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domingo, 29 de janeiro de 2012

40 Questões de LÍNGUA PORTUGUESA da BANCA INCP/IPDEP

To postando agora 40 questões de Língua Portuguesa da BANCA ORGANIZADORA DO CONCURSO DE MACAÉ 2011/2012. 

Curisidade: Das mais de 40 Provas que possuo há apenas 4 textos diferentes, TODOS eles retirados do Jornal O GLOBO, 3 de autoria do Zuenir Ventura e outro da Martha Medeiros.  As questões gramaticais são todas retiradas do Texto.

As Provas estão abaixo (3 no total) com o Gabarito ao final.  Este é um ótimo exercício!!! BOA SORTE!!!


LÍNGUA PORTUGUESA

Vilões da terra

                  1-Uma pesquisa da BBC de Londres concluindo que o brasileiro é o povo mais preocupado com as mudanças climáticas no mundo é uma inesperada notícia para um país que es tá acostumado a ser acusado de devastar a natureza como se fosse o único. Já os americanos, principais responsáveis pelo aquecimento do planeta, foram considerados pela mesma consulta a 14 mil pessoas em 21 países como os que menos se preocupam com o problema, a começar pelo presidente, que não assinou o Protocolo de Kioto reduzindo a emissão de gases do efeito estufa. 


2-Há duas leituras para essa pesquisa. Uma é pessimista: se nós somos os mais conscientes, imaginem os outros. A segunda, otimista, é que bem ou mal estamos atentos à questão. Esta hipótese é alimentada por um recente estudo da Embrapa Monitoramento por Satélite sobre a evolução das florestas mundiais, desmentindo a imagem do Brasil como o grande vilão da história do desmatamento.

3-O resultado, apresentado na última edição da “Folha do Meio Ambiente” pelo doutor em ecologia Evaristo Eduardo de Miranda, mostra que há 8 mil anos o que viria a ser o Brasil possuía 9,8% da cobertura florestal do planeta. Hoje, o país detém 28,3%. As comparações não deixam dúvidas. Mais de 75% das florestas do mundo desapareceram. A Europa, que sem a Rússia detinha mais de 7% do planeta, hoje tem 0,1%. A África, que possuía 11%, dispõe agora de 3,4%. A cobertura de verde da Ásia caiu de 23,6% para 5,5%. A América Latina, no entanto, saltou de 18,2% para 41,4%.

4-O paradoxo, ressalta o professor da Embrapa, é que em vez de ser reconhecido por esse histórico “ o Brasil vem sendo severamente criticado pelos campeões do desmatamento”. Segundo ele, ao contrário daqueles países, onde a defesa da natureza é um fenômeno recente, a nossa preocupação é antiga, desde o século XVI. Uma legislação protecionista teria garantido a exploração sustentável das florestas de pau-brasil até 1875. “Em 1550 já havia uma lista de árvores reais protegidas por lei, o que deu origem à expressão madeira-de-lei”, informa ele.

5-Se nosso “histórico” não pode servir de álibi para o processo de devastação que promovemos a partir da segunda metade do século XX, deve servir pelo menos para afastar a fantasia de que a defesa da Amazônia tem que vir de fora. Como afirma o professor Miranda, “com invejáveis 69,4 de suas florestas primitivas, o Brasil tem grande autoridade para tratar desse tema frente às críticas dos campeões de desmatamento mundial”. Se não somos um modelo de preservação, não somos também os EUA, onde o Bush afirma cinicamente “levar muito a sério” a questão, mas não vai adotar qualquer medida que prejudique a economia americana.

Ou seja, continuará envenenando a natureza com o gás que sai de suas fábricas.

(VENTURA, Zuenir. In O GLOBO, pág.7, 07\04\2007)


1) “um país que está acostumado a ser acusado de devastar a natureza como se fosse o único.” Assinale a opção em que a palavra COMO não tem o mesmo valor semântico apresentado no exemplo:

(A) Como não cuidamos da natureza, o aquecimento global aumenta.
(B) Foi desmentida a imagem do Brasil como o grande vilão do desmatamento.
(C) Os EUA desmatam suas florestas assim como a Europa.
(D) Tanto como outros países, o Brasil também precisa cuidar das florestas.

