Aproveite galerinha, posto abaixo tds as questões de LOM organizadas pelo professor Jean.
Dicas:
Lei primeiro a LOM inteira, pegue os simulados, resolva-os e depois procure pela resposta correta na própria LOM, corrigindo suas questões. Por fim, para cofirmar vá no final desta Postagem e pegue o gabarito e consulte.
Não adianta apenas pegar o gabarito e fazer as questões.
Quer mais dicas de como passar em concurso público?
Leia minhas primeiras postagens no BLOG, encontrará bons tutorias de como estudar, como se preparar, como prever o que vai cair,....
ATENÇÃO: OS SIMULADOS VÃO DO 3 ao 18
Simulado 3
1 - Marque a incorreta :
I - os cargos,
empregos e funções públicas, são acessíveis aos brasileiros a que preencham
os requisitos
estabelecidos em lei.
II - a investidura em
cargos ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso
público de provas ou
de provas e títulos, ressalvadas as nomeações e exoneração.
III - não haverá
limite máximo de idade para a inscrição em concurso público, constituindo-se,
entretanto, em
requisito de acessibilidade ao cargo ou emprego a possibilidade de permanência
pôr cinco anos no seu efetivo exercício.
IV - o prazo de
validade de concurso público é de até 2 (dois) anos, prorrogável uma vez pôr
igual período;
V – O concurso
público nunca poderá ter prorrogação de prazo.
2 - Marque a incorreta :
A- a convocação do
aprovado em concurso far-se-á mediante publicação oficial, e pôr
Correspondência.
B - os cargos em
comissão e as funções de confiança devem ser exercidos, preferencialmente pôr
servidores ocupantes de cargo de carreira técnica ou profissional, nos casos e
condições previstos
em lei.
CI - é garantido ao
servidor público o livre direito à livre associação sindical;
D - o direito de
greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar
federal;
E – o servidor
público nunca terá direito a greve.
3 - Marque a incorreta :
A - a lei reservará
percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de
deficiência e
definirá os critérios de sua admissão.
B - a lei
estabelecerá os casos de contratação pôr tempo determinado para atender a necessidade
temporária de excepcional interesse público.
C - a revisão geral
da remuneração dos servidores públicos far-se-á sempre na mesma data;
D - a lei fixará o
limite máximo entre a maior e a menor remuneração dos servidores
públicos, observado,
como limite máximo, os valores percebidos como remuneração em espécie, pelo
Prefeito.
E – o Prefeito não
precisa de autorização da câmara dos vereadores para aumentar seu salário.
4 - Marque a incorreta:
A - os vencimentos doa cargos do Poder
Legislativo não poderão ser superiores aos pagos
pelo Poder Executivo.
B - é vedada a
vinculação ou equiparação de vencimentos, para efeito de remuneração de
pessoal do serviço
público, ressalvado o disposto no inciso anterior e no § 1º do Artigo 19, desta
Lei Orgânica.
C - os acréscimos
pecuniários percebidos pôr servidor público não serão computados nem
acumulados para fins
de concessão de acréscimo ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico
fundamento.
D - os vencimentos
dos servidores públicos são irredutíveis.
E – os vencimentos
dos servidores público não são irredutíveis.
5 - Marque a incorreta:
A - é vedada a
acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver
compatibilidade de horários.
B - somente pôr lei
específica poderão ser criadas empresa pública, sociedade de
economia mista,
autarquia ou fundação pública;
C - a publicidade dos
atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos
deverá ter caráter
educativo, informativo ou de orientação social.
D - as reclamações
relativas à prestação de serviços públicos serão disciplinados em lei.
E – as reclamações
relativas à prestação de serviço público ficam a critério do prefeito.
6 - Marque a incorreta :
A- Os atos de
improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos públicos, a
perda da função
pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e
gradação previstas em
lei, sem prejuízo da ação penal cabível.
B - Os prazos de
prescrição para ilícitos praticados pôr qualquer agente, servidor ou não,
que causem prejuízos
ao erário, ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento, são os
estabelecidos em lei
federal.
