada.
III. O problema são as pessoas fofoqueiras.
Considerando as normas de concordância, concluímos que
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> apenas III está correta.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> todas as frases estão corretas.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> apenas I está correta.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> apenas II está correta.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> todas as frases estão incorretas.
06 Observe as frases:
I. Há bastantes informações sobre o português.
II. Hoje, há menas pessoas falando bem o português.
III. É necessário aprendizagem da língua materna.
Quanto às regras de concordância, concluímos que
I. Há bastantes informações sobre o português.
II. Hoje, há menas pessoas falando bem o português.
III. É necessário aprendizagem da língua materna.
Quanto às regras de concordância, concluímos que
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> todas estão incorretas.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> apenas I e II estão incorretas.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> apenas I está incorreta.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> apenas II está incorreta.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> apenas III está incorreta.
07 Indique a alternativa incorreta quanto à regência:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ninguém tem respeito pela língua do povo.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A cidade em que morei é muito calma.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ele criticou o filme a que assistiu ontem.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Refiro-me à cidade em cujo centro foi armado um circo.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Obedeçamos as leis que a vida nos impõe.
08 Observe: ''A vida vinha da boca do povo.''
Na oração acima, o termo grifado é:
Na oração acima, o termo grifado é:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> um adjunto adnominal.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> um adjunto adverbial.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> objeto indireto.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> objeto direto.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> complemento nominal.
09 ''... O que fazemos
é macaquear ...''
No período acima, o verbo fazer tem sujeito
é macaquear ...''
No período acima, o verbo fazer tem sujeito
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> claro e simples.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> indeterminado.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> simples - a palavra que.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> inexistente.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> oculto.
10 ''O que fazemos
É macaquear
A sintaxe lusíada.''
A palavra, acima destacada, formou-se por:
É macaquear
A sintaxe lusíada.''
A palavra, acima destacada, formou-se por:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> derivação sufixal.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> derivação prefixal.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> derivação imprópria.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> composição por justaposição.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> composição por aglutinação.
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RESPOSTAS
Questão 1 alternativa E
Questão 2 alternativa A
Questão 3 alternativa D
Questão 4 alternativa C
Questão 5 alternativa B
Questão 6 alternativa D
Questão 7 alternativa E
Questão 8 alternativa B
Questão 9 alternativa E
Questão 10 alternativa A
Questão 2 alternativa A
Questão 3 alternativa D
Questão 4 alternativa C
Questão 5 alternativa B
Questão 6 alternativa D
Questão 7 alternativa E
Questão 8 alternativa B
Questão 9 alternativa E
Questão 10 alternativa A
Português 04
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01 Todos os termos sublinhados exercem a mesma função sintática, EXCETO:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quem avisa amigo é.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Falta um mês para o casamento.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Acabou-se o encanto.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ele é tudo o que sempre quis.
02 Assinale a alternativa cujo trecho grifado deva ocorrer OBRIGATORIAMENTE entre vírgulas.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O médico a quem sempre paguei em dólares recusou-se a me receitar pelo telefone.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A lei promulgada em 1928 ainda está em vigor na cidade.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A garota que ainda ontem vimos pela TV acabou de sair daqui.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Amanhã que é domingo poderei dormir até tarde.
03 Assinale a alternativa que traga forma verbal no futuro do subjuntivo.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se encontrar Teresa, avise-a da minha enfermidade.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Que Deus a guarde de todos os males!
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se ele quisesse, teria tido minha ajuda.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Dormir é sempre bom.
04 Assinale a alternativa CORRETA com relação ao emprego do pronome relativo.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Aquela é a ponte por baixo de cujos arcos nos escondemos.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A casa que moro não é tão grande quanto a sua.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O jantar o qual fui convidado pouco me empolgou.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ela é a pessoa quem sempre mais obedeci.
05 Todas as palavras grifadas pertencem à mesma classe, EXCETO:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Bebia todo o vinho que lhe davam.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A cidade onde ela reside é bem pequena.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quando tal ouvi, desmaiei.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A mulher cujas lágrimas enxuguei no passado só me faz chorar.
06 Todos os adjetivos compostos a seguir variam em número, EXCETO:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> médico-odontológico
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> verde-amarelo
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> surdo-mudo
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> azul-turquesa
07 Nas sentenças a seguir, os substantivos grifados são femininos, EXCETO:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Não aceitei o drinque porque não bebo aguardente.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Na verdade, o que ele tinha na pele era eczema.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Toda festa na casa de João vira bacanal.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> De entrada, comeremos salada de alface.
08 Todas as orações grifadas a seguir exercem a mesma função, EXCETO:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Não vi quando ele entrou.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Soubemos que ele comprou as entradas.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se ela chega hoje eu não sei.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Que ela voltaria logo era esperado.
