Seja Bem Vindo!!!

O Blog do Sol do Sana foi concebido com a finalidade de ser um espaço de troca de ideias, informações e material sobre Educação, viagens, colecionismo,... e ainda sobre o PCCV-MAG de Macaé!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

50 Questões de Legislação Educacional

Uma amiga enviou-me este Arquivo, que possui 100 Questões de Legislação, postarei 50 hoje e 50 amanhã!!! Que vou compartilhar com vocês!!!

São Questões para quem vai realizar Concurso no próximo domingo para Professor A e Professor C - Espanhol - em Macaé!!!  É claro que serve para todos os demais concursos.

O Gabarito segue abaixo da 50ª Questão, observe com ATENÇÃO!!!


100 Questões Sobre Legislação Educacional


 01. O Parecer 67/98, do Conselho Estadual de Educação, preceitua que a integração escola-família - comunidade processar- se-á através do:
(A) corpo docente da escola. 
(B) pessoal técnico da escola. 
(C) Conselho Tutelar. 
(D) Conselho de Escola. 
(E) Conselho Municipal de Educação.





 02. Com a existência de uma base curricular nacional comum, instituída para o Ensino Fundamental, busca-se legitimar a unidade e a qualidade da ação pedagógica na diversidade nacional. Quanto à parte diversificada do currículo, pode-se dizer que

(A) enriquece e complementa a base nacional comum. 
(B) complementa a base nacional comum, em casos especiais. 
(C) pode substituir a base nacional comum, em casos especiais. 
(D) é parte pouco relevante nas áreas de conhecimento. 
(E) Constitui-se num apêndice do núcleo do paradigma curricular.
                                 
 03. Uma criança, apresentando hematomas, relatou para sua professora que foi espancada pelos pais. Esta ficou em dúvida sobre a obrigação de avisar a Direção da escola sobre o fato. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, a professora


(A) deve fazê-lo, mas pedindo anonimato da denúncia. 
(B) deve fazê-lo, para que o caso seja comunicado ao Conselho Tutelar. 
(C) deve fazê-lo, mas pedindo que apenas se converse com os pais. 
(D) pode abster-se de fazê-lo, pois cabe ao Conselho Tutelar descobrir esses casos. 
(E) pode abster-se de fazê-lo, uma vez que castigar os filhos é prerrogativa dos pais.

 04. O Projeto Pedagógico, se incorporado à prática dos educadores, pode constituir-se em ferramenta a serviço de uma escola aprendente e comprometida com uma educação de qualidade para todos. Nesta perspectiva,

I. é um documento que define as intenções da escola, origem das grandes linhas para o Plano Escolar. 
II. é um ordenamento pedagógico, lógico e minucioso, elaborado para assegurar a continuidade do efetivo trabalho escolar. 
III. sua construção requer a organização da intencionalidade coletiva dos participantes sobre o que a escola vai fazer e como vai fazer. 
IV. é resultante de um conhecimento mínimo das condições existentes e um esforço de previsão das alterações possíveis. 
V. é um documento que diz respeito à execução das ações, e que vai se transformando no processo de implementação, após sistemáticas avaliações. 
As afirmativas coerentes com as idéias de Albuquerque, Fonseca e do Jornal da UDEMO/2002, são APENAS

(A) III, IV e V 
(B) II, III e IV 
(C) II, III e V 
(D) I, II e III 
(E)) I, III e IV

 05. O Plano Escolar orientado pela intenção de assegurar o acesso e a permanência com aprendizagens significativas para todos os alunos, deve privilegiar ações educativas que propiciem possibilidades e oportunidades de 

I. classificação dos alunos de acordo com seu desempenho, o que assegura a qualidade do processo e êxito dos resultados. 
II. uso das horas de trabalho pedagógico coletivo como recurso que permite o acompanhamento das ações propostas. 
III. interação entre as vivências dos alunos fora da escola e os conteúdos curriculares desenvolvidos em sala de aula e outros espaços da escola. 
IV. inserção das novas tecnologias nas práticas cotidianas de sala de aula, para assegurar a transmissão dos conteúdos mínimos. 
V. desenvolvimento de procedimentos pedagógicos e uso de recursos didáticos coerentes com objetivos pretendidos. 


As afirmativas coerentes com a proposta de Plano Escolar do enunciado são, APENAS,

(A) I, II e III 
(B)) II, III e V 
(C) I, III e IV 
(D) II, IV e V 
(E) III, IV e V

06. A implantação da organização em ciclos exige segundo Sandra Zákia debates em torno das concepções e práticas de avaliação nas instituições escolares. No entanto, 


"é necessário observar que o horizonte da transformação da proposta é a construção de uma concepção do processo de

(A) aquisição e produção do conhecimento, que envolva a discussão sobre as finalidades da educação escolar."
(B) planejamento de aulas com atividades mais significativas para os aluno." 
(C) disciplinamento escolar, que não obrigue o uso de avaliações classificatórias sistemáticas para se 
manter o controle dos alunos." 
(D) formação do professor, tornando-o apto a real prática educativa, a partir de sólida formação 
teóricoprática." 
(E) organização administrativa da escola e, respectivamente de novo conceito de supervisão escolar."