C - As pessoas
jurídicas de direito público e as de direito privado, prestadoras de serviços
públicos responderão
pêlos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros,
assegurando o direito
de regresso contra o responsável nos casos de dolo e culpa.
D - O Município
instituirá regime jurídico único e planos de carreira para os servidores
da administração
pública direta, das autarquias e das fundações públicas.
E - A lei não assegurará, aos servidores da administração
direta, isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou
assemelhadas do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivos e
Legislativo, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à
natureza ou ao local de trabalho.
7 - Marque a incorreta :
A - As gratificações
pôr tempo integral e função, só serão incorporados aos vencimentos
após 08 (oito) anos
alternados, e posteriormente, para efeito de aposentadoria.
B - Será concedido ao
servidor pôr triênio de ininterrupto exercício no serviço público
municipal, um
adicional de 05% (cinco pôr cento) do seu salário, até o limite de 11 (onze)
triênios.
C- Vedado significa
proibido.
D – Sancionar
significar concordar.
E – Sustar significa
exonerar.
8 - O servidor será aposentado:
I - por invalidez
permanente.
II – compulsoriamente.
III –
voluntariamente.
IV- aos 35 (trinta e
cindo) anos de serviço, se homem, e aos 30 (trinta), se mulher, com
proventos integrais;
V- aos 40 anos de efetivo exercício em funções de
magistério, se professor, e 35 , se professora, com proventos integrais.
9 - Marque a incorreta :
A - O tempo de
serviço público federal, estadual ou municipal será computado
integralmente para os
efeitos de aposentadoria e de disponibilidade.
B- Os períodos de
férias e licença prêmio não gozadas, contar-se-ão em dobro para efeito
de aposentadoria.
C - Os proventos da
aposentadoria serão revistos, na mesma proporção e na mesma data.
D - O benefício da
pensão por morte corresponderá à totalidade dos vencimentos ou
proventos do servidor
falecido, até o limite estabelecido em lei.
E - - O tempo de
serviço público federal, estadual ou municipal não será computado
integralmente para os
efeitos de aposentadoria e de disponibilidade
10 - Marque a incorreta :
A-- O servidor substituto de outro, há pelo menos 08 (oito) anos,
terá direito, ao
aposentar-se, a
proventos equivalentes aos vencimentos e vantagens respectivos, mediante
comprovação, salvo
opção em contrário.
B - São estáveis após 02 (dois) anos de efetivo exercício, os
servidores nomeados em
virtude de concurso
público.
C - O servidor
público estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada
D - Ao servidor público em
exercício de mandato eletivo, aplicam-se as disposições do
Artigo 38 da
Constituição Federal.
E - Ao servidor público em
exercício de mandato eletivo, aplicam-se as disposições do
Artigo 100 da
Constituição Federal.
Simulado 4
1 – Marque a incorreta :
A - O Poder Legislativo é
exercido pela Câmara Municipal.
B - Cada legislatura tem a duração de 04
(quatro) anos, correspondendo cada
ano a uma sessão
legislativa.
C - A Câmara Municipal
compõe-se de Vereadores eleitos pelo sistema proporcional.
D - Os vereadores são representantes do povo, com mandato de 04 (quatro) anos.
E – Os vereadores
representam o prefeito.
2 - Não é condição de elegibilidade para o exercício do
mandato de Vereador, na forma da lei federal:
I - A nacionalidade
brasileira;
II - o pleno
exercício dos direitos políticos;
III - o alistamento
eleitoral;
IV - o domicílio
eleitoral na circunscrição;
V – ser funcionário
público.
3 - A convocação
extraordinária da Câmara far-se-á:
I - pelo Prefeito,
quando este a entender necessária;
II - pelo Presidente
da Câmara para o compromisso e a posse do Prefeito e do Vice-Prefeito;
III - pelo
Presidente da Câmara ou a requerimento da maioria dos membros desta, em casos
de urgência ou
interesse público relevante;
IV - pela Comissão
Representativa da Câmara, conforme previsto no Artigo 40, V, desta Lei
Orgânica.
V – por qualquer
cidadão.