09 Assinale a alternativa em que o acento indicador de crase tenha sido empre-gado INCORRETAMENTE.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Esta camisa é igual à que comprei.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Refiro-me à Vossa Excelência.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Fui à Madri de meus sonhos antes da Copa.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Foi um baile à fantasia.
10 Marque a alternativa que traga ERRO no emprego do verbo haver.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Houveram-na por louca.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Minha colega havia-me por milionária.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> As pessoas haviam chegado cedo à festa.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Na verdade, haviam outras questões em jogo.
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RESPOSTAS
Questão 1 alternativa D
Questão 2 alternativa D
Questão 3 alternativa A
Questão 4 alternativa A
Questão 5 alternativa C
Questão 6 alternativa D
Questão 7 alternativa B
Questão 8 alternativa D
Questão 9 alternativa B
Questão 10 alternativa D
Questão 2 alternativa D
Questão 3 alternativa A
Questão 4 alternativa A
Questão 5 alternativa C
Questão 6 alternativa D
Questão 7 alternativa B
Questão 8 alternativa D
Questão 9 alternativa B
Questão 10 alternativa D
Português 05
Top of Form 5
01 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quais de vós pretendem fazer da exceção uma regra a fim de melhorarem nossa imagem?
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quais de vós pretendeis fazer da exceção uma regra afim de melhorarem nossa imagem?
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quais de vós pretendem fazer da excessão uma regra a fim de melhorar nossa imagem?
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quais de vós pretendeis fazer da exceção uma regra a fim de melhorardes nossa imagem?
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quais de vós pretendem fazer da excessão uma regra afim de melhorarem nossa imagem?
02 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Espero que grande parte dos advogados averigúe a qüestão da lentidão judicial.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Espero que grande parte dos advogados averigüe a questão da lentidão judicial.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Espero que grande parte dos advogados averigüem a qüestão da lentidão judicial.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Espero que grande parte dos advogados averigúem a questão da lentidão judicial.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Espero que grande parte dos advogados averigüe a qüestão da lentidão judicial.
03 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ontem só 20% dos advogados foram de encontro as idéias divulgadas pela imprensa.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ontem, 20% só dos advogados foram de encontro às idéias divulgadas, pela imprensa.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ontem, só 20% dos advogados foi ao encontro às idéias divulgadas pela imprensa.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ontem, 20% dos advogados só foram de encontro das idéias divulgadas pela imprensa.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ontem, só 20% dos advogados foram de encontro às idéias divulgadas pela imprensa.
04 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O juiz chegou antes deles decidirem sobre o custo dos telefonemas e cartas enviadas.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O juíz chegou antes de eles decidirem sobre o custo das telefonemas e cartas enviadas.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O juiz chegou antes de eles decidirem sobre o custo dos telefonemas e cartas enviadas.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O juíz chegou antes deles decidirem sobre o custo das telefonemas e cartas enviados.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O juíz chegou antes deles decidirem sobre o custo dos telefonemas e cartas enviados.
05 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O propietário informou aos seus subordinados das novas regras para a análise do balanço.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O propietário informou aos seus subordinados as novas regras para a análise do balanço.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O proprietário informou os seus subordinados das novas regras para a análize do balanço.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O proprietário informou os seus subordinados das novas regras para a análise do balanço.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O proprietário informou aos seus subordinados das novas regras para a análize do balanço.
06 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se reouver o prestígio abalado, a Justiça reivindicará salários mais altos.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se reaver o prestígio abalado, a justiça reivindicará salários mais altos.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se reaver o prestígio abalado, a Justiça revindicará salários mais altos.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se reaver o prestígio abalado, a justiça revindicará salários mais altos.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se reouver o prestígio abalado, a Justiça revindicará salários mais altos.
07 Assinale a opção na qual o termo em negrito tem valor de substantivo.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> É necessário que todos participem do processo.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Você trouxe o café que eu pedi?
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Que bom você ter vindo...
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ele tinha um quê de agressividade.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O rapaz a que me refiro acaba de chegar.
08 Assinale a opção em que todas as palavras devem ser acentuadas graficamente.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> cafezinho - decano - gratuito - rubrica
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> polen - tenis - camera - perdoo
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> miosotis - ferteis - condor - barbarie
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> cateter - filatelia - levedo - hifens
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> torax - hifen - conduta - parabens
09 Na oração ''Roubaram-lhe todos os tostões'', o termo em negrito tem a função de
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> predicativo do sujeito.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> complemento nominal.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> adjunto adnominal.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> objeto direto.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> objeto indireto.
