Seja Bem Vindo!!!

O Blog do Sol do Sana foi concebido com a finalidade de ser um espaço de troca de ideias, informações e material sobre Educação, viagens, colecionismo,... e ainda sobre o PCCV-MAG de Macaé!

terça-feira, 1 de maio de 2012

CONCURSO DE MACAÉ SERÁ ANULADO?

MP investiga suspeita de fraudes no

Concurso Público de Macaé


Nove inquéritos foram abertos pelo Ministério Público para apurar as irregularidades. São fortes os indícios de manipulação do resultado em favor dos aliados do prefeito e de outros políticos da cidade

Ministério Público Estadual, através da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva, está investigando uma série de denúncias de fraude nos concursos públicos realizados pela Prefeitura de Macaé através do Instituto Nacional do Concurso Público (INCP). O Expresso Regional teve acesso a um total de nove Inquéritos Civis Públicos instaurados pelo MP para investigar as fortes suspeitas que vão desde a manipulação de resultados até o beneficiamento direto de assessores direto do prefeito, secretários de vereadores nos concursos.


Os indícios de fraude são fortes, começando pela própria licitação que contratou o INCP para realizar o concurso. De acordo com o Inquérito Civil 024/2012 há suspeitas de que o procedimento licitatório tenha sido fraudado. Outro caso grave consta no Inquérito 021/2012. Segundo a denúncia, a candidata Cristiane Paiva dos Santos teria fraudado o concurso a concorrer a vagas destinadas exclusivamente a deficientes (sem, logicamente, ter deficiência física).

Um caso bastante semelhante com o de Cristiane aconteceu recentemente, em 2010, quando a Prefeitura realizou concurso para o magistério. Na ocasião, sem ter deficiência física, a ex-subsecretaria de Cultura de São Gonçalo, Cleise Campos prestou concurso na cota para portadores de necessidades especiais. O concurso, também foi realizado pelo INCP e Cleise foi aprovada. Porém, por pressão do Sindicato dos Professores, ela acabou desclassificada da seleção.

Outra irregularidade que está sob investigação do MP diz respeito à própria organizadora do concurso. Segundo o Inquérito 019/2012 na hora da prova faltaram provas para todos os candidatos e, portanto, tiveram que ser feitas cópias às pressas em uma máquina de Xérox. Outro “erro” grave é apurado pelo inquérito 026/2012. Segunda esta denúncia, os fiscais de prova do INCP não concederam vista ao cartão de respostas dos alunos. Já o Inquérito 022, lança suspeitas sob o concurso para o cargo para assistente jurídico que, segundo representação encaminhada à Ouvidoria do MP, teria sido fraudado.

No entanto denúncia mais séria diz respeito às provas para a Fundação Macaé de Cultura e Fundação de Esporte e Turismo. De acordo com o inquérito 023/2012, o INCP, após a divulgação do resultado, divulgou uma nova listagem de classificação, modificando assim as notas finais e atribuindo somente a alguns candidatos pontos de questões anuladas. Os fortes indícios de fraudes são reforçados no Inquérito Civil Público 025/2012 que investiga a manipulação do resultado final do concurso, uma vez que houve um grande número de assessores diretos do prefeito, bem como assessores da Secretaria Municipal de Administração aprovados na seleção. Ou seja, se as denúncias procederem, as milhares de pessoas que prestaram concurso (e pagaram caro por isso) podem ter sido vítimas de uma grande armação. O objetivo principal do concurso pode ter sido apenas arrumar um meio “legal” de contratar apadrinhados políticos “pela janela”.

Fonte: Jornal EXPRESSO REGIONAL

Se isto acontecer será realmente muito ruim e lamentável! Não pode, Prefeitura do porte de Macaé, por sua importância no cenário NACIONAL correr risco contratando banca desse porte!

29 comentários:

  1. Sério Professor.

    O meio mais democrático de chegar a um cargo publico, torna-se um fuzil de ilegalidades nas maos daqueles que deveriam olhar o primeiro princípio do art. 37 da CF.

    UMA VERGONHA!.

    (parafraseando o professor, continuo preferindo ser mais um cordeiro, os lobos nao estão mais se escondendo).

    robson

    ResponderExcluir
  2. Eles vão anular quando? Quando terminar o resultado da Guarda Municipal? Acho difícil.Se for pra anular que sejam os cargos que tiveram problemas.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem.Espero que o MP se impolgue e verifique também o concurso de RO.Quem sabe não teremos uma história bem parecida com a de Macaé?

    ResponderExcluir
  4. Q loucura!!! E qto a Rio das Ostras, alguem tem novidades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rio das Ostras? Alguém sabe o que aconteceu com o resultado que iria sair no dia 17? Informações no site, nem pensar, não é mesmo! Vamos correr atrás galera.

      Excluir
  5. Queridos bom dia!! to querendo saber quando sai o edital de convocão do concurso do Magistério Professor A, passe e não tenho interesse q seja anulado Agradeço informações

    ResponderExcluir
  6. ENQUANTO O POVO BRASILEIRO FICAR ESTÁTICO DIANTE DE TANTA CORRUPÇÃO, ACHANDO QUE ISTO É CULTURAL E ESTÁ NO SANGUE DOS GOVERNANTES, NÓS NUNCA SEREMOS RESPEITADOS, E AINDA TIRAM ONDA COM O MINISTÉRIO PÚBLICO DEMONSTRANDO QUE OS ÓRGÃOS COMPETENTES DA JUSTIÇA NÃO TEM NADA DE COMPETENTES, POIS SÃO MOROSOS E IMPREGNADOS DE VÍCIOS E CORRUPTOS. VIVA O POVO BRASILEIRO QUE LEVA PORRADA MAS NÃO DESISTE NUNCA.