07. O Conselho Estadual aprovou por unanimidade, a Indicação no 08/97, que dispõe sobre o regime de progressão continuada no sistema de ensino do Estado de São Paulo.  Esta aprovação unânime aconteceu porque entenderam os conselheiros que esta Indicação


I. atende às preocupações da nova LDB e reconhecem a complexidade e a amplitude das alterações propostas. 
II. permite às escolas a adoção de formas de progressão parcial ao longo dos ciclos, independente da seqüência do currículo. 
III. recomenda o amplo debate na rede e com a comunidade antes de sua efetiva implantação. 
IV. reconhece que a implantação da proposta depende, fundamentalmente, da competência 
pedagógica das escolas. 
Estão corretas APENAS as afirmativas

(A) III e IV 3
(B) II, III e IV 
(C) II e IV 
(D)) I e III 
(E) I, II, e III 
08. Para orientar a discussão e elaboração do calendário escolar de 2010, o Diretor da Escola e o Coordenador Pedagógico selecionam e organizam algumas informações sobre o ensino fundamental e médio, constantes da LDB, (Lei no 9.394/96), indicação CEE no 9/97 e Parecer CEE no 67/98, destacando que é necessário atender, dentre outras, as seguintes determinações:

I. atividades de reforço e recuperação realizadas ao longo do ano letivo, de forma contínua e paralela, e, nos recessos ou férias escolares, de forma intensiva. 
II. carga horária diária, mínima, de quatro horas, excluindo o tempo de recreio e dos intervalos entre as aulas. 
III. considerar "hora", "hora-aula", "hora de efetivo trabalho escolar" com o mesmo significado, para viabilizar o curso noturno. 
IV. horas de planejamento, replanejamento e de avaliação final do trabalho escolar computadas na carga horária anual, mínima, de oitocentas horas. 
São determinações coerentes com os atos legais indicados, APENAS,

(A) II, III e IV 
(B) II e IV 
(C) I, II e III 
(D)) I e III 
(E) I e IV 
09. O Diretor de uma escola constata que, apesar de garantido o desenvolvimento das atividades de compensação de ausência a partir do segundo bimestre, vários alunos do ensino fundamental, de 11 a 15 anos, não atingiram freqüência mínima determinada pela legislação vigente. Faz uma reunião com os pais desses alunos e providencia a realização de novas atividades de compensação durante as férias de janeiro, mas verifica que a freqüência continua baixa, configurando-se casos de abandono. Imediatamente, o Diretor

(A) considera que os pais são os responsáveis pela situação desses alunos. 
(B) aguarda o comparecimento desses alunos para que justifiquem suas faltas. 
(C)) encaminha ao Conselho Tutelar a relação dos alunos faltosos. 
(D) considera que já tomou as providências pedagógicas e legais cabíveis. 
(E) exime-se de outras iniciativas em razão do insignificante número de alunos faltosos.  

10. O Conselho Tutelar, criado no âmbito dos Municípios, é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de


(A) promover o desenvolvimento físico e emocional da criança e adolescente. 
(B) julgar os casos de discriminação e maus tratos à criança e adolescente. 
(C)) zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. 
(D) decidir sobre a guarda e adoção de crianças abandonadas. 
(E) dar prioridade ao atendimento às crianças de zero a seis anos.

11 - A organização do ensino em ciclos, com regime de progressão continuada, não supõe diminuição ou eliminação de mecanismos de avaliação. Ao contrário, este regime demanda uma ampliação das práticas de avaliação em seus diferentes níveis e tipos, visando à melhoria da qualidade de ensino. Dentre estes níveis de avaliação está a institucional que, num âmbito interno, em regime de progressão continuada, deve ter como objetivo:

(A) estabelecer critérios de seleção de alunos para a passagem entre séries e entre ciclos, por meio de testagens, para colher amostras da aprendizagem efetivada e escalonar o desempenho geral da escola. 
(B) analisar os procedimentos pedagógicos, administrativos e financeiros, tendo em vista estabelecer novas orientações e corrigir trajetórias, a partir de definições do conselho de escola. 
(C) oferecer subsídios para a composição do projeto político pedagógico da instituição e de seus indicadores de autonomia, para o estabelecimento de diagnósticos e de regras de retenção. 
(D) medir o desempenho escolar por meio de escalas padronizadas, tendo em vista o envio de resultados à Secretaria Estadual de Educação. 
(E) elaborar relatórios sintéticos a serem apreciados pelo conselho da escola e anexados ao plano de gestão, constituindo- se como documentos a serem apresentados à comunidade escolar. 