10 Assinale a opção em que todas as palavras estão grafadas corretamente.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> entitulado - gerimum - sargeta - tigela
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> magestade - maizena - cerejeira - ferruginoso
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> pagem - ogeriza - diligência - gorgeta
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> rigidez - exceção - megera - submersão
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> cangica - disperção - extenso - mixto
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RESPOSTAS
Questão 1 alternativa A
Questão 2 alternativa D
Questão 3 alternativa E
Questão 4 alternativa C
Questão 5 alternativa D
Questão 6 alternativa A
Questão 7 alternativa D
Questão 8 alternativa B
Questão 9 alternativa C
Questão 10 alternativa D
Questão 2 alternativa D
Questão 3 alternativa E
Questão 4 alternativa C
Questão 5 alternativa D
Questão 6 alternativa A
Questão 7 alternativa D
Questão 8 alternativa B
Questão 9 alternativa C
Questão 10 alternativa D
Português 06
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01 Assinale a alternativa em que as informações apresentadas para a palavra em destaque estejam totalmente CORRETAS.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> hexacampeão: 10 fonemas, um tritongo, um dígrafo
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> companhia: 7 fonemas, um encontro consonantal, um dígrafo
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> português: 8 fonemas, um ditongo crescente, um encontro consonantal
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> quotista: 8 fonemas, um encontro consonantal, um ditongo crescente.
02 Tendo em conta os elementos formadores das palavras, assinale a alternativa CORRETA.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Em ''leiteira'' e ''cafeteira'', o ''t'' funciona como consoante de ligação.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Em ''fizéssemos'' e ''fizermos'', ''sse'' e ''r'' são desinências modo-temporais indicadoras de pretérito imperfeito do subjuntivo e futuro simples do subjuntivo, respectivamente.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Em ''datilógrafa'' e ''datilografa'', o último ''a'' é desinência indicadora de gênero e de número/pessoa, respectivamente.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Em ''inteligível'' e ''intangível'', a seqüência ''in'' funciona como prefixo de negação.
03 Assinale a alternativa em que haja ERRO na interpretação dos elementos de composição da palavra em destaque.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> anomia: ausência de leis
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> ignívomo: que expele fogo
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> sesquicentenário: cento e cinqüenta anos
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> litografia: gravura em madeira
04 Assinale a alternativa que preencha CORRETAMENTE as lacunas da sentença abaixo:
__________ se ______________, em ambas as localidades, as obras de saneamento apontadas, ___________ realização _________________ resultados das eleições.
__________ se ______________, em ambas as localidades, as obras de saneamento apontadas, ___________ realização _________________ resultados das eleições.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Urge - se autorizem - de cuja - dependem os
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Urgem - se autorize - cuja - depende dos
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Urge que - se autorize - de cuja - dependem os
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Urgem que - se autorizem - cuja a - depende dos
05 Todos os termos grifados exercem a mesma função sintática, EXCETO:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Mandei-a entrar na sala.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quem tudo quer tudo perde.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Queremos ver os vestidos que você comprou.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Viram-nos na sala de banho.
06 Todas as orações grifadas têm a função de sujeito, EXCETO:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Soube-se que ele se casaria com a prima.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Era preciso que todos tomassem seus lugares.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Parece que todos já sabem do ocorrido.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Percebe que ele está incomodado agora?
07 Assinale a alternativa em que a concordância nominal esteja CORRETA.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A anulação deste dispositivo do orçamento é considerada um dos recursos para a abertura de crédito suplementar.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Segundo informações confiáveis, fica proibido, por prazo indeterminado, a formação de novos consórcios.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Com a Constituição de 1988, a organização política-administrativa do Brasil não sofreu quaisquer alterações.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Chegou-se à conclusão de que, para combater o tráfico de drogas, seria necessário a intervenção do exército.
08 Assinale a alternativa em que a concordância verbal esteja INCORRETA.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A maior parte dos alunos das universidades federais não provêm de famílias pobres.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A fumaça emitida pelas fábricas contêm gases tóxicos prejudiciais à saúde.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Nessa fase, um conjunto de fatores intervêm no crescimento das plantas.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os filtros retêm a maior parte das partículas de amianto em suspensão no ar.
09 Assinale a alternativa em que a concordância verbal esteja CORRETA.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se tivessem havido quaisquer diferenças salariais nos meses de junho e julho, já teriam sido pagas.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Segundo a administração, ainda devem haver diferenças salariais a serem pagas, relativas a maio e junho.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> As diferenças salariais apontadas pela administração, que haviam sido pagas em 11 de agosto, referem-se aos meses de junho e julho.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> De conformidade com a presente relação, não houveram diferenças salariais nos meses de agosto e setembro últimos.