2) Entre as alternativas abaixo, a que justifica corretamente o título é:

(A)Mais de 75% das florestas do mundo desapareceram.
(B) Em 1550 já havia uma lista de árvores reais protegidas por lei.
(C) A cobertura verde da Ásia caiu de 23,6% para 5,5%.
(D)Os americanos são os principais responsáveis pelo aquecimento global.

3) Marque a opção em que o SE é classificado como conjunção integrante:

(A) Se não somos um modelo de prevenção não somos também os EUA.
(B) É preciso que os povos se preocupem com a natureza.
(C) Não sabemos se a legislação garantirá a sobrevivência do planeta.
(D)Discute-se a participação de todos na defesa da ecologia.

4) Assinale a opção em que a flexão de número está INCORRETA:

(A) emissão\emissões;
(B) exploração\ explorações;
(C) edição\ edições;
(D) cidadão\ cidadões.

5) Considerando os processos de formação de palavras, todos os itens estão corretos, EXCETO:

(A) desaquecimento – derivação parassintética;
(B) desaparecer- derivação prefixal;
(C) combate – derivação regressiva.
(D)madeira-de-lei – composição por justaposição;

6) Marque a opção CORRETA , levando em conta as concordâncias nominal e verbal:

(A)Mais de um país se preocupam com o meio ambiente.
(B) Qual de nós vamos nos responsabilizar pelo planeta?
(C) Só a Europa está meia atenta ao problema do clima.
(D) Somos nós que temos de cuidar do planeta.

7) Analisando os elementos mórficos das formas verbais, marque o item INCORRETO:

(A) desapareceram – DESAPAREC\radical;
(B) imaginem – E\desinência modo temporal;
(C) continuaremos– A\vogal temática;
(D) saltou- SALTO\ tema.

8) O autor lança mão de vários tipos de argumento . Dos listados abaixo, qual não é usado?

(A) de autoridade;
(B) de comparação;
(C) de enumeração;
(D) de indução.

9) Todas as afirmações abaixo são verdadeiras e podem ser comprovadas pelo texto, menos uma. Identifique-a:

(A) Das regiões do planeta, a Europa é a que possui maior cobertura florestal.
(B) No Brasil, a preocupação com a proteção da natureza é antiga.
(C) O governo americano não se preocupa com a emissão de gases do efeito estufa.
(D)Os campeões de desmatamento mundial são os americanos.

10) A pesquisa da BBC critica os principais responsáveis pelo desmatamento. Considerando essa oração, assinale o item INCORRETO quanto à função sintática de seus termos:

(A) principais – adjunto adnominal;
(B) pelo desmatamento – objeto indireto;
(C) responsáveis – objeto direto;
(D) da BBC – adjunto adnominal.

11) Bem ou mal estamos atentos à questão. O emprego do acento indicativo da crase nessa oração se explica a partir da regra que diz que a preposição está:

(A) seguida de palavra de sentido geral;
(B) sozinha , mas há risco de ambigüidade;
(C) seguida de pronome demonstrativo;
(D) seguida de artigo feminino no singular.

12) O trecho “ Ou seja, continuará envenenando a natureza com o gás poluente que sai de suas fábricas.” contém um pronome
relativo usado conforme as regras da língua padrão. O mesmo ocorre em:

(A) O país continuará poluindo a natureza com o gás a que se referem os pesquisadores.
(B) O país continuará poluindo a natureza com o gás onde existe floresta.
(C) O país continuará poluindo a natureza com o gás a cuja fábrica produz.
(D)O país continuará poluindo a natureza com o gás a que o pesquisador analisou.

13) Analisando as palavras abaixo, só encontramos erro ortográfico em:

(A) pesquisa- parasita- esperteza;
(B) paradoxo- heterodoxo- heterossexual;
(C) histórico- históricamente- historicisar;
(D) emissão – recepção – demissão.

14) Embora os EUA digam que se preocupam com a preservação, não adotam qualquer medida de proteção à natureza. Sem alterar o sentido da oração, a palavra EMBORA pode ser substituída por:

(A) contanto que;
(B) uma vez que;
(C) à medida que;
(D) se bem que.