12 -Em Conselho de Classe, os professores da turma C levantaram estratégias coletivas para recuperar paralelamente e acompanhar sistematicamente o avanço dos alunos, o que deverá ocorrer por meio de: 

(A) tarefas regulares complementares às tarefas anteriores, de complexidade gradativa, a serem realizadas no horário regular das aulas. 
(B) tarefas sistemáticas e suplementares, para serem realizadas em casa, repetindo noções e conceitos trabalhados ao longo do período escolar de aulas. 
(C) exercícios de fixação propostos ao final de cada período de avaliação, em forma de aulas paralelas e suplementares. 
(D) trabalhos de pesquisa sobre temas já abordados em aula, para serem feitos em casa, com orientações prévias, como forma de consolidar noções e conceitos. 
(E) trabalhos com grupos de monitores escolhidos entre os melhores alunos, auxiliando a resolver questões com maior incidência de erros nos testes e provas.

13 -  É comum aos leigos no assunto confundir progressão continuada com promoção automática, que expressam decisões e ações pedagógicas distintas. Assinale a opção que caracteriza corretamente essa diferença.

Progressão Continuada
Promoção Automática
(A) - Processo de acompanhamento do progresso intra e interciclos
Instrumento de seletividade do processo escolar
(B) - Modalidades alternativas de aproveitamento escolar
Processo de retenção indiscriminado
(C) - Modalidades alternativas de aproveitamento escolar
Modelo de avaliação mediadora
(D) - Concepção de ensino, de aprendizagem e de avaliação
Critérios de aprovação para séries subseqüentes
(E) - Concepção de currículo escolar e de construção de conhecimento
Procedimento decisório de promoção escolar para alunos carentes

 14 - O trabalho da professora Carmem tem sido inovador em relação ao reforço e aos processos de recuperação; sua experiência é desenvolvida dentro do processo regular de aulas, por meio de sistema de monitoria entre os alunos e de atividades diversificadas que resgatam aprendizagens de conteúdos escolares. As alternativas pedagógicas que direcionam o trabalho de suporte e de recuperação junto aos alunos têm como princípio: 

(A) o controle do processo avaliativo que orienta a prática classificatória e a emancipação social. 
(B) o acompanhamento sistemático da progressão e aquisições a partir de uma visão conteudista. 
(C) o acompanhamento por meio de uma pedagogia diferenciada e de avaliação mediadora. 
(D) a objetividade e precisão dos conteúdos escolares por meio de avaliação contínua e quantitativa. 
(E) a implantação de avaliação mediadora baseada em intervenções frontais que resgatam a homogeneidade de comportamentos e de conteúdos. 
 
15 -  O regime de progressão continuada permite ao educando que apresenta dificuldades de aprendizagem não aumentar sua frustração com a experiência de sucessivas reprovações. Este regime foi preconizado pela LDB 9.394/96 e foi instituído no Estado de São Paulo pela Deliberação CEE no 9/97. Baseando-se nestes dois referenciais legais, assinale a opção que apresenta dados corretos sobre a organização do regime de progressão continuada no Estado de São Paulo. 


LDB 9.394/96
DELIBERAÇÃO CEE no 9/97
(A) - Mecanismos de avaliação instituciona interna e externa devem ser assegurados
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem deve ser objeto de recuperação ao final do ano letivo
(B) - A progressão continuada não deve causar prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem
O projeto educacional deverá especificar mecanismos que assegurem articulação com a família no acompanhamento do aluno.
(C) - O desdobramento do ensino fundamental em ciclos é facultado aos sistemas de ensino
As escolas poderão desenvolver projetos especiais abrangendo atividades de orientação de estudos
(D) - A educação básica poderá se organizar de forma flexível, sempre que o processo de aprendizagem assim o recomendar
Estabelecimentos que utilizam progressão por série podem adotar a progressão continuada no âmbito do ensino fundamental
(E) - As atividades de reforço e recuperação de alunos com dificuldades de aprendizagem devem ser garantidas
A progressão parcial de estudos é prevista, além da progressão continuada.

 16 - A estruturação do ensino em ciclos em progressão continuada promove o desenvolvimento do aluno para que adquira os domínios básicos dos conhecimentos culturais, em ritmos próprios, com valorização das conquistas de cada um. A progressão continuada prevê, respectivamente, como estratégias pedagógicas e como aspectos organizacionais:
(A) socialização de conhecimentos pelos alunos e adoção de critérios de montagem de turmas por desempenho. 
(B) exposição sistemática dos conteúdos escolares para toda a turma e reclassificação meritória. 
(C) monitoria de grupos pelos alunos e horário reduzido de aulas para turnos diurno e noturno. 
(D) trabalhos com pequenos grupos com temáticas diferenciadas pelo grau de conhecimentos e controle de freqüência. 
(E) trabalho com pequenos grupos e reorganização nos horários e nos tempos escolares.