10 Examine as sentenças abaixo:
I. Ficamos emocionado com a homenagem que nos foi prestada, disse o vereador.
II. V. Exa. está equivocado, redargüiu o representante do Ministério Público.
III. Declaramos que todos estávamos interessados em participar.
Tendo em vista os casos de concordância ideológica, pode-se dizer que sãos exemplos de silepse de
I. Ficamos emocionado com a homenagem que nos foi prestada, disse o vereador.
II. V. Exa. está equivocado, redargüiu o representante do Ministério Público.
III. Declaramos que todos estávamos interessados em participar.
Tendo em vista os casos de concordância ideológica, pode-se dizer que sãos exemplos de silepse de
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> gênero, número e pessoa, respectivamente.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> número, gênero e pessoa, respectivamente.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> pessoa, gênero e número, respectivamente.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> gênero, pessoa e número, respectivamente.
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Português 06
Questão 1 alternativa D
Questão 2 alternativa B
Questão 3 alternativa D
Questão 4 alternativa A
Questão 5 alternativa A
Questão 6 alternativa D
Questão 7 alternativa A
Questão 8 alternativa B
Questão 9 alternativa C
Questão 10 alternativa B
Questão 2 alternativa B
Questão 3 alternativa D
Questão 4 alternativa A
Questão 5 alternativa A
Questão 6 alternativa D
Questão 7 alternativa A
Questão 8 alternativa B
Questão 9 alternativa C
Questão 10 alternativa B
Português 07
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01 Dê o plural de:
o pé-de-moleque ; a couve-flor ; o curto-circuito ; o guarda-civil
o pé-de-moleque ; a couve-flor ; o curto-circuito ; o guarda-civil
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os pés-de-moleque; as couves-flores; os curtos-circuitos; os guardas-civis
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os pés-de-moleques; as couves-flor; os curtos-circuitos; os guardas-civis
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os pés-de-moleque; as couve-flores; os curto-circuitos; os guarda-civis
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os pés-de-moleque; as couve-flor; os curto-circuitos; os guardas-civil
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os pés-de-moleques; as couve-flores; os curtos-circuito; os guarda-civis
02 Identifique a alternativa cujos substantivos flexionam o gênero de uma mesma maneira:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> pianista ; testemunha ; dentista
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> pessoa ; artista ; jacaré
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> mártir ; criança ; cientista
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> cobra ; peixe ; onça
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> cônjuge ; vítima ; cliente
03 Que frase não apresenta concordância nominal?
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Escolheram má hora e lugar para a manifestação.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A criança vestia uma blusa verde-clara.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Estou quites com meus compromissos.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Seguem anexos os bilhetes aéreos.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A justiça declarou culpados o réu e a ré.
04 Qual a alternativa cuja concordância nominal está correta?
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Nem uma nem outra maneiras me agradam.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Há uma e outra frutas podres.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Guardou bastante moedas de prata.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Cerveja é boa para a saúde.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Não apareceu no terceiro e no quarto dia.
05 Encontre a alternativa que apresenta erro de concordância do verbo SER:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Da cidade à ilha é uma hora e quarenta minutos.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Amanhã devem ser dez de maio.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Isso são águas passadas.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Dois mais dois é quatro.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Era uma vez oito princesas.
06 Ache a alternativa que se completa corretamente com apenas uma das formas verbais entre parênteses:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Uma porção de folhas (sumiu / sumiram).
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A maior parte dos carros (eram brancos / era branca).
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Mais de um carro (enguiçou / enguiçaram).
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> 50% da turma (é incapaz / são incapazes) de pensar.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quando apareceu, (era / eram) perto de sete horas.
07 Marque onde há erro na regência do verbo:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ele chegou na cidade ontem à noite.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Eu o vi ontem, no cinema.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Obedeça às minhas ordens.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Informei os amigos sobre a carta.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Paga o que deve aos teus funcionários.
08 Que frase apresenta erro na regência nominal?
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ninguém está imune a influências.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ela já está apta para dirigir.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Tinha muita consideração por seus pais.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ele revela muita inclinação com as artes.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Era suspeito de ter assaltado a loja.
09 Indique a frase que não se completa corretamente com a:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Fique atento __ essas explicações.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Vizinho __ nós moravam portugueses.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Resido __ Rua do Ouro.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ela tem horror __certos animais.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ele ficou insensível __ nossos apelos.
10 Ache a frase onde o sinal indicador da crase foi usado inadequadamente:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ela acedeu à reclamação da mãe.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Todos aspiram às delícias do paraíso.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Eles chegaram à cidade de Olinda.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Quero muito à crianças e velhos.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Respondam às cartas que chagaram.