15) “Uma é pessimista. A segunda, otimista.”(parág.2) Entre os pares abaixo, um deles está INCORRETO quanto ao antônimo. Trata-se do item:

(A) devastação\proteção;
(B) fantasia\ realidade;
(C) paradoxo\ contradição;
(D) evolução\ regressão.

01-A 02-D 03-C 04-D 05-A 06-D 07-D 08-D 09-A 10-B 11-D 12-A 13-C 14-D 15-C

PROVA II
Geração anfetamina

1- O título é de uma crônica de João Ximenes Braga, que a escreveu depois de assistir a um show careta com um grupo em que havia dois universitários, um rapaz de 20 anos e uma moça de 19, típicos representantes do que ele chamou de “geração anfetamina”, em contraposição à sua, do “antidepressivo”. Ele se surpreendeu ao descobrir que em meia hora cada um dos dois havia consumido uma cartela de dez comprimidos de um anorexígeno tarja preta e, “para rebater, outras tantas doses de vodca com energético”. Foi um choque geracional: acostumado com gente que procurava a todo custo se desestressar, Ximenes se defrontava com jovens que “enchiam-se de química para ficarem mais pilhados, mais intensos”. Se alguém um pouco mais velho, com 36 anos, não entende direito o que se passa logo abaixo, imagina quem tem o dobro, o triplo de idade, até mais.

2- Sempre foi difícil compreender um jovem pelos que deixam de sê-lo. Mas acho que não tanto quanto agora. Antigamente era fácil distinguir: este aqui é rebelde, contestador, esse outro é conservador. Hoje, a garotada pode ser tudo ao mesmo tempo. O rapaz universitário, por exemplo, na manhã seguinte, para espanto do cronista, foi fazer prova na PUC, como se tivesse dormido com os anjos. Comportam-se às vezes de maneira para nós estranha, e parece que predomina neles a atração agônica pelo paroxismo – a vertigem, a voragem, o risco e o transe. Em uma palavra, o êxtase, ou melhor, o ecstasy, a droga-símbolo dessa tribo.

3- Não estão a fim de fazer uma revolução para mudar o mundo, mas criar o seu próprio. Em vez de uma nova vida, um substituto a ela, um universo paralelo, ainda que artificial, sem que isso signifique necessariamente viver à margem, como “marginais”, à
maneira dos hippies. Filhos de um tempo que decretou o fim da História, das ideologias e das utopias, eles por sua vez derrubaram tabus, cancelaram limites e passaram a querer tudo a que não têm direito. Nem mesmo a liberdade sexual se apresenta como reivindicação,  conquistada que foi pelos que vieram antes. A própria transgressão não é mais uma busca como era nos anos 60, mas uma prática corriqueira e natural. Por isso é que se surpreendem: “Traficante, eu? Sou universitário.”

4- Essa reação dos que foram presos há pouco eu vi quando no ano passado cobri uma operação policial que desbaratou outra rede desses novos traficantes. Em muitos, a insolência de classe: “Vocês estão perdendo seu tempo. Daqui a pouco um advogado vem me tirar.” Em todos, a (in)consciência tranqüila de que podem tudo. Pretendo voltar ao tema, mas por ora a conclusão é que não se trata de um problema social. Como têm poder aquisitivo, são de classe média, não há como jogar a culpa nas más condições de vida. Para entender, não adianta chamar um sociólogo. É melhor um psicólogo.

(VENTURA, Zuenir. In O CLOBO, pág. 7, 14\11\2007)


QUESTÕES:

1) Comparando as duas gerações citadas no texto, infere-se dos argumentos do autor que:

(A) as duas gerações se equivalem, apenas o tempo é diferente.
(B) falta à “geração anfetamina” uma consciência social do papel que desempenha na sociedade.
(C) enquanto a “geração antidepressivo” era meio amorfa, a “geração anfetamina” apresenta marcas específicas.
(D) tanto a “geração antidepressivo” quanto a “geração anfetamina” podem ser consideradas “marginais” , à maneira dos hippies.

2) “Parece que predomina neles a atração agônica pelo paroxismo – a vertigem, a voragem, o risco e o transe.” ( parágr. 2) Das opções abaixo, aquela que traduz corretamente o significado de PAROXISMO é:

(A) emoções contraditórias;
(B) emoções extremas;
(C) emoções paroxítonas;
(D) emoções alt issonantes.