 
17 -  Marta é uma das representantes dos pais dos alunos no colegiado da escola. Ela tem consciência de que, para o real exercício de sua representatividade, o papel dos pais de alunos nesta instância decisória é de: 


(A) colaborar com a equipe de profissionais da escola, no sentido de avalizar soluções tomadas para os problemas. 
(B) opinar democraticamente quando solicitados a contribuir nas reflexões a respeito de aplicação de verbas públicas. 
(C) definir entre si os rumos institucionais, garantidos pelo direito de ação gestora conferido pela LDB 9.394/96. 
(D) exercer o poder participativo diante das orientações de ações pedagógicas e administrativas da escola. 
(E) acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos para oferecer um reforço escolar adequado no ambiente doméstico.
 
18 -  A organização do trabalho escolar em ciclos está associada à progressão continuada e ao questionamento à cultura da repetência. O propósito de impulsionar os processos de mudança e de reorganização do ensino em ciclos considera os processos de avaliação capazes de:


(A) eliminar a repetência e favorecer a democratização do ensino e, ainda, economizar gastos com material didático. 
(B) promover automaticamente o aluno, evidenciando uma organização flexível e de acesso mais imediato ao mercado de trabalho. 
(C) superar a cultura da multirrepetência, fruto de um atraso social e de uma naturalização das diferenças culturais. 
(D) prosseguir continuamente como uma regulamentação do fluxo e da reprogramação do trabalho, essencialmente no regime seriado. 
(E) avançar em relação às situações de classificação e de discriminação, comprometendo-se com um modelo de avaliação de caráter processual.

19. O projeto da escola


(A) é concebido e elaborado por toda a equipe de educadores da escola, sob a coordenação do diretor e em colaboração com todos os agentes envolvidos na vida e no funcionamento escolar, tendo em vista a solução de todos os problemas da escola, a curto prazo. 
(B) está centrado nos alunos, visando a melhoria do seu processo ensino-aprendizagem e de seus resultados, de modo que os alunos não só permaneçam na escola, mas aprendam, prevendo para isso, essencialmente, um conjunto de aulas de recuperação e reforço. 
(C) favorece a criação de atividades de estudo e reflexão para a equipe de educadores, fortalecendo a escola enquanto instância de formação em serviço, com periódica prestação de contas, aos órgãos competentes. 
(D) considera os alunos em seu contexto real de vida. Por essa razão busca fortalecer as relações da escola com as famílias e articular as atividades escolares ao contexto da realidade local. 
(E) interfere na organização geral do currículo, na organização do tempo e do espaço escolar, uma vez que para alterar a qualidade do trabalho pedagógico, prevê um compêndio de atividades extra- curriculares.
 
20. De acordo com o artigo 205 da Constituição Federal, as três finalidades da Educação são: o pleno desenvolvimento da pessoa, o seu preparo para o exercício da cidadania e a sua


(A) liberdade de aprender, ensinar e pesquisar.
(B) formação intelectual, física e religiosa. 
(C) qualificação para o trabalho. 
(D) garantia ao direito a padrões de qualidade. 
(E) promoção física e intelectual.


21. A Educação Básica, nos termos do artigo 21 da LDB, é formada


(A) pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. 
(B) pela educação infantil e ensino fundamental apenas. 
(C) pelo ensino fundamental e ensino médio apenas. 
(D) pela educação infantil apenas. 
(E) pelo ensino fundamental apenas.

22. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas e prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento, nos termos do art. 12 da LDB, são atribuições


(A) dos docentes. 
(B) dos municípios. 
(C) da comunidade. 
(D) dos estabelecimentos de ensino. 
(E) das instituições auxiliares da escola. 
 
23. A professora Marli, que estava respondendo pela direção da escola, convencida da importância da teoria construtivista na prática escolar, determinou que todos os professores deveriam adotá-la em sala de aula... 
A decisão da diretora a que o texto se refere

(A) fere o princípio do pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas. 
(B) contribui para o desenvolvimento de um ensino com padrão de qualidade. 
(C) identifica uma prática comprometida com a gestão democrática do ensino. 
(D) garante a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. 
(E) amplia a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento.


Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 24 a 25. 