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RESPOSTAS
Questão 1 alternativa A
Questão 2 alternativa D
Questão 3 alternativa C
Questão 4 alternativa E
Questão 5 alternativa D
Questão 6 alternativa C
Questão 7 alternativa A
Questão 8 alternativa D
Questão 9 alternativa C
Questão 10 alternativa D
Questão 2 alternativa D
Questão 3 alternativa C
Questão 4 alternativa E
Questão 5 alternativa D
Questão 6 alternativa C
Questão 7 alternativa A
Questão 8 alternativa D
Questão 9 alternativa C
Questão 10 alternativa D
Português 08
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01 Ache o verbo que está erradamente conjugado no presente do subjuntivo:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> requera ; requeras ; requera ; requeiramos ; requeirais ; requeram
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> saúde ; saúdes ; saúde ; saudemos ; saudeis ; saúdem
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> dê ; dês ; dê ; demos ; deis ; dêem
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> pula ; pulas ; pula ; pulamos ; pulais ; pulam
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> frija ; frijas ; frija ; frijamos ; frijais ; frijam
02 Assinale a alternativa falsa:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> o presente do subjuntivo, o imperativo afirmativo e o imperativo negativo são tempos derivados do presente do indicativo;
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os verbos progredir e regredir são conjugados pelo modelo agredir;
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> o verbo prover segue ver em todos os tempos;
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> a 3.ª pessoa do singular do verbo aguar, no presente do subjuntivo é : ágüe ou agúe;
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os verbos prever e rever seguem o modelo ver.
03 Marque o verbo que na 2ª pessoa do singular, do presente do indicativo, muda para e o i que apresenta na penúltima sílaba?
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> imprimir
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> exprimir
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> tingir
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> frigir
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> erigir
04 Indique onde há erro:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os puros-sangues simílimos
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os navios-escola utílimos
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os guardas-mores agílimos
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> as águas-vivas aspérrimas
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> as oitavas-de-final antiqüíssimas
05 Marque a alternativa verdadeira:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> o plural de mau-caráter é maus-caráteres;
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> chamam-se epicenos os substantivos que têm um só gênero gramatical para designar pessoas de ambos os sexos;
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> todos os substantivos terminados em -ão formam o feminino mudando o final em -ã ou -ona;
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> os substantivos terminados em -a sempre são femininos;
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> são comuns de dois gêneros todos os substantivos ou adjetivos substantivados terminados em -ista.
06 Identifique onde há erro de regência verbal:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Largue essas bobagens, menino!
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O funcionário abdicou todos os seus direitos.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Atentem no que acaba de dizer o Presidente!
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O filho queria poupar o pai de mais um desgosto.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A inabilidade do motorista redundou em grave acidente.
07 Abaixo, há uma frase onde a regência nominal não foi obedecida. Ache-a:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Éramos assíduos às festas da escola.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os diretores estavam ausentes à reunião.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O jogador deu um empurrão ao árbitro.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Nossa casa ficava rente do rio.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A entrega é feita no domicílio.
08 Marque a afirmativa incorreta sobre o uso da vírgula:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> usa-se a vírgula para separar o adjunto adverbial anteposto;
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> a vírgula muitas vezes pode substituir a conjunção e;
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> a vírgula é obrigatória quando o objeto pleonástico for representado por pronome oblíquo tônico;
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> a presença da vírgula não implica pausa na fala;
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> nunca se deve usar a vírgula entre o sujeito e o verbo.
09 Marque onde há apenas um vocábulo erradamente escrito:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> abóboda ; idôneo ; mantegueira ; eu quiz
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> viço ; sócio-econômico ; pexote ; hidravião
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> hilariedade ; caçoar ; alforje ; apasiguar
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> alizar ; aterrizar ; óbulo ; teribintina
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> chale ; umedescer ; páteo ; obceno
10 Identifique onde não ocorre a crase:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Não agrade às girafas com comida, diz o cartaz.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Isso não atende às exigências da firma.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Sempre obedeço à sinalização.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Só visamos à alegria.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Comuniquei à diretoria a minha decisão.
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RESPOSTAS
Questão 1 alternativa A
Questão 2 alternativa C
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Questão 4 alternativa B
Questão 5 alternativa E
Questão 6 alternativa D
Questão 7 alternativa A
Questão 8 alternativa C
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Questão 8 alternativa C
Questão 9 alternativa B
Questão 10 alternativa A
Português 09
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01 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Vossa Excelência achais interessantes o resultado e o custo da pesquiza?
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Vossa Excelência achou interessantes o resultado e o custo da pesquisa?
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Vossa Excelência achou interessantes o resultado e o custo da pesquiza?
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> V. Excia. achou interessante o resultado e o custo da pesquiza?
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> V. Exa. achou interessante o resultado e o custo da pesquisa?
