Seja Bem Vindo!!!

O Blog do Sol do Sana foi concebido com a finalidade de ser um espaço de troca de ideias, informações e material sobre Educação, viagens, colecionismo,... e ainda sobre o PCCV-MAG de Macaé!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Mais uma Prova do IPDEP/INCP - Língua Portuguesa - (hora de treinar)

(Primeira Parte de Prova Organizada pelo IPDEP (atual INCP) Duque de Caxias  em 2007.

LÍNGUA PORTUGUESA

Matando a saudade em sonho

 1- A saudade não tem nada de trivial. Interfere em nossa vida de um modo às vezes sereno, às vezes não. É um sentimento bem-vindo, pois confirma o valor de quem é ou foi importante para nós, e é ao mesmo tempo um sentimento incômodo, porque acusa a ausência, e os ausentes sempre doem.

2- Por sorte é relativamente fácil exterminar a saudade de quase tudo e de quase todos, simplesmente pegando um telefone e ouvindo a voz de quem nos faz falta, ou indo ao encontro dessa pessoa. Ou daquele lugar que ficou na memória: uma cidade, uma antiga casa. Podemos eliminar muitas saudades, enquanto outras vão surgindo. A saudade do gosto de uma comida, de um cheiro do passado, de um beijo. Há muitas saudades possíveis de se conviver e possíveis de matar. Matar, morrer. Que verbos macabros para se falar em nostalgia.



3- Já ouvi vários relatos sobre a saudade que se sente de um pai, de um avô, de um filho, de uma amiga, dos afetos que nos deixaram cedo demais – sempre é cedo para partir, não importa a idade de quem se foi. Ficam as cenas guardadas na lembrança, mas elas se esvanecem, recordações são sempre abstratas. De concreto, palpável, tem-se as fotos e as imagens de gravações caseiras, mas, de tanto vê-las, já não vemos. Já sabemos de cor. Não há o rosto com uma expressão nova, a surpresa de um gesto.

4- Como , então, vencer a saudade com algo que seja mais parecido com presença?

5- Através do sonho.

6- Uma mãe que perdeu seu filho quatro anos atrás me conta que todos em casa sonham com ele, menos ela. Para sua infelicidade, ela não tem controle sobre isso, simplesmente não recebe essa bênção, e queria tanto. E eu a entendo, porque através do sonho a pessoa que se foi nos faz uma visita. Pode até ser uma visita aflitiva, mas a pessoa está de novo ali, ela está interagindo, ela está sorrindo, ou está calada, ou está dançando, ou escapando de nossas mãos, mas ela está acontecendo em tempo real, que é o período em que estamos dormindo, e que faz parte da vida, e não da morte.

7- De vez em quando sonho com minha avó e sempre acordo animada por ela ter encontrado esse meio de me dar um alô, de me fazer recordá-la. Observo seu jeito, ouço sua voz e penso: quem roteirizou esse sonho? De onde vieram suas palavras para mim? A resposta lógica: meu inconsciente falou através dela, só que isso tira todo o encanto da cena.  Prefiro acreditar que ela é que esteve no comando da sua aparição, me dizendo o que tinha para dizer, nem que fosse uma frasezinha à toa.

8- Um colega de trabalho falecido há 20 anos num acidente de carro também já me apareceu em sonhos algumas vezes, e quando isso acontece acordo com a sensação de que morte, mesmo, é esquecimento: enquanto eu abrir as portas o sonho para ele entrar, meu amigo seguirá existindo.

9- Neste feriado de finados, o que se pode desejar para os inúmeros saudosos de mães, de maridos, de netos? Que os sonhos abracem todos.

(MEDEIROS, Martha.In Revista O GLOBO,pág. 24, 04\11\2007)

1) Segundo o texto, a saudade não tem nada de trivial porque:

(A) as recordações são sempre abstratas e as fotos concretas.
(B) podemos eliminar algumas saudades e outras não.
(C) pode provocar em nós diferentes sentimentos, ao mesmo tempo.
(D) ela faz parte da vi da e não da morte.

2) Marque a única afirmação que não pode ser comprovada com o texto:

(A) O sonho vivifica as pessoas pois se tornam presenças em tempo real.
(B) Morte, mesmo, é o esquecimento daqueles que já se foram.
(C) Todas as saudades podem ser eliminadas, basta querer.
(D) Sonhar é receber uma bênção, independentemente da pessoa.