Amadeu era um aluno complicado. Esmirrado e problemático. Vivia faltando às aulas e quando comparecia era sempre encaminhado para a diretoria por indisciplina. Já havia ultrapassado 50% de ausência. Estava na quarta série e já deveria estar na sexta. Célia, sua professora, andava muito preocupada e sempre tentava aproximar-se dele para tentar convencê-lo a comparecer às aulas e permanecer na escola. Um dia destes Amadeu chegou mais cedo do que de costume.Todos ficaram assustados quando perceberam que estava com o rosto inchado, cheio de hematomas e com uma expressão de desamparo. Apanhou do pai, cochichou para a professora um colega de classe. Célia não teve dúvida. Conversou com a direção da escola, convencida de que estavam esgotados os recursos escolares para solucionar o problema, e propôs que o caso fosse encaminhado às autoridades competentes... 

24. O encaminhamento a que o texto se refere está amparado pelo

(A) Código de Defesa Civil. 
(B) Código de Processo Civil. 
(C) Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo. 
(D) Estatuto da Criança e do Adolescente. 
(E) Regimento Comum das Escolas Estaduais.

25. O órgão que deve ser comunicado sobre o caso a que o texto se refere é


(A) a Secretaria de Justiça. 
(B) o Tribunal de Justiça. 
(C) o Juizado de Menores. 
(D) a Delegacia de Polícia. 
(E) o Conselho Tutelar.

26. Considere os itens abaixo. 


I. Participação dos profissionais da escola na elaboração da proposta pedagógica. 
II. Participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, direção, professores, pais, alunos e funcionários  nos processos consultivos e decisórios, através do conselho de escola e associação de pais e mestres. 
III. Transparência nos procedimentos pedagógicos, administrativos e financeiros, garantindo-se a responsabilidade e o zelo comum na manutenção e otimização do uso, aplicação e distribuição adequada dos recursos públicos. 
Uma gestão escolar baseada nos princípios a que os itens se referem caracteriza-se como

(A) tradicional. 
(B) libertadora. 
(C) progressista. 
(D) democrática. 
(E) conservadora.


Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 27 e 28.


A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. (Art. 23 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

27. O artigo da Lei a que o texto se refere identifica o princípio da

(A) burocratização. 
(B) flexibilidade. 
(C) centralização. 
(D) autonomia. 
(E) legalidade.

28. No sistema de ensino do Estado de São Paulo a concretização de uma das alternativas de organização do ensino, a que o texto se refere, pode ser identificada


(A) na progressão continuada. 
(B) no currículo modularizado. 
(C) na educação profissional. 
(D) na progressão parcial. 
(E) no ensino técnico.

29. No início do ano letivo, em determinada escola da rede estadual de ensino, professores da oitava série impediram que dois alunos assistissem às aulas em função de terem esquecido de trazer os livros didáticos. Justificaram a atitude  afirmando que haviam avisado com bastante antecedência que nenhum aluno poderia assistir às aulas sem os livros, uma vez que eles eram essenciais para a aprendizagem. 
De acordo com a Lei Complementar no 444/85, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério Paulista, a situação descrita no texto


(A) constitui falta grave pois os professores não podem impedir que os alunos participem das atividades escolares em razão de qualquer carência material. 
(B) é justificável do ponto de vista pedagógico, uma vez que os professores estão preocupados com a qualidade do ensino. 
(C) identifica o compromisso dos professores com a educação pois a atitude tomada contribui para o desenvolvimento da responsabilidade. 
(D) revela uma atitude coerente com o preceito de que os professores podem fazer solicitações aos alunos visando a melhor forma de ensinar. 
(E) permite punir os alunos que comparecem à escola sem o material didático solicitado pelos professores.

30. Na festa junina realizada este ano conseguimos arrecadar uma quantia em dinheiro significativa para a escola, afirmou a Diretora, em reunião na sala dos professores. 
_ Vamos aplicar tudo na fanfarra da escola, defendeu o professor de educação artística. 
_ Calma, disse a Diretora. É preciso, primeiro, discutir as nossas prioridades. 
A instituição competente para discutir e deliberar sobre a aplicação do dinheiro a que o texto se refere, nas escolas públicas estaduais, é

(A) a Associação de Amigos do Bairro. 
(B) a Associação de Pais e Mestres. 
(C) o Conselho de Escola. 
(D) o Conselho de Classe.
(E) o Grêmio Estudantil.

31. O Diretor da Escola estava insatisfeito com o trabalho da Tânia, zeladora da escola. Havia muita interferência da família no seu trabalho. Muitas vezes o marido reclamava que a jornada de trabalho dela era dupla uma vez que, além de zeladora, era funcionária da escola. Às vezes o fechamento da escola tinha que ser feito pela direção porque o marido impedia a esposa de fazê-lo, alegando que depois das 23 h não tinha cabimento que ela ainda fosse trabalhar. Como faltava um ano para completar o prazo de avaliação, o Diretor resolveu tomar as providências cabíveis. 
Para solucionar o caso a que o texto se refere o Diretor de Escola


(A) encaminhou solicitação à Diretoria de Ensino para substituir a atual zeladora. 
(B) convocou o Conselho de Escola para avaliar a atuação da ocupante da zeladoria. 
(C) instalou processo administrativo para apurar responsabilidades da zeladora. 
(D) protocolou, na Coordenadoria de Ensino, pedido de instalação de inquérito. 
(E) constituiu comissão especial de sindicância para avaliar a negligência.