3) Aquele remédio nos era prejudicial. A palavra NOS exerce a mesma função sintática do termo em destaque no item :

(A) “ depois de assistir a um SHOW careta” ( parág. 1)
(B) “predomina neles a atração agônica pelo PAROXISMO” (parág. 2)
(C) “necessariamente viver à MARGEM” (parágr. 3)
(D) “para espanto do CRONISTA” ( parágr.2)

4) Todos os substantivos abaixo fazem o plural com alteração metafônica, EXCETO:

(A)miolo\ miolos;
(B) bolso\ bolsos;
(C) forno\ fornos;
(D) abrolho\ abrolhos.

5) Assinale a palavra cujo gênero está indicado INCORRETAMENTE:

(A) o estigma;
(B) o ágape;
(C) a alface;
(D) a formicida.

6) Marque a alternativa em que o adjetivo correspondente à locução está ERRADO:

(A) de abelha – apícola;
(B) de gato – felino;
(C) de água – aquilino;
(D) d- de intestino – celíaco.

7) Conforme o texto, as características relacionadas a seguir são marcas da “geração anfetamina”, EXCETO:

(A) Sua principal bandeira é a transgressão e a liberdade sexual.
(B) É atraída para sentimentos de extrema intensidade.
(C) É , em geral, insolente e sem limites.
(D) Vive integrada à sociedade, mesmo que artificialmente.

8) “Para entender, não adianta chamar um sociólogo. É melhor um psicólogo.” Qual das passagens abaixo justifica a afirmação do autor?

(A) A própria transgressão é uma prática corriqueira e natural.
(B) Hoje, a garotada pode ser tudo ao mesmo tempo.
(C) Foi um choque geracional: a “geração da anfetamina” contra a “geração antidepressivo”.
(D) Os jovens enchiam-se de química para ficarem mais pilhados,mais intensos.

9) “O título é de uma crônica de João Ximenes Braga, que a escreveu depois de assistir a um show careta”... Considerando a regência verbal, marque a opção NÃO aceita pela norma culta:

(A) Os jovens não visavam a revolução dos costumes.
(B) O baixista da banda namorava a cantora.
(C) Muitos jovens preferem um anorexígeno a um energético.
(D) O universitário investiu contra o policial.

10) Das formas verbais abaixo, assinale aquela que apresenta incorreção:

(A) Todos se desfizeram de suas drogas.
(B) Quando a polícia chegou, interviu na briga.
(C) Os psicólogos propuseram novos parâmetros de tratamento de dependentes.
(D) Se vires um jovem drogado, ajuda-o.

01-B 02-B 03-B 04-B 05-D 06-C 07-A 08-D 09-A 10-B



PROVA III


LÍNGUA PORTUGUESA

O que falta é dizer “não”

1-Psicólogos e terapeutas acham que nesses permissivos tempos pós-modernos, do liberou geral, um dos males que atacam a juventude urbana de classe média é a anomia, ou seja, a ausência de leis e regras, a falta de referências e limites – a necessidade de se dizer “não” na hora certa. Ao contrário do “é proibido proibir” de outra época, talvez se esteja precisando de um “é proibido permitir”. Mas são os pais, antes dos jovens, que devem aprender isso. Vejam essa história acontecida na semana passada. O pai de um dos três rapazes que agrediram travestis e prostitutas na Barra da Tijuca com jatos de extintor de incêndio roubado considerou natural o que eles fizeram. “Tem gente que faz coisa pior”, justificou. “Foi apenas uma brincadeira de crianças”.

2-De fato, tem gente que faz pior. Por exemplo: os cinco jovens igualmente da classe média que em junho roubaram e espancaram barbaramente a doméstica Sirlei Dias, também na Barra, porque a confundiram com prostituta. Não por coincidência, o pai de um deles reagiu então da mesma maneira contra a prisão de seu filhinho agressor: “Não é justo manter presas crianças que estão estudando”, protestou. O detalhe é que, em nenhum dos dois casos, os jovens estavam saindo de escola ou universidade, mas de uma boate, de madrugada. Com uma educação assim, em que o costume paterno é passar a mão pela cabeça, não é difícil entender por que essas “crianças”, cheias de preconceito, adotem como divertimento a prática da crueldade e de violência gratuita contra pessoas indefesas.