02 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os advogados receavam uma situação igual no mesmo tribunal do Município.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os advogados receiavam uma situação igual no mesmo tribunal do Município.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os advogados receavam uma mesma situação em igual tribunal do Município.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os advogados receiavam uma mesma situação em tribunal igual do Município.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os advogados receiavam uma situação igual em idêntico tribunal do Município.
03 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Senhor Juiz, Sua Excelência poderia me dizer se deixou os papeiszinhos nesta mesa?
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Senhor Juiz, V. Exa. poderia dizer-me se deixou os papeiszinhos neste mesa?
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Senhor Juiz, Vossa Excelência me poderia dizer se deixou os papeizinhos nesta mesa?
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Senhor Juiz, Sua Excelência poderia me dizer se deixou os papeizinhos nesta mesa?
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Senhor Juiz, Sua Excelência poderia dizer-me se deixou os papeiszinhos nesta mesa?
04 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Poderiam ter havido protestos após o meio-dia e meio na Assembléia.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Poderia ter havido protestos após o meio-dia e meia, na Assembléia.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Poderia ter havido protestos após o meio dia e meia na Assembléia.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Poderiam ter havido protestos após o meio dia e meio na Assembléia.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Poderiam ter havido protestos após o meio-dia e meia na Assembléia.
05 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O fato de as ruas estarem alagadas impediu que a freada funcionasse à contento.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O fato das ruas estarem alagadas impediu que a freiada funcionasse a contento.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O fato das ruas estar alagadas impediu que a freada funcionasse a contento.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O fato de as ruas estarem alagadas impediram que a freiada funcionasse à contento.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O fato de as ruas estarem alagadas impediu que a freada funcionasse a contento.
06 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Não só o juiz mas também o advogado falou com a secretária em seu gabinete.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Não só o juiz mas também o advogado falaram com a secretária em seu gabinete.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Em seu gabinete, não só o juiz mas também o advogado falaram com a secretária.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> No gabinete do juiz, não só ele mas também o advogado falaram com a secretária.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> No gabinete do advogado, o juiz e ele falaram com a secretária.
07 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O advogado encontrou com o juiz e falou com o juiz sobre os problemas da nação.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O advogado encontrou o juiz e falou para ele sobre os problemas do país.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O advogado encontrou-se com o juiz e falou-lhe sobre os problemas da nação.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O advogado encontrou o juiz e falou com ele sobre os problemas nacionais.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O advogado encontrou o juiz e falou-lhe dos problemas da nação.
08 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os jornais nada diziam sobre os fatos que haviam ocorrido antes e que eram conhecidos.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os jornais nada publicavam sobre os fatos já ocorridos e conhecidos.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os jornais nada publicavam sobre os fatos que havia ocorrido antes e já conhecidos.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os jornais nada diziam sobre os fatos já ocorridos e conhecidos.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Os jornais nada noticiavam sobre os fatos já ocorridos antes e já conhecidos.
09 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O TSE procedeu a uma verdadeira investigação na vida dos candidatos até hoje a tarde.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O TSE procedeu à investigação na vida dos candidatos até hoje a tarde.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O TSE procedeu uma verdadeira investigação na vida dos candidatos até hoje a tarde.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O TSE procedeu à uma investigação na vida dos candidatos até hoje à tarde.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O TSE procedeu a uma investigação na vida dos candidatos até hoje à tarde.
10 Marcar o item cuja frase se apresenta redigida da forma mais adequada, considerando-se clareza, elegância, precisão e correção.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Faz dois meses, o planejamento de 2002 deixaram preocupados os governantes.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Fazem dois meses, o planejamento de 2002 deixou preocupados os governantes.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Faz dois meses, o planejamento de 2002 deixou preocupados os governantes.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Fazem dois meses, o planejamento de 2002 deixaram preocupados os governantes.
E) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Faz dois meses, o planejamento de 2002 deixou preocupado os governantes.
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RESPOSTAS
Questão 1 alternativa B
Questão 2 alternativa A
Questão 3 alternativa C
Questão 4 alternativa B
Questão 5 alternativa E
Questão 6 alternativa D
Questão 7 alternativa D
Questão 8 alternativa B
Questão 9 alternativa E
Questão 10 alternativa C
Questão 2 alternativa A
Questão 3 alternativa C
Questão 4 alternativa B
Questão 5 alternativa E
Questão 6 alternativa D
Questão 7 alternativa D
Questão 8 alternativa B
Questão 9 alternativa E
Questão 10 alternativa C
Português 10
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01 Observe os seguintes enunciados:
I - O jogo final da Copa do Mundo 2002 foi realmente emocionante.
II - O resultado tornou o Brasil pentacampeão.