4 – Marque a incorreta :
A - Na sessão
legislativa extraordinária, a Câmara Municipal somente deliberará sobre a
matéria para a qual
foi convocada.
B - As deliberações da Câmara serão tomadas por maioria de votos,
presente a maioria
de seus membros,
salvo disposição em contrário prevista na Constituição Federal e nesta Lei
Orgânica.
C-- A sessão legislativa ordinária não será interrompida sem a
deliberação sobre o
projeto de lei
orçamentária.
D - As sessões da Câmara realizar-se-ão em recinto destinado ao
seu funcionamento.
E –As sessões da
câmara poderão ser realizadas em qualquer recinto.
5 – Marque a incorreta :
A - Os dias e horários das sessões ordinárias e
extraordinárias da Câmara Municipal são
os estabelecidos em
seu Regimento Interno.
B - Poderão ser
realizadas sessões solenes fora do recinto da Câmara.
C - As sessões serão públicas, salvo deliberação em contrário, de
2/3 (dois terços) dos
Vereadores, adotada
em razão de motivo relevante.
D - As sessões somente serão abertas com a presença de, no mínimo
um 1/3 (hum
terço) dos membros
da Câmara.
E – Não é permitida sessão da câmara
aberta ao público.
6- Não cabe à Câmara Municipal, com a sanção do
Prefeito, dispor sobre todas as matérias
de competência do
Município, especialmente sobre:
I - tributos
municipais, arrecadação e dispêndio de suas rendas;
II - isenção e
anistia em matéria tributária, bem como remissão de dívidas;
III - orçamento
anual, plano plurianual e autorização para abertura de créditos suplementares
e especiais;
IV - operações de
crédito, auxílios e subvenções;
V – arrecadar
tributos.
7- Não cabe à Câmara Municipal, com a sanção do Prefeito,
dispor sobre todas as matérias de competência do Município, especialmente
sobre:
I - concessão
administrativa de uso dos bens municipais;
II - alienação dos
bens públicos;
III - aquisição de
bens imóveis, salvo quando se tratar de doação sem encargos;
IV - organização
administrativa municipal, criação, transformação e extinção de cargos,
empregos e funções
públicas, bem como a fixação dos respectivos vencimentos;
V – diminuir valor
de impostos e taxas.
8- Não cabe à Câmara Municipal, com a sanção do
Prefeito, dispor sobre todas as matérias de competência do Município,
especialmente sobre:
I - aprovação do
Plano Diretor e demais Planos e Programas de Governo;
II - autorização
para assinatura de convênios de qualquer natureza com outros Municípios
ou com entidades
públicas ou privadas;
III - delimitação do
perímetro urbano;
IV - transferência
temporária da sede do governo municipal;
V – Indicar
administrador de escolas municipais.
9- Não é da competência exclusiva da Câmara
Municipal:
I - eleger os
membros de sua Mesa Diretora;
II - elaborar o
Regimento Interno;
III - organizar os
serviços administrativos internos e prover os cargos respectivos;
IV - propor a
criação ou a extinção dos cargos dos serviços administrativos internos e a
fixação dos
respectivos vencimentos;
V – conceder abono
pecuniário a funcionários terceirizados
10- Não é da competência
exclusiva da Câmara Municipal:
I - autorizar o
Prefeito a ausentar-se do Município, quando a ausência exceder a 15(quinze)
dias;
II - exercer a
fiscalização contábil, financeira e orçamentária do Município, mediante
controle
externo, e pelos
sistemas de controle interno do Poder Executivo;
III - tomar e julgar
as contas do Prefeito, deliberando sobre o parecer do Tribunal de Contas
do Estado, no prazo
máximo de 60 (sessenta) dias de seu recebimento, observados os seguintes preceitos.
IV – Supervisionar a
eficácia do orçamento anual.
V – Pegar
empréstimos públicos.
Simulado 5
1- Não é da competência
exclusiva da Câmara Municipal:
I - autorizar o
Prefeito a ausentar-se do Município, quando a ausência exceder a 15(quinze)
dias;
II - exercer a
fiscalização contábil, financeira e orçamentária do Município, mediante controle
externo, e pelos
sistemas de controle interno do Poder Executivo;
III - tomar e julgar
as contas do Prefeito.