3-É compreensível que os pais dêem apoio e defendam seus filhos em dificuldade, mas a melhor maneira de fazer isso não é
certamente tratando-os como se fossem incapazes de distinguir agressão ou ofensa física e moral de uma brincadeira, sobretudo quando são universitários. Uma das “crianças” de agora tem 19 anos e é estudante de jornalismo. O mais sintomático é que, enquanto seu pai tentava minimizar a gravidade do ato cafajeste, classificando-o como brincadeira, o próprio rapaz admitia seu erro: “Fizemos uma coisa muito errada e estamos arrependidos”, disse na delegacia. “Não bebemos nada e nem estamos drogados. Fizemos foi uma enorme besteira.”

4-Agora comparem a atitude desses pais com a de um outro, Renato Moreira Carvalho, um pedreiro de poucas posses e parcas letras. Quando sua filha Sirlei foi agredida, ele atribuiu as causas da violência juvenil ao excesso de liberdade e falta de limites. “Muitos pais estão procurando saber pouco da vida que o filho leva fora da porta de casa”, advertiu, com autoridade de quem criou quatro filhos “com integridade”, em meio à pobreza, em Imbariê, no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Nenhum diagnóstico do fenômeno foi mais preciso que o dele.

(VENTURA, Zuenir. In O GLOBO, pág. 7, 07\11\2007)

1) Segundo o autor, a falta de limites da juventude só não é conseqüência do(a):

(A) tipo de educação que tem sido oferecida aos jovens.
(B) costume paterno de passar a mão pela cabeça dos filhos.
(C) orientação dos pais aos filhos para que estes distingam agressão de uma brincadeira.
(D) ausência dos pais no cotidiano dos filhos.

2) “não é difícil entender por que essas “crianças”, cheias de preconceito”...(parág. 2) A palavra CRIANÇAS vem entre aspas pois o autor:

(A) quer chamar a atenção do leitor para menores de idade.
(B) critica a atitude dos pais ao tratar seus filhos universitários.
(C) concorda com a idéia de que para os pais os filhos são sempre crianças.
(D) quer dizer que a ação dos jovens é típica de crianças.

3) “Tem gente que faz coisa pior.”(parág.1) Ao usar essa afirmação para justificar a agressão do seu filho, esse pai:

(A) autorizaria a ação do filho desde que alguém já tivesse feito pior.
(B) só condenaria o filho se não houvesse alguma ação anterior pior que a dele.
(C) não condenaria o filho se não houvesse ação posterior pior que a dele.
(D) não autorizaria a ação do filho desde que alguém já tivesse feito pior.

4) “o pai de um deles reagiu então da mesma forma contra a prisão do seu filhinho agressor:”(parág. 2) Em que opção abaixo o diminutivo tem o mesmo valor semântico do expresso no exemplo?

(A) Dorme, filhinho, que já é tarde.
(B) Chorou copiosamente ao ver seu filhinho entre os feridos.
(C) Seu filhinho era o mais alegre do jardim.
(D)Aqui está seu filhinho, doutor! Foi preso por porte de drogas.

5) “Ao contrário de “é proibido proibir” de outra época, talvez se esteja precisando de um “é proibido permitir”. Nas opções abaixo, as expressões apresentam sinônimos que traduzem seus significados, EXCETO:

(A) “é proibido permitir” – proibição;
(B) “é proibido proibir” – liberdade;
(C) “é proibido reagir” – agressão;
(D) “é proibido gritar” – silêncio.

6) ANOMIA quer dizer ausência de leis e regras, falta de referências e limites. Marque a opção INCORRETA quanto ao signi ficado das palavras abaixo:

(A) anarquia – ausência de governo;
(B) atrofia- ausência de desenvolvimento;
(C) acromia – ausência de cor;
(D) aerofagia – ausência de ar.

7) Em um dos itens abaixo está presente um caso de derivação parassintética. Identifique-o:

(A) pós-modernos;
(B) endurecer;
(C) incapazes;
(D) mi nimizar.