Se juntarmos as duas orações num só período, usando um pronome relativo, teremos:
I - O jogo final da Copa do Mundo 2002 foi realmente emocionante.
II - O resultado tornou o Brasil pentacampeão.
Se juntarmos as duas orações num só período, usando um pronome relativo, teremos:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O jogo final da Copa do Mundo 2002 o qual resultado tornou o Brasil pentacampeão foi realmente emocionante.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O jogo final da Copa do Mundo 2002 cujo o resultado tornou o Brasil pentacampeão foi realmente emocionante.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O jogo final cujo resultado tornou o Brasil pentacampeão da Copa do Mundo 2002 foi realmente emocionante.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O jogo final da Copa do Mundo 2002 cujo resultado tornou o Brasil pentacampeão foi realmente emocionante.
02 Indique a alternativa em que a partícula SE não tem valor de pronome apassivador:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Percebiam-se, durante o trabalho, muitos problemas preocupantes.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Sonhavam-se maravilhosos sonhos durante a Copa.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Estudava-se muito durante todo o ano letivo.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Constatava-se um erro grave no trabalho realizado.
03 Observe o seguinte fragmento:
''O que dá consistência a uma seleção é a união dos jogadores em função de um objetivo maior e não o individualismo que, às vezes, determina o seu fracasso.''
Com relação aos vocábulos ''O'' e ''o'' destacados, pode-se afirmar:
''O que dá consistência a uma seleção é a união dos jogadores em função de um objetivo maior e não o individualismo que, às vezes, determina o seu fracasso.''
Com relação aos vocábulos ''O'' e ''o'' destacados, pode-se afirmar:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ambos pertencem à mesma classe gramatical, todavia exercem funções sintáticas diferentes.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ambos pertencem a classes gramaticais diferentes e exercem funções sintáticas também diferentes.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ambos pertencem a classes gramaticais diferentes, todavia exercem a mesma função sintática.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Ambos pertencem à mesma classe gramatical e possuem a mesma função sintática.
04 ''Se você tem mais de 18 anos, vai ter de votar nas próximas eleições. Isso pode ser estúpido e autoritário, mas é a lei.''
Sobre esse fragmento, não se pode concluir que:
Sobre esse fragmento, não se pode concluir que:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O fato de se ter mais de 18 anos é uma obrigação imposta que não condiz com uma vida democrática que julgamos viver.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A palavra destacada produz uma relação de oposição ao que se afirma anteriormente: obrigação de votar é estúpida e autoritária.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Se trocássemos a conjunção condicional se, no inicio do texto, por outra condicional a menos que, o sentido original do texto seria mantido.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Isso, no segundo período é um termo anafórico, retomando a idéia anterior que fala sobre o ter de votar nas próximas eleições.
05 Em apenas uma das alternativas abaixo, a partícula que , destacada, é pronome relativo. Aponte-a.
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O poder de transformação e cura das células de embrião desafia os que só pensam em copiar seres humanos.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A vitória da Inglaterra de David Beckham contra a Argentina revela que a força física faz diferença no futebol de hoje.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Convencido de que nunca teve tanta chance de chegar lá, Lula encara as eleições com euforia.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Brasileiro preso nos EUA tenta provar que não matou a garota com quem praticou sexo na noite do crime.
06 ''Embora nas últimas décadas as empresas de comunicação tenham se transformado em gigantes econômicos, o jornalismo segue uma profissão de risco, e não só no Brasil.''
Substituindo-se o termo destacado por um sinônimo, temos:
Substituindo-se o termo destacado por um sinônimo, temos:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Desde que nas últimas décadas as empresas de comunicação tenham se transformado em gigantes econômicos, o jornalismo segue uma profissão de risco, e não só no Brasil.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Conquanto nas últimas décadas as empresas de comunicação tenham se transformado em gigantes econômicos, o jornalismo segue uma profissão de risco, e não só no Brasil.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Antes que nas últimas décadas as empresas de comunicação tenham se transformado em gigantes econômicos, o jornalismo segue uma profissão de risco, e não só no Brasil.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Mal nas últimas décadas as empresas de comunicação tenham se transformado em gigantes econômicos, o jornalismo segue uma profissão de risco, e não só no Brasil.
07 Observe o seguinte trecho:
''Tim Lopes não desapareceu porque há violência no Rio de Janeiro mas porque tinha uma vontade ainda maior de descrevê-la para seus habitantes.''
Pontuando o referido texto, podemos considerar como a mais correta:
''Tim Lopes não desapareceu porque há violência no Rio de Janeiro mas porque tinha uma vontade ainda maior de descrevê-la para seus habitantes.''
Pontuando o referido texto, podemos considerar como a mais correta:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> ''Tim Lopes, não desapareceu porque há violência no Rio de Janeiro, mas porque tinha uma vontade ainda maior de descrevê-la, para seus habitantes.''