32. Considere os itens abaixo. 


I. Cada escola deverá se organizar de forma a oferecer, no ensino fundamental e médio, carga horária mínima de 800 (oitocentas) horas anuais ministradas em, no mínimo, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar, respeitada a correspondência, quando for adotada a organização semestral. 
II. Consideram-se de efetivo trabalho escolar, os dias em que forem desenvolvidas atividades regulares de aula ou outras programações didático-pedagógicas, planejadas pela escola, desde que contem com a presença de professores e a freqüência controlada dos alunos. 
III. Para cumprimento da carga horária prevista em lei, o tempo de intervalo entre uma aula e outra, assim como o destinado ao recreio, serão considerados como atividades escolares e computados na carga horária diária da classe ou, proporcionalmente, na duração da aula de cada disciplina. 

É correto o que está afirmado em

(A) I, II e III. 
(B) apenas II e III. 
(C) apenas I e III. 
(D) apenas II. 
(E) apenas I. 

33. A organização do ensino em ciclos:

(A) exige determinações oficiais superiores que a garantam na escola, independentemente das circunstâncias adversas de trabalho dos profissionais da Educação. 
(B) não foi adotada antes da Lei 9394/96, porque não havia respaldo legal para romper com a seriação. 
(C) requer o uso de instrumentos quantitativos para medir o conhecimento dos alunos. 
(D) provoca uma re-significação do processo avaliativo, tornando-a uma prática que contribui para a apropriação e construção do conhecimento pelo aluno. 
(E) estimula de imediato o descompromisso com o processo de aprendizagem, o que vai sendo superado com o decorrer do tempo.  

34. A prática avaliativa, nas escolas brasileiras,


(A) valoriza, com a nova LDB/96, o desenvolvimento e a experiência do aluno, permitindo sua progressão e classificação, independentemente da escolaridade anterior. 
(B) distancia-se de práticas tradicionais classificatórias, nas escolas públicas e particulares. 
(C) está garantindo uma queda nos índices de repetência dos alunos, em virtude da grande autonomia das escolas. 
(D ) é voltada, hoje, para o aluno e para o sistema de ensino, embora sem articulação e continuidade. 
(E) não é contínua, nem cumulativa, de acordo com o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

35. A expedição dos históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos é de responsabilidade:


(A) da Diretoria Regional de Ensino. 
(B) do Conselho Estadual de Educação. 
(C) do Ministério da Educação. 
(D) do Conselho Tutelar. 
(E) da Escola. 

36. Considere as seguintes afirmações: 

I - Oferecer a Educação Infantil em creches e pré-escolas e, com prioridade, o Ensino Fundamental. 
II - Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus municípios. 
III - Assegurar o Ensino Fundamental e oferecer, com prioridade, o Ensino Médio. 
IV - Baixar normas gerais sobre os cursos de graduação e de pós-graduação. 
São de responsabilidade dos Estados, apenas:

(A) I e II. 
(B) III e IV. 
(C) I, II e III. 
(D) II e III. 
(E) I e IV.

37. Analistas e estudiosos da LDB/96 têm apontado como seu atributo mais significativo ser:


(A) pouco adequada à realidade brasileira. 
(B) flexível, permitindo maior liberdade aos sistemas estaduais, municipais e às escolas. 
(C) muito diretiva e detalhista. 
(D) muito conservadora, tolhendo desse modo, iniciativas inovadoras. 
(E) muito elitista.
 
38. A participação favorecida por uma gestão colegiada na escola contribui primordialmente para:


(A) garantir o comparecimento dos pais às reuniões para serem inteirados sobre os assuntos da escola. 
(B) colocar pais e professores frente a frente para que estes sejam alertados por aqueles sobre suas falhas e responsabilidades. 
(C) desenvolver o aprendizado político, ampliar a qualidade da participação e estimular o exercício de cidadania. 
(D) evidenciar os conflitos para o diretor, comuns ao cotidiano escolar, entre pais e professores, professores e alunos, pais e filhos, professores, pais e funcionários. 
(E) permitir o contato de todos, o estreitamento das relações humanas e a percepção de que há outras instâncias educativas além da escola.

39. De acordo com a LDB/96, não é uma das finalidades da educação básica:


(A) o pleno desenvolvimento do educando. 
(B) o preparo para o exercício da cidadania. 
(C) fornecer meios para que o estudante possa prosseguir nos estudos. 
(D) qualificar para o trabalho. 
(E) propiciar uma educação voltada à formação de uma elite intelectual.