8) “não é difícil entender por que essas “crianças”, cheias de preconceito, adotem como divertimento”... Justifica-se o uso do POR QUE (separado) por se tratar de um(a):

(A) interrogativa indireta;
(B) interrogativa direta;
(C) resposta;
(D) pronome relativo seguido de preposição.

9) “É compreensível que os pais dêem apoio “(parág. 3) Nesse período a oração subordinada substantiva está CORRETAMENTE classificada no item :

(A) objetiva direta;
(B) completiva nominal;
(C) predicativa;
(D) subjetiva.

10) Identifique, nas orações abaixo, o valor semântico que a preposição DE assume e, a seguir, assinale a opção que apresenta a seqüência CORRETA:

1- O texto fala de jovens.
2- A agressão é conseqüência de educação errada.
3- A juventude urbana de classe média é preconceituosa, em geral.
4- Os jovens saíam de uma boate.

(A) assunto – causa – origem – lugar;
(B) causa – lugar – assunto – origem;
(C) origem – causa – lugar – assunto;
(D) assunto – origem – causa- lugar.

11) A figura de linguagem está INCORRETAMENTE classificada no item:

(A) Todos somos responsáveis pelos jovens. – silepse de pessoa;
(B) “Foi apenas uma brincadeira de crianças.” – eufemismo;
(C) Esses jovens são parasitas da sociedade. – comparação;
(D) São milhões e milhões de jovens sem limites. – hipérbole.

12) O pai considerou natural o que eles fizeram. A palavra NATURAL exerce, nesse período, a função de:

(A) adjunto adverbial;
(B) predicativo do objeto;
(C) adjunto adnominal;
(D) predicativo do sujeito.

13) A alternativa INCORRETA de acordo com a norma culta é:

(A) Está na hora da sociedade acordar.
(B) Precisa-se de bons cidadãos.
(C) Hoje já não há boas escolas.
(D)Ainda existem bastantes pessoas boas.

14) Assinale a opção que preenche CORRETAMENTE as lacunas do período abaixo:

________ muito tempo os pais não estão mais atentos ____ vida de seus filhos que vão ____ boates e não se preocupam com ____ consequências da bebida.

(A) A – a – à – as;
(B) A – há – a – às;
(C) Há – à – a – as;
(D)Há – a – as – às.

15) Considerando a colocação pronominal, marque a opção que NÃO é aceita pela norma culta:

(A) Sendo jovens de classe média não se entende esse comportamento.
(B) Revelar-lhe-ei os motivos da agressão.
(C) Ninguém julga-se responsável pelos jovens.
(D)Não insista pois nada me fará denunciar esses jovens.



01-C 02-B 03-A 04-D 05-C 06-D 07-B 08-A 09-D 10-A 11-C 12-B 13-A 14-C 15-C


47 comentários:

  1. Que ótimo! Vai ser muito útil! Hoje está chovendo e é um ótimo dia para se dedicar ao estudo, rsrs.
    Obrigada!
    Luciana Vellasco

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  2. Olá, essas questões são de qual nível? Médio ou superior?

    Aline.

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  3. Ambos os níveis!!! Pelo que percebi a Banca não faz muito diferença sobre isso naum.

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  4. Estava procurando esses exercicios para estudar, muito obrigada e parabéns pela iniciativa de ajudar os concursandos!

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  5. Vou Postar provas de MATEMÁTICA e Lei Orgânica de Macaé!!!

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    1. PODERIA ME MANDAR AS PROVAS DE MATEMÁTICA E LEI ORGÂNICA SOBRE O CONCURSO DE MACAE NÍVEL MÉDIO.
      thiagolima84@yahoo.com.br

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  6. Respostas
    1. MANDA PRA MIM TDS AS PROVAS QUE TIVER DA INCP PRECISO TIRAR AS QUESTOES DE MATEMATICA E PORTUGUES PLEASE VOU FAZER O CONCURSO SO TEM 5 VAGAS PRA AGENTE ADMINISTRATIVO DA PREFEITURA DE SILVA JARDIM POR FAVOR NO BLOG TEM PROVAS MAS A MINHA NET NAO DA PRA FIKAR NAVEGANDO SE É KI VC ME ENTENDE MINHA NET UTIMAMENTE TA MEIO LENTA