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> ''Tim Lopes não desapareceu, porque há violência no Rio de Janeiro, mas porque tinha uma vontade ainda maior de descrevê-la para seus habitantes.''
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> ''Tim Lopes não desapareceu porque há violência no Rio de Janeiro, mas porque tinha uma vontade ainda maior de descrevê-la para seus habitantes.''
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> ''Tim Lopes não desapareceu porque há violência no Rio de Janeiro, mas, porque tinha uma vontade ainda maior de descrevê-la, para seus habitantes.''
08 Observe o seguinte período:
''A CIA engavetou informações sobre o terrorista que cometeu os atentados.''
Compare-o com o período que segue:
''A CIA engavetou informações sobre o terrorista, que cometeu os atentados.''
Pode-se afirmar que:
''A CIA engavetou informações sobre o terrorista que cometeu os atentados.''
Compare-o com o período que segue:
''A CIA engavetou informações sobre o terrorista, que cometeu os atentados.''
Pode-se afirmar que:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> O uso da vírgula em nada alterou o sentido dos períodos; apenas serviu para enfatizar a oração subordinada.
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Houve alteração de sentido, uma vez que, no primeiro período, há apenas um terrorista envolvido e, no segundo, há vários.
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Houve alteração de sentido, uma vez que, no segundo período, há apenas um terrorista envolvido e, no primeiro, há vários.
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> A vírgula é apenas um recurso enfático, não sendo, portanto, obrigatória para o bom entendimento do período.
09 ''Se a criança for molestada, os pais devem demonstrar que merecem sua confiança. Nesse caso, denuncie e exija a punição do agressor. Mantenha a calma e não revele pânico diante de seu filho.''
Trocando-se os verbos usados no imperativo para a 2ª pessoa do singular teremos:
Trocando-se os verbos usados no imperativo para a 2ª pessoa do singular teremos:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> ''Se a criança for molestada, os pais devem demonstrar que merecem sua confiança. Nesse caso, denuncies e exijas a punição do agressor. Mantenha a calma e não revele pânico diante de seu filho.''
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> ''Se a criança for molestada, os pais devem demonstrar que merecem sua confiança. Nesse caso, denuncia e exige a punição do agressor. Mantém a calma e não reveles pânico diante de teu filho.''
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> ''Se a criança for molestada, os pais devem demonstrar que merecem sua confiança. Nesse caso, denuncia e exige a punição do agressor. Mantém a calma e não revele pânico diante de teu filho.''
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> ''Se a criança for molestada, os pais devem demonstrar que merecem sua confiança. Nesse caso, denuncies e exijas a punição do agressor. Mantenhas a calma e não reveles pânico diante de teu filho.''
10 ''_______________ o direito de viver livre da fumaça alheia seja garantido por lei, psicólogos e especialistas no combate ao fumo afirmam que os incomodados estão certos ao substituir um confronto direto pela intervenção de um mediador.''
Para que a oração que inicia o período acima seja caracterizada pela circunstância de concessão, a lacuna somente poderá ser preenchida por:
Para que a oração que inicia o período acima seja caracterizada pela circunstância de concessão, a lacuna somente poderá ser preenchida por:
A) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Embora
B) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Desde que
C) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Como
D) <!--INPUT TYPE="radio" NAME="Q1" VALUE="E"--> Tanto quanto
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RESPOSTAS
Questão 1 alternativa D
Questão 2 alternativa C
Questão 3 alternativa B
Questão 4 alternativa C
Questão 5 alternativa A
Questão 6 alternativa B
Questão 7 alternativa C
Questão 8 alternativa C
Questão 9 alternativa B
Questão 10 alternativa A
Uma
Questão 2 alternativa C
Questão 3 alternativa B
Questão 4 alternativa C
Questão 5 alternativa A
Questão 6 alternativa B
Questão 7 alternativa C
Questão 8 alternativa C
Questão 9 alternativa B
Questão 10 alternativa A
Oi Sol
ResponderExcluirVc tem alguma prova da banca organizadora de Rio das Ostras?
Oi, as questões estão com erro na página, você pode por favor mandar para o e-mail enfmarciotavares@yahoo.com.br
ResponderExcluirobrigado
abs
Oi!Venho pedir o mesmo que o marcio, se possível. Meu email é rafaelac@ipiranga.com.br
ResponderExcluirObrigada!
Seria possível enviar p mim tb,Sol?
ResponderExcluirObrigada!
livia_enf@hotmail.com
Poderia manda para mim tb?
ResponderExcluirObrigada
sophiamktorres@hotmail.com
Estas questões já estão com a nova regra ortográfica?
ResponderExcluir