3) Em uma das opções abaixo temos uma oração subordinada substantiva completiva nominal. Marque-a:

(A) Já ouvi muitos relatos sobre a saudade que se sente de alguém.
(B) Podemos eliminar muitas saudades que surgem em nossa ida.
(C) Devemos ter consciência de que os sonhos fazem parte de nossa vida.
(D) Nem todos sentem saudade de seus antepassados.

4) Em uma das opções a seguir a classificação da figura de linguagem está INCORRETA. Assinale-a:

(A) Que os sonhos abracem todos. – prosopopéia
(B) Matar, morrer. Que verbos macabros. – antítese
(C) Sonhei um sonho impossível. – pleonasmo
(D) Tenho recebido milhões de relatos. – hipérbole

5) Todos os substantivos abaixo estão flexionados no plural. Marque a alternativa em que um dos substantivos foi  flexionado INCORRETAMENTE.

(A) bênçãos- feriadões-aparições;
(B) arrozes- caracteres- os pires;
(C) frasezinhas- pasteizinhos- anelzinhos;
(D) álcoois -caracóis- espécimens.

6) Marque o item em que a palavra SE é classificada da mesma forma que a do exemplo a seguir: “A única saudade que não se mata é a de quem morreu.”

(A) De concreto, palpável, tem-se as fotos e gravações caseiras.
(B) Há muitas saudades possíveis de se conviver.
(C) Que verbos macabros para se falar de nostalgia.
(D) Guardam-se as lembranças na memória.

7) Todas as opções abaixo são aceitas pela norma culta, EXCETO:

(A) Prefiro acreditar nela de que nos sonhos.
(B) Devem existir muitas formas de matar a saudade.
(C) Qual de nós pode sonhar acordado?
(D) Fui eu que matei a saudade de você.

8) Em que opção temos, respectivamente, um adjunto adnominal e um complemento nominal?

(A) Meu inconsciente tem necessidade de sonhos.
(B) Ficam as boas lembranças guardadas no coração.
(C) Sempre surge alguma surpresa nas fotos.
(D) Ele se referiu ao belo sonho da irmã.

9) “Sempre é cedo para partir, não importa a idade de quem se foi.” Ao fazer essa afirmação, só não podemos inferir que para a autora:

(A) a morte sempre é um episódio desagradável.
(B) a morte sempre chega antes da hora.
(C) nunca estamos preparados para a morte.
(D) a morte sempre deixa uma aflitiva saudade.

10) “Já sabemos de COR.” Todas as palavras abaixo são cognatas da palavra em destaque, EXCETO:

(A) cordial;
(B) recordar;
(C) tricordiano;
(D) o acorde (subst.).


Gabarito Abaixo: (bem abaixo) rsrsrsrs









































01-C 02-C 03-C 04-B 05-C 06-D 07-A 08-A 09-D 10-D

21 comentários:

  1. Então Sol, adorei a provinha, mas estou precisando de uma ajuda com material para específico de professor A, não sei como achar algo mais resumido, pois já está em cima, e quero tentar esse também. Será que você pode me ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Tenho dito o seguinte: não dá mais tempo de estudar para aprender mais nada não, pois o concurso está muito próximo. O que precisa fazer é relembrar aquilo que de costume cai na Prova, por isso indico tanto refazer as questões e provas.
      Se por outro lado precisar estudar mesmo, tenho indicado aqu mesmo na NET digitar o tema, autor e ler sobre... Material específico eu não tenho infelizmente!!! Aqui em Macaé estão vendendo uma apostila interessante com todo conteúdo...

      Excluir
  2. Boa noite Sol,gostaria de material especifico para prova do cargo de assistente administrativo e logistica,Serviço Social e Auxiliar de Servicos Gerais.Desde já agradeço. Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Então Sol, adorei a provinha, mas estou precisando de uma ajuda com material para específico de professor A, não sei como achar algo mais resumido, pois já está em cima gostaria de material especifico para prova do cargo de assistente administrativo e logistica, e quero tentar esse também. Será que você pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  4. Olá, no começo do Mês enviei meu email solicitando seus arquivos, mas vc não mandou pra mim, peço que se puder, tente me passar de novo. Prova de Assistente Administrativo e, caso haja, de assistente social.