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    2. MANDA PRA MIM TDS AS PROVAS QUE TIVER DA INCP PRECISO TIRAR AS QUESTOES DE MATEMATICA E PORTUGUES PLEASE VOU FAZER O CONCURSO SO TEM 5 VAGAS PRA AGENTE ADMINISTRATIVO DA PREFEITURA DE SILVA JARDIM POR FAVOR NO BLOG TEM PROVAS MAS A MINHA NET NAO DA PRA FIKAR NAVEGANDO SE É KI VC ME ENTENDE MINHA NET UTIMAMENTE TA MEIO LENTA

      Manda pra esse email : danielegemea@yahoo.com

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    3. olá td bem poderia me enviar provas / questões dessa banca de ensino superior? Se possível do cargo de advogado, agradeço... adelinofnetoadv@hotmail.com

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  7. Olá Professor Sol!

    Obrigada por diponibilizar as questões de língua portuguesa.

    Se for possível, envia as provas de professor de educação infantil e séries iniciais - 1º ao 5º ano.

    Desde já agradeço a atenção prestada.

    email: fabrinerodriguesbine@yahoo.com.br

    Um abraço,

    Fabrine E.M.Joffre

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  8. Professor, essas provas são baseadas nas provas da instituição? Ou são provas da própria?
    Obrigada, assim dá para ter noção e seguir um padrão do que eles podem pedir né?

    Abraços

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  9. Muito obrigada Sol Grey


    att,
    Marigirl90

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  10. Quero parabenizá-lo pelo excelente blog, e que venha mais artigos sobre a Educação.
    Se houver possibilidade de me enviar a última prova da banca referente ao concurso de 2009 (Professor A - 1º ao 5º ano) para meu email(verasampaio98@hotmail.com), ficarei muito grata.
    Vera Lucia.

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  11. Obrigada sol,

    parabéns pela iniciativa de ajudar os outros,
    isso quase não se vê hj em dia.
    um abraço,

    cristiane

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  12. Muito obrigado pela disponibilidade de divulgar as questões.

    Edson

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  13. Caro amigo, sei que ta em cima. Mas você achou alguma coisa em relação a educação física, tecnico de desporto ou fisioterapia dessa banca? Grato. vicente_passos@hotmail.com

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  14. É caro colega, acho que a Prefeitura se empolgou tanto com a palavra ANULAÇÃO que resolveu anular exatamente 221,06, isso mesmo no meu contracheque está escrito (anulação 221,06). Essa é a quantia que faltou no salário de muitos professores, dos quais gastaram além nesse mês de fevereiro com arrumação de sala de aula para receber os pequeninos. Depois tem uns e outros dizendo que temos que trabalhar por amor. E as contas pagamos como? Ah! com AMOR.

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    Respostas
    1. É um absurdo!! E saiba vc que boatos dão conta que pagamos R$ 2.000.000,00 (dois milhões para a Beija-Flor desfilar em Macaé.

      Será verdade???

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  15. Sol, essas provas de Português do INCP que foram postadas são de nível médio ou superior?

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  16. Vera Lucia Ribeiro10 de março de 2012 12:39

    Sol, não sei se você reparou, mas no gabarito preliminar de Professor A, a resposta da questão 37 era D, já no gabarito final consta letra A. Isto é possível?
    Se sobrar um tempinho, tenta analisar para mim, a questão é sobre a LDB (recursos públicos).
    Desde já obrigada.
    Vera Lúcia.

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  17. Adorei o blog , você tem algo sobre educação infantil?

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  18. Professor Sol, gostaria de saber se você tem provas para magistério(Professor de matemática) da banca INCP.
    Desde já agradeço
    Karina Marinho
    Email: jk_marinho@globomail.com

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  19. Olá Sol, aproveitando este site maravilhoso que já se encontra na boca dos professores, gostaria que alguém pudesse interagir e responder, escutamos todos os dias que não terá mais chamada do CONCURSOS/2008, uma vez, que já foi encerrado o seu prazo em setembro/2011, então porque existe uma convocação feita em 2012 de um candidato no cargo de almoxarife (MARIA DE FATIMA RANGEL PACHECO)que ocupava a posição 44ª, sendo que na lista de última convocação o último convocado era de posição 21ª (AMERICO FABIANO DE SA FAUSTINO)?????????