    ResponderExcluir
  7. PREFIRO NÃO ACREDITAR NESTA NOTICIA. SE REALMENTE FOSSEM ANULAR, O MP MANDARIA PARAR A PROVA FISICA E A AVALIAÇÃO PSICOLOGICA DA GUARDA MUNICIPAL E DO AGENTE DEFESA CIVIL. ISSO É COISA DE QUEM NÃO TEM O Q FAZER.

    ResponderExcluir
  8. Após ler essa postagem enviei uma mensagem para a ouvidoria da prefeitura e estou aguardando a resposta. Estou disposta a entrar no MP para a convocação dos professores, pois passei dentro das 20 vagas e sei que há um número sem fim de contratados,apesar de já terem os professores para serem convocados.Se a classificação final saiu no dia 31\03, o que impede a convocação?Será que o tal acessor estava certo, espero q não!

    ResponderExcluir
  9. acho q é intriga da oposição.

    ResponderExcluir
  10. acho que é intriga da oposiçao

    ResponderExcluir
  11. Qual a credibilidade do "Expresso Regional'? A que ele serve? Inquérito não é comprovação imediata de culpabilidade.
    Pq outros veículos de comunicação não deram espaço em ao problema? Estranho, não é?

    ResponderExcluir
  12. Pq os outros jornais não noticiaram a questão e só o Expresso Regional? É veículo confiável? Quem são os responsáveis pelo mesmo? Pq o Debate, jornal sabidamente contrário a administração, não noticiou nada? Será que falta-lhe competência para investigar e apurar fatos que seriam de relevância para a opinião pública?

    Os inquéritos, segundo o Expresso regional, responsabilizam mais e com bastante ênfase o Instituto Nacional do Concurso Público (INCP). Exemplo: O inquérito 021/2012, faz alusão a uma possível fraude da candidata Cristiane Paiva dos Santos que se inscreveu como deficiente sem ter, logicamente, deficiência. De quem é a culpa? Da Prefeitura?
    O inquérito 019/22 fala de desorganização na hora da aplicação das provas, etc., etc.,
    Você sabe que um inquérito é algo que existe para apurar denúncias feitas, suspeitas levantadas, podendo, evidentemente. não comprová-las por não constituírem verdades. É bom esperar e acreditar que para muita gente é interessante desmerecer quem está no poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é só desestabilizar quem está no poder, é principalmente desestabilizar CANDIDATOS!!!

      Excluir
  13. Gente alguém vai entrar com recurso contra a prova da SEAP ?
    Se alguém souber de alguma coisa me respondam!!

    ResponderExcluir
  14. sol nem acesso ao gabarito de rio das ostras eu consegui, nem sei se passe, mais segundo moradores da cidade de cambuci, onde foi preso o cusado por tudo isso ele tbm passou o gabarito para ro e para macaé, cambuci uma cidade pequena onde 300 pessoas passaram para macaé e 150 para r.o . sei que é verdade pq minha irmã mora lá e me passou essa informação, mais o que vai acontecer sol os dois concursos será anulados?
    pq gente de cambuci entrou na justiça pq não passaram e as pessoas que passaram foram bem classificadas por favor se vc tiver o gabarito de agente administrativo de rio das ostras póde me mandar para meu email elaininhaluiz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. e de auxiliar administrativo tbm sol para o msm email

    ResponderExcluir
  16. Sol,
    O concurso de Macaé foi homologado. A PMM já pode chamar os concursados. Como ficam agora os arautos da mentira, os oportunistas de plantão, aqueles que só sabem fazer política com acusações levianas e posturas raivosas, sem colocarem idéias para o debate.
    Agora terão que enfiar suas acusações e mentiras no saco ou em outro lugar desejado.
    Passe bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, quanta raiva!! Basta ignorar amigo! Parece que deu uma "bola" muito grande para o Jornal....

      FORTE ABRAÇO

      Excluir
  17. EXPRESSO REGIONAL... Veículo de comunicação ou veículo de achacação?
    Terá o mesmo a honradez de destacar a hologação do concurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido. Tenho acompanhado o referido folhetim das mentiras e nunca vi nada que pudesse fazer-me acreditar na honestidade e seriedade de seus propósitos.

      Excluir
    2. Jornais como este querem é IBOPE!!! Essa notícia não trará IBOPE algum!!! NÃO VÃO DIVULGAR!!!

      Excluir
  18. Alguma novidade a respeito das convocações para professor em Macaé! É verdadeiro o boato que esta circulando de que serão convocados 500. Para professor?

    ResponderExcluir
  19. Outro boatos circulam sobre o resultado de Rio das Ostras que sairá na próxima semana! Infelizmente não encontro nada oficial a respeito desses boatos!

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Esta semana, abri novamente a pagina de publicações do concurso de macaé para professor A, e qual náo foi a minha surpresa, na classificação "duzentos e noventa e alguma coisa", inseriram um novo nome que na publicação do resultado final não existia, mudando assim as classificações posteriores, é um absurdo!!!verifiquem suas classificações, tenho como provar, pois imprimi minha página de classificação.

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Quero aproveitar para deixar registrado o que aconteceu na sala onde fiz prova: Durante a realização da mesma, havia um grupo conversando entre si baixinho, um dos caras tinha sobre a carteira um estojo ( o que era proibido no edital, que exigia que até a caneta esferográfica fosse transparente ) ele abria e fechava o tal estojo e eu reclamei com a fiscal que haviam pessoas conversando, ela perguntou quem? Eu respondi que não sabia ( não poderia desacatá-la, seria expulsa do certame segundo o edital), o cara do estojo ficou olhando feio pra mim.
    Prova de assistente jurídico da PMM.

    ResponderExcluir