    Grata, Aline.
    aline.campos82@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Sol, vc teria a prova de Professor A da Prefeitura de Macaé do concurso passado? Pode me enviar? bellageo@ig.com.br

    ResponderExcluir
  6. OI SOL, SOU PROFESSORA DA REDE, JÁ NOS ENCONTRAMOS EM DIFERENTES MONENTOS, EM REUNIOES ETC. FIQUEI MUITISSIMO FELIZ EM RECEBER O ENDEREÇO SO SEU BLOG NO MEU E-MAIL( Q ALIAS, NAO SEI COMO VC TINHA) SÓ SEI QUE AMEI A SURPRESA E APROVEITO PARA PARABENIZÁ-LO POR ELE. ESTÁ UM CHARME!!! SE VC TIVER TEMPO, E SE EU NÃO PERDI ALGUMA POSTAGEM SOBRE O CONCURSO. ESSA PROVA DO DIA 17 DE LINGUA PORTUGUESA É ESPECIFICA DO PROFESSOR A? VOCê TEM COMO MANDAR OUTRAS?(rokatere@hotmail.com) OBRIGADA E MAIS UMA VEZ, PARABÉNS PELO SUCESSO E ORGANIZAÇÃO DO BLOG. rosimeri

    ResponderExcluir
  7. Oi Sol, estou muito feliz por receber o end do seu Blog.
    Sol,tem como conseguir provas e gabarito de Agente coletor de Animais e recepcionista e motorista de veículos leves? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Ola Sol, como vai tudo bem?
    Procurando provas pra estudar descobri seu blog e, aproveito para desde já parabenizá-lo. Sol, vi que você tem provas disponíveis para estudo. tem como voce mandar algumas para eu estudar tb? (professor A)
    Aproveita, dá uma visitada no nosso blog da sala de informatica do CIEP Maringá. Estou organizando para ser bem publicado. Da essa força pra gente. Ele ta começando agora, mas com certeza vai ajudar muito os professores das LIEDS
    Um abração

    Armindo Neto


    PS: Se puder mandar as provas, envie pro email armindosneto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!!
    Gostaria de pedir para me enviar as provas e as materias de conhecimento especifico por favor!Para q eu possa reforçar o meu estudo!
    o meu email é rafagiarolla@hotmail.com

    Desde ja Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. boa noite!

    queria saber se alguém tem alguma prova de legislação de macaé.não consigo achar em lugar nenhum. se puder me enviem por favor renata.alvares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, tem algum material de assistente juridico?

    ResponderExcluir
  12. parabens pelo blog, alem de ajudar muita gente está muito lindo com essas fotos,obrigada por enviar o gabarito para o meu e-mail,o qual havia te solicitado.muito obrigada.michele
    michelemendes1983@bol.com.br

    ResponderExcluir
  13. PARABÉNS PELO BLOG, É MUITO INTERESSANTE.TERIA COMO VOCE ME MANDAR MATERIAL DE INFORMÁTICA, MATEMÁTICA E ATUALIDADES?
    DESDE JÁ AGRADEÇO.
    ANDRESSA.
    EMAIL andressa.sibi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde!!!!!!!!!!
    Achei seu blog super interessante, espero q possa me ajudar, pois estou precisando de provas do concursos anteriores para enfermagem nivel superio, do IPDEP/INCP pois não estou consequindo baixar nenhuma prova só da erro sera que você poderia me ajudar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia.
    Parabéns pelo blog.
    Será que você teria alguma prova anterior para nível administrativo superior da IPDEP/INCP para me enviar.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia.
    Parabéns pelo blog. Será que você teria alguma prova do IPDEP/INCP para a área administrativa nível superior para me enviar.
    Grato.

    ResponderExcluir
  17. Sol preciso de material para Portugues. Pode me mandar o que você tiver. meu email é rsmazzini@gmail.com

    abraços!

    ResponderExcluir
  18. BOA NOITE,PEÇO POR GENTILEZA QUE AGUEM ME ENVIE PROVAS COM QUESTOES DE MATEMATICA ,PORTUGUES E PEDAGOGIA DA INCP ,OBRIGADA

    ResponderExcluir