Recebi essa análise sobre como a Banca está se comportando nas provas aplicadas em Rio das Ostras e com autorização da autora achei interessante compartilhar. Espero que aproveitem.
"A banca é mesmo fantasmagórica. Gosta de questões bem tradicionais como adjetivo pátrio, encontro consonantal de palavras como mnemônico, complemento de verbos intransitivos com complementos lhe e ele e nas opções traz como alternativa o verbo aceder, tenta explorar textos como fragmento de músicas de Roberto Carlos e poema de Mário Quintana, palavras com aceitação de duas formas de plural como gérmen, área, sólidos geométricos, conjuntos, função, coordenadas cartesianas...
É um pouco complicada talvez por ser muito diferente dos modelos usuais, eles buscam lá do fundo do baú, é impressionante. Algumas questões são muito pobres e umas pegadinhas com palavras que não são do uso comum.
A LOM foi bem tranquila e a de conhecimentos pedagógicos: atendimento a crianças pequenas e sua finalidade social, PPP e o decreto 5154/2004, LDB no que trata do Ensino Médio, DCNs, Conselho Escolar, Ed. Infantil mais uma vez, construção do PPP, transposição didática e conteudismo, Tend. Pedag. Progressistas e Liberais. Já vi questões para pedido de anulação. Será outra novela.
Olhando pela primeira página do modelo da prova de S.J.de Meriti, acho que foi bem diferente. Ah, eles pegam pesado na Matemática de Ensino Médio.
A banca está repetindo questões. Uma questão de Língua Portuguesa de derivados onde a resposta incorreta era "MARTELO é derivada de MAR", caiu tanto no nível Fundamental incompleto quanto no médio, como específica de professor. Havia questões muitos fáceis e outras bem complicadas como a Matemática que não é trabalhada nos cursos de formação de professores. Tá rolando um boato de que o Concurso será anulado. Será? Ou anularão com o objetivo de ganhar tempo?
É tudo muito estranho. Os fiscais não circulam pela sala, eu vi e outros colegas de diferentes locais de prova também, não há fiscais nos banheiros, um celular tocou em uma sala, um cartão resposta foi trocado em outras, calculadoras científicas foram usadas e emprestadas entre candidatos, total desorganização.
Recebi uma informação que a tal fundação faz parte de uma banca chamada "CPM" se não me engano".
Ps. Fiz pequenas alterações no texto original.