40. Assinale a afirmativa errada 
De acordo com a LDB/96, ao professor compete:


(A) colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. 
(B) ministrar os dias letivos e as horas-aula estabelecidos na legislação de ensino. 
(C) zelar pela aprendizagem dos alunos. 
(D) estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento escolar. 
(E) elaborar a proposta pedagógica da escola.

41. Em relação ao regime da progressão continuada e nos termos da Del. CEE nº 09/97, é errado afirmar que:

(A) deve-se garantir a avaliação do processo ensino-aprendizagem. 
(B) a recuperação deve ser contínua e paralela ao processo ensino-aprendizagem. ( tem que ser )
(C) deve-se assegurar avaliação institucional interna e externa. 
(D) obrigatoriamente, a escola deve adotar pelo menos dois ciclos de estudos. 
(E) devem ser adotados mecanismos que assegurem contínua melhoria do ensino.
 
42. Com base no que preconiza a L.D.B., uma escola de educação infantil elaborou as incumbências dos docentes expressas no Regimento Escolar. Assinale a opção que apresenta dados corretos acerca desse tema.


I. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas. 
II. Participar da elaboração da proposta pedagógica da instituição. 
III. Zelar pela aprendizagem dos alunos. 
IV. Acompanhar os alunos em todas as atividades sejam elas escolares ou extra-classe, planejadas  e previstas ou inusitadas,  não podendo recusar-se a fazê-lo.
A partir do enunciado, está correto o contido em

(A) II e III apenas. 
(B) I, II e III apenas. 
(C) II, III e IV apenas. 
(D) I e III apenas. 
(E) todas as proposições.

43. O que é um projeto político pedagógico? Como reelaborá-lo? São questões presente
entre os educadores recém-ingressantes na Escola Alfa. A coordenação pedagógica clareou dizendo que numa proposta pedagógica

(A) primordiais são os recursos humanos. Profissionais concursados e bem formados já garantem um bom trabalho, um bom projeto pedagógico. 
(B) não se pode pensar em projeto pedagógico sem pensar em recursos financeiros. Os recursos financeiros constituem-se no aspecto primordial de um projeto. A direção deve instituir mecanismos que viabilizem o seu financiamento. 
(C) o trabalho coletivo é o ponto de partida e o ponto de chegada de um projeto político pedagógico. Resgatar as histórias das pessoas, das propostas, dos projetos é um processo de construção e apropriação cultural. 
(D) decidir onde o projeto irá focar, se no cuidar ou no educar. A especificidade e característica do projeto político pedagógico de uma instituição se inicia por aí. 
(E) a divisão de tarefas constitui a base de um projeto. Cada funcionário cumprindo o seu papel. Por exemplo, ao diretor cabe as decisões, aos docentes cabe ministrar as aulas, aos agentes de apoio a limpeza e conservação, etc.

44.  F. é um garoto de cinco anos que frequenta a pré-escola. Por distração da mãe, na última semana, compareceu à escola calçando pares de tênis diferentes sendo um na cor azul e outro na cor branca. Ao encontrar-se com os colegas, rapidamente os mesmos perceberam o fato e passaram a zombar dele, dando muitas risadas e vários garotos, inclusive, trouxeram alunos de outras turmas que tomaram lugar na zombaria que praticamente perdurou durante todo o dia letivo. 
 A professora de F. considerou o fato muito engraçado e  tomou parte da “brincadeira” , chegando a dizer que graças a seu aluno, o bom-humor tinha voltado àquele ambiente. No dia seguinte, o pai de F. telefonou para a professora informando que o filho estava se recusando a frequentar às aulas novamente.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, a professora

(A) agiu bem porque aproveitou o fato para proporcionar divertimento às crianças.  
(B) cometeu uma ofensa ao menino porque achou o fato engraçado. 
(C) submeteu uma criança sob sua autoridade a vexame e constrangimento, caracterizando uma atitude criminosa. 
(D) deveria punir F. porque foi para escola sem o devido uniforme. 
(E) poderia punir ou proteger à criança, tendo o direito de agir de acordo com os próprios princípios éticos. 
 