IV- autorizar a
realização de empréstimo ou de crédito interno ou externo de qualquer
natureza, de
interesse do Município;
V – Nomear secretários.
2- Não é da competência
exclusiva da Câmara Municipal:
I - proceder a
tomada de contas do Prefeito, através de comissão especial, quando não
apresentadas à
Câmara, dentro de 60 (sessenta) dias após a abertura da sessão legislativa.
II - aprovar
convênio, acordo ou qualquer outro instrumento celebrado pelo Município com a
União, o Estado,
outra pessoa jurídica de direito público interno, de direito privado,
instituições
estrangeiras ou
multinacionais, quando se tratar de matéria assistencial, educacional, cultural
ou técnica.
III - estabelecer e
mudar temporariamente o local de suas reuniões.
IV - convocar os
Secretários, Diretores de Divisões do Município ou autoridades
equivalentes para
prestar esclarecimentos.
V – Nomear diretores
para as escolas municipais.
3 - Não é da competência
exclusiva da Câmara Municipal:
I - encaminhar
pedidos escritos de informação aos Secretários.
II - ouvir
Secretários, Diretores de Divisão do Município ou autoridades equivalentes.
III - deliberar
sobre o adiamento e a suspensão de suas reuniões;
IV - criar comissão
parlamentar de inquérito sobre fato determinado e prazo certo.
mediante
requerimento de 1\3(hum terço) de seus membros;
V – Nomear os
administradores das autarquias.
4 - Não é da competência
exclusiva da Câmara Municipal:
I - conceder título
de cidadão honorário.
II - solicitar a
intervenção do Estado no Município;
III - julgar o
Prefeito, Vice-Prefeito e os Vereadores, nos casos previstos em lei federal;
IV - fiscalizar e
controlar os atos do Poder Executivo, incluídos os da Administração indireta;
V – Criar
secretarias.
5 – Marque a incorreta :
A – A Câmara
municipal deve fixar a remuneração do
Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores e Secretários, observando o artigo 29 da
Constituição Federal.
B - Os subsídios do Prefeito
e do Vice-Prefeito serão fixados por Lei de iniciativa da
Mesa Diretora da
Câmara Municipal.
C – O subsídio dos Vereadores terá como limite máximo, o valor
permitido pela
Constituição
Federal.
D - Poderá ser prevista remuneração para as sessões
extraordinárias, desde que
observado o limite
fixado no artigo anterior.
E – Não será permitida sessão
extraordinária da câmara.
6 – Marque a incorreta :
A - A lei fixará critérios de indenização de despesas
de viagem do Prefeito, do Vice-
Prefeito e dos
Vereadores.
B - - Ao término de cada sessão legislativa a Câmara elegerá, dentre
os seus membros
em votação secreta,
uma Comissão Representativa.
C - Os Vereadores são invioláveis no exercício do
mandato e na circunscrição do
Município, por suas
opiniões, palavras e votos.
D - É incompatível com o decoro parlamentar, além
dos casos definidos no Regimento
Interno, o abuso das
prerrogativas asseguradas aos Vereadores ou a percepção por estes de
vantagens indevidas.
E – Nenhum vereador
perderá o mandato por abuso de prerrogativa parlamentar..
7 – È
livre ao vereador:
a) firmar ou manter
contrato com o Município, com suas autarquias, fundações, empresas
públicas, sociedades
de economia mista ou com suas empresas concessionárias de serviço público.
b) aceitar cargos, emprego ou função, no
âmbito da Administração Pública Direta ou Indireta
Municipal.
c) ocupar cargo,
função ou emprego na Administração Pública Direta ou Indireta do
Município.
d) ser proprietário,
controlador ou diretor de empresas que goze de favor decorrente de
contrato com pessoa
jurídica de direito público do Município, ou nela exercer função remunerada.
e) propor leis.
8 – Não Perderá o mandato o Vereador:
I - que infringir
qualquer norma estabelecidas em lei;
II - cujo
procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar ou atentatório
às
instituições
vigentes;
III - que
utilizar-se do mandato para a prática de atos de corrupção ou de improbidade
administrativa;
IV - que deixar de
comparecer, em cada sessão legislativa anual, à terça parte das sessões
ordinárias da
Câmara, salvo doença comprovada, licença ou missão autorizada pela edilidade;
V - que fixar
residência dentro do Município;
8 – Não perderá o mandato o Vereador:
I - que perder ou
tiver suspensos os direitos políticos;
II - quando o
decretar a Justiça Eleitoral nos casos previstos na Constituição Federal;
III - que deixar de
tomar posse, sem motivo justificado, dentro do prazo estabelecido nesta
IV – que for condenado pela justiça
eleitoral.
V – que faltar a uma sessão da câmara.
9 – Marque a incorreta :
A - A Câmara
reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de janeiro.
B- O mandato da Mesa será de 02(dois) anos.
C - A Mesa da Câmara
se compõe do Presidente, Vice-Presidente, do Primeiro
Secretário e o
Segundo Secretário.
D - A Câmara terá
comissões permanentes e especiais.
E – O mandato da
mesa da câmara será de 4 anos.
10 - Cabe as comissões
permanentes em razão da matéria de sua competência :
I - discutir e votar
projetos de lei que dispensar.
I - realizar
audiências públicas com entidades da sociedade civil;
III - convocar os
Secretários, Diretores de Divisão do Município ou autoridades equivalentes,
para prestarem
informações sobre assuntos inerentes às suas atribuições.
IV - receber
petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra
atos ou omissões das
autoridades ou entidades públicas;
V - indicar secretários e diretores de ecolas.
Simulado 6
1
- Marque a incorreta :
A
- As Representações Partidárias, terão Líder e,
quando for o caso, Vice-Líder.
B
- - A
Câmara Municipal, observado o disposto nesta Lei Orgânica, compete elaborar
seu
Regimento Interno.
C - A iniciativa das leis complementares e
ordinárias cabe a qualquer Vereador.
D
- As leis complementares somente serão
aprovadas se obtiverem maioria absoluta
dos
votos dos membros da Câmara Municipal.
E -
As leis complementares serão aprovadas
apenas por iniciativa de um vereador.
2 -
À Mesa da câmara, dentre outras atribuições não compete:
I -
tomar todas as medidas necessárias à regularidade dos trabalhos legislativos;
II
- propor projetos que criem ou extinguem cargos nos serviços da Câmara e fixem
os
respectivos
vencimentos;
III
- apresentar projetos de lei dispondo sobre abertura de créditos suplementares
ou
especiais,
através do aproveitamento total ou parcial das consignações orçamentárias da
Câmara;
IV
- promulgar a Lei Orgânica e suas emendas;
V –
Pegar empréstimos públicos.
3
- Dentre outras atribuições, não compete ao Presidente da Câmara:
I -
representar a Câmara em Juízo e fora dele;
II
- dirigir, executar e disciplinar os trabalhos legislativos e administrativos
da Câmara;
III
- interpretar e fazer cumprir o Regimento Interno;
IV
- promulgar as resoluções e decretos legislativos;
V -
Sancionar Leis.
4
- O processo legislativo municipal não compreende a elaboração de:
I -
emendas à Lei Orgânica Municipal;
II
- leis complementares;
III
- leis ordinárias;
IV
- leis delegadas, resoluções e decretos
legislativos.
V –
Mandado de injunção.
5
- A Lei Orgânica Municipal não poderá ser emendada mediante proposta:
I -
de 1/3 (hum terço), no mínimo, dos membros da Câmara Municipal;
II
- do Prefeito Municipal;
III
- de iniciativa popular;
IV-
A proposta de emenda será votada em 02 (dois) turnos com interstício mínimo de
10 (dez) dias, e aprovada por 2/3 (dois terços) dos membros da Câmara
Municipal;
V – De um
deputado Estadual.
6
- Não é de
iniciativa do Prefeito as leis que disponham sobre:
I -
criação, transformação ou extinção de cargos, funções ou empregos públicos na
Administração
Direta e Autárquica ou aumento de sua remuneração;
II
- servidores públicos do Poder Executivo, da Administração Indireta e Autarquias,
seu
regime
jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria;
III
- criação, estruturação e atribuições das Secretarias, Departamentos ou
Diretorias
equivalentes
e órgãos da Administração Pública;
IV
- matéria orçamentária, e a que autorize abertura de créditos ou conceda
auxílio e
subvenções.
V –
Que altera suplementação de verba federal.
7
- Marque a incorreta :
A
- É da competência exclusiva da Mesa da Câmara
a iniciativa das leis que disponham
Sobre
a autorização para abertura de créditos suplementares.
B- - O Prefeito poderá solicitar urgência para
apreciação de projetos de sua iniciativa.
C -
As leis delegadas serão elaboradas pelo Prefeito, que deverá solicitar a
delegação à
Câmara
Municipal.
D -
Os projetos de resolução disporão sobre matérias de interesse interno da Câmara
e
os
projetos de decreto legislativo, sobre os demais casos de sua competência
privativa que produzirá efeitos externos, não dependendo de sanção ou veto do
Prefeito Municipal.
E – A Lei delegada pode ser emanada de qualquer
vereador.
7
- Marque a incorreta :
A - A matéria constante do projeto de lei
rejeitado somente poderá ser objeto de novo
projeto,
na mesma sessão legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros
da
Câmara.
B
- A fiscalização contábil, financeira,
orçamentária, operacional e patrimonial do
Município
será exercida pela Câmara Municipal.
C -
O controle externo da Câmara será
exercido com o auxílio do Tribunal de Contas do
Estado.
D -
As contas do Prefeito e da Câmara
Municipal, prestadas anualmente serão julgadas
pela
Câmara dentro de 60(sessenta) dias após o recebimento do parecer prévio do
Tribunal de
Contas
ou órgão estadual a que for atribuída essa incumbência.
E –
Não cabe ao tribunal de contas do Estado, julgar as contas do município.
8
- Marque a incorreta :
A
- O Poder Legislativo, no exercício de sua
função fiscalizadora, criará uma comissão
composta de 03 (três) Vereadores, que auxiliados por um contador
apresentará mensalmente um relatório sobre a execução do orçamento, com base
nos balancetes enviados à Câmara pelo Poder Executivo e no exame da
documentação contábil neles referidas.
B – O Presidente da Câmara fará publicar mensalmente nos jornais
locais,
para conhecimento público.
C
- O Executivo manterá sistema de controle
interno.
D -
O Poder Executivo Municipal é exercido
pelo Prefeito, auxiliado pelos Secretários,
Diretores
de Divisão do Município ou autoridades equivalentes, com atribuições
assemelhadas.
E – O poder executivo é exercido pelo Prefeito sem
auxilio de ninguém.
9
- Marque a incorreta :
A -
A eleição do Prefeito e do Vice-Prefeito realizar-se-á simultaneamente com a de
Vereadores,
nos termos estabelecidos no Artigo 29, incisos I e II da Constituição Federal.
B
- A
eleição do Prefeito importará a do Vice-Prefeito com ele registrado.
C
- O
Prefeito e o Vice Prefeito tomarão posse no dia 1º de janeiro do ano subsequente.
D -
- O Vice-Prefeito não poderá recusar-se
a substituir o Prefeito, sob pena de extinção do
Mandato.
E –
O Vice- Prefeito pode se recusar-se a substituir o Prefeito que não perderá o
mandato.
10
- Marque a incorreta :
A -
Em caso de impedimento do Prefeito e do
Vice-Prefeito, ou vacância do cargo
assumirá
a administração municipal o Presidente da Câmara.
B
- A recusa
do Presidente da Câmara, por qualquer motivo, a assumir o
cargo
de Prefeito, importará em automática renúncia à sua função de dirigente do
legislativo.
C -
O mandato do Prefeito é de 04 (quatro) anos.
D -
O Prefeito e o Vice-Prefeito, quando no
exercício do cargo não poderão, sem licença
da
Câmara Municipal, ausentar-se do Município por período superior a 15 (quinze)
dias, sob pena de perda do cargo ou de mandato.
E –
O Prefeito não tem direito a férias.
Simulado 7
1 - O
Prefeito regularmente licenciado terá direito a perceber a remuneração,
quando:
I -
impossibilitado de exercer o cargo, por motivo de doença devidamente
comprovada;
II
- em gozo de férias;
III
- a serviço ou em missão de representação do Município.
IV -
O Prefeito gozará férias anuais de 30 (trinta) dias, sem prejuízo da
remuneração.
V –
O Prefeito não terá direito a férias.
2
- Compete
ao Prefeito, entre outras atribuições:
I -
iniciar processo legislativo, na forma e casos previstos nesta Lei Orgânica;
II
- representar o Município em juízo e fora dele;
III
- sancionar, promulgar e fazer publicar as leis aprovadas pela Câmara e expedir
os
regulamentos
para sua fiel execução;
IV
- vetar, no todo ou em parte, os projetos e lei, aprovados pela Câmara;
V –
Participar de todas as seções da cãmara.
3 - Compete
ao Prefeito, entre outras atribuições:
I -
nomear e exonerar seus auxiliares diretos da Administração Pública Direta e
Indireta;
II
- decretar, nos termos da lei, desapropriação por necessidade ou utilidade
pública, ou por
interesse
social;
III
- expedir decretos, portarias e outros atos administrativos;
IV
- permitir ou autorizar o uso de bens municipais, por terceiros;
V –
Pegar empréstimos públicos sem autorização da câmara.
4 - Compete
ao Prefeito, entre outras atribuições:
I -
prover os cargos públicos e expedir os demais atos referentes à situação
funcional dos
servidores;
II -
enviar a Câmara os projetos de lei relativos ao orçamento anual e o plano
plurianual do
Município
e das suas autarquias;
III
- encaminhar à Câmara, até 15 de abril, a prestação de constas, bem como os
balanços do
exercício
findo;
IV
- encaminhar aos órgãos competentes os planos de aplicação e as prestações de
contas
exigidas
em lei;
V –
Participar de todos os processos de licitação.
5 - Compete
ao Prefeito, entre outras atribuições:
I -
fazer publicar os atos oficiais;
II
- prestar à Câmara, dentro de 30 (trinta) dias, as informações pela mesma
solicitadas,
III
- prover os serviços e obras de administração pública;
IV
- superintender a arrecadação dos tributos.
V –
O Prefeito não deve nenhum esclarecimento a câmara.
6 - Compete
ao Prefeito, entre outras atribuições:
I -
colocar à disposição da Câmara.
II
- aplicar multas previstas em leis e contratos.
III
- resolver sobre os requerimentos, reclamações ou apresentações que lhe forem
dirigidas;
IV
- oficializar, obedecidas as normas urbanísticas aplicáveis.
V –
O Prefeito não precisa responder as reclamações da população.
7 - Compete
ao Prefeito, entre outras atribuições:
I -
convocar extraordinariamente a Câmara, quando o interesse da administração o
exigir;
II
- aprovar projetos de edificação e planos de loteamento, arruamento e
zoneamento
urbano
ou fins urbanos;
III
- apresentar, anualmente, à Câmara, relatório circunstanciado sobre o estado
das obras
e
dos serviços municipais, bem assim o programa da administração para o ano
seguinte;
IV
- organizar os serviços internos das repartições criadas por lei.
V –
Não deve organizar os serviços internos das repartições criadas por Lei.
8
- Compete ao Prefeito, entre outras
atribuições:
I -
contrair empréstimos e realizar operações de créditos.
II
- providenciar sobre a administração dos bens do Município e sua alienação.
IIII
- organizar e dirigir, nos termos da lei, os serviços relativos às terras do
Município.
IV
- desenvolver o sistema viário do Município;
V –
Não cabe ao |Prefeito contrair empréstimos públicos.
9
- Compete ao Prefeito, entre outras
atribuições:
I -
conceder auxílios, prêmios e subvenções no limite das respectivas verbas
orçamentárias
e do plano de distribuição, prévia e anualmente aprovado pela Câmara.
II
- providenciar sobre o incremento do ensino.
III