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    1. Nossa, informação muito séria! Acho que deveria procurar a Procuradoria Municipal, prédio da Prefeitura e esclarecer essa situação. Sinceramente acho que tem alguma coisa errada. A PMM não daria esse "mole"

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  20. Colega pelo meu controle, a última convocação em que houve convocação para o cargo de almoxarife, se encontra no edital de convocação 31, onde o último candidato a ser chamado era de posição 36 ELVIRA REIGADO e depois tivemos convocações no edital 32, 33 e um edital de reconvocação, nada mais, a não ser este de 30/01/2012 que nem numeração de edital existe. E o candidato realmente se encontrava nessa posição de 44 MARIA DE FATIMA RANGEL

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  21. obrigado pelas provas da Lingua Portuguesa e pelas dicas no blog. Caso você tenha provas de Geografia,gostaria de receber no meu mail.
    Mail.alicesertori@oi.com.br.
    Desde ja agradeço.

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  22. Olá! Boa tarde, Sol!

    Você tem alguma prova de português dessa outra autora que você menciounou mas não postou?
    Se você puder me mandar ficarei muito agradecida: falbricker@hotmail.com

    Obrigada

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  23. Olá

    Gostaria de dizer que adoreiiiiiiiiiiiiiiiiii seu blog está de parabéns!!

    Queria saber se é possível vc me enviar o link ou as questoes de saúde q vc postou, pois já revirei o blog e não acho..rsrsrsrsrsrs

    Vou fazer a prova pra Assistente Social e como foi bem corrido SUS vou estudar fazendo algumas questoes

    As questões LOM eu consegui conferir por ela.

    Abraços meu e-mail: rafaeladrm@hotmail.com

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  24. olá,sol !! vc teria alguma informação sobre o código tributário do município de C.Abreu e lei complementar, ou até mesmo alguém que saiba me passar algumas dicas ???

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  25. Olá professor,
    Vc já tem questões da lei orgânica de São pedro da aldeia e provas do serviço social ? Se tiver por favor me envie,

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  26. olá sol,poderia mandar as provas anteriores da incp ? pois as que achei foram todas do seu blog meu e-mail e gustavomiranda95@bol.com.br

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  27. Teria como me mandar provas de magistério de matemática do INCP? Meu email: brunalauteixeira@hotmail.com.
    Abs,
    Desde já agradeço.

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  28. Olá,
    poderia me enviar provas de magistério nível médio e superior português do INCP?
    Meu email: camilamachado26@yahoo.com.br
    Obrigado.

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  29. Olá Sol, bom dia!

    Poderia me enviar por favor as provas de ensino médio da banca INCP - área administrativa.
    elenicesantosmarinho@gmail.com
    Obrigada

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  30. Olá,

    teria como me enviar por favor as provas de DOC II e DOC I língua portuguesa da banca INCP?

    cinthiapm1985@gmail.com

    Grata,

    Cinthia

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  31. Olá, você teria alguma prova na área de odontologia, ou questões de SUS, e mais questões de português?
    bnpmenezes@hotmail.com
    Obrigado!

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  32. Olá Sol. Eu estou muito das provas anteriores dessa banca INCP, pois vou fazer prova pra pref de São Pedro da Aldeia e peço por favor. se voce puder me mandar algumas provas que contenha matemática e legislação municipal. Desde já lhe agradeço muito. Obrigado!!!! Renato Pacheco - rebiomar@gmail.com

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  33. Olá Professor Sol!

    Obrigada por disponibilizar as questões de língua portuguesa.

    Se for possível, me envie por gentileza as provas de PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL I (1º AO 5º ANO)

    email: julianecoelho18@hotmail.com

    Desde já agradeço;

    Juliane Coelho

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  34. Boa noite,Professor!
    Poderia fazer a gentileza de me enviar provas PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL I (1º AO 5º ANO).
    Desde ja muito obrigada. renatarodriguesb@yahoo.com.br

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  35. Boa noite,alguem pode postar para mim prova de professor
    banca Incp,obrigada

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  36. PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL banca incp alguem se tiver me faça esse favor

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  37. PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL banca incp alguem se tiver me faça esse favor

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