45.  O Art. 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional discorre sobre as incumbências do Corpo Docente. Algumas destas atividades encontram-se relacionadas nas alternativas abaixo, com exceção de 

(A) participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. 
(B) elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. 
(C) auxiliar a direção da escola na administração de verbas destinadas à compra de material pedagógico. 
(D) zelar pela aprendizagem dos alunos. 
(E) estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

46 . O Artigo 206 da Constituição Federal estabelece os princípios que regem o ensino no Brasil, entre outros estabelece que a gestão do ensino público será  

(A) oligárquica, havendo a preponderância da equipe técnico-administrativa das unidades, na forma da lei. 
(B) democrática; nas instituições educacionais foram sendo constituindo colegiados, de caráter deliberativo e/ou consultivo, representativos da comunidade escolar.
(C) técnico-burocrática, garantindo a constituição de uma equipe gestora que associe competência técnica e compromisso político.  
(D) contigencial, pode ou não suceder a reunião dos colegiados, pois a proposição democrática só existe se for vivenciada  e não pela razão ou corpo legal. 
(E) democrática de participação direta, pois nas instituições foram criados fóruns permanentes para debater e deliberar sobre a política educacional a ser adotada.

47. A LDB, Lei n.° 9.394 de 20/12/1996 estabeleceu como incumbência dos estabelecimentos de Ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, elaborar e executar sua proposta pedagógica. O projeto pedagógico é a própria organização do trabalho da escola respaldado em sua trajetória de experiências e fruto de uma reflexão sobre suas diversas ações. 

Assinale a alternativa que expressa  de maneira correta a participação dos professores neste processo.  O professor 

(A) participa neste processo de planejamento elaborando seus planos de ensino e as atividades diversas que envolvem suas turmas.  
(B) participa da discussão e da reflexão sobre o rumo, a direção  das questões que perpassam o dia-a-dia da escola e não participa do processo de decisão. 
(C) entendendo o Projeto Pedagógico como o modo de exercer a autonomia  e um momento de definição dos rumos da organização do trabalho pedagógico participa de sua elaboração e execução.  
(D) participa para conhecer a filosofia institucional pois é o projeto pedagógico que a viabiliza.   
(E) toma conhecimento das concepções de ensino contidas no projeto de escola para poder 
adequar seu plano de ensino ao definido. Também preenche planilhas que fazem parte do documento.  

48. A Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional declara, em seu art. 1o, que "a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais." No que concerne à educação escolar, segundo a mesma lei, ela deverá vincular-se

(A) ao mundo do trabalho e à prática social.  
(B) ao acesso ao ensino superior e, conseqüentemente, aos exames vestibulares. 
(C) à habilitação profissional, em todos os níveis de ensino. 
(D) à habilitação profissional, em todos os níveis de ensino, excetuada a educação infantil. 
(E) à habilitação profissional para aqueles alunos que não terão condições de cursar a escola média.

49. Um dos critérios que, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9.394/96), devem nortear a verificação do aproveitamento escolar, está corretamente enunciado em:


(A) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com predominância dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e das provas finais, quando as houver, sobre os resultados ao longo do período. 
(B) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno quando se tratar de estabelecer a possibilidade ou não de aceleração dos estudos e descontínua e cumulativa para as demais finalidades. 
(C) Aproveitamento de estudos concluídos com êxito nas séries anteriores, quando os resultados obtidos na série em curso não forem suficientes para a promoção para a série subseqüente. 
(D)Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. 
(E) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, ou seja, uma sistemática soma de pontos ao longo de todo o ano, resultando na aprovação dos que tiverem obtido um total igual ou superior a cinqüenta pontos.


50. Considere os quatro objetivos abaixo: 
• eliminar a centralização autoritária; 
• diminuir a divisão do trabalho que distancia segmentos sociais; 
• eliminar o binômio dirigentes e dirigidos; 
• garantir a participação consciente de todos na tomada das decisões que afetam a eles e ao projeto comum. 

Esse conjunto articulado de objetivos caracteriza

(A) um programa partidário de esquerda. 
(B) uma gestão democrática e participativa. 
(C) uma gestão por objetivos. 
(D) uma proposta utópica de gestão. 
(E) uma agenda neoliberal.














<><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><> <><>

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

D

A

B

E

B

A

D

D

C

C

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

B

A

D

C

C

E

D

E

D

C

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

A

D

A

D

E

D

B

A

A

C

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

B

A

D

A

E

D

B

D

E

E

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

B

A

C

C

C

B

C

A

A

B

9 comentários:

  1. Vai disponibilizar mais questões da LOM amado mestre?

    ResponderExcluir
  2. Vou disponibilizar sim!!! Ainda hj posto mais 25 questões!!!

    ResponderExcluir
  3. Sol disponibiliza tbm algumas questões de Geografia...

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS!!! professor visito muito a sua página e muito tem enriquecido as minhas pesquisas...Continue assim . DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite! Você tem questões de espanhol também? Se tiver, pode me enviar, por favor, se possível? meu e-mail é tamires_terres@hotmail.com
    Obrigada, boa semana e bons estudos! :D

    ResponderExcluir
  6. A questão 49 está marcada no gabarito como resposta letra A, mas a resposta é letra D... Gabarito está errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TAmbém percebi isso. Resposta correta é a D

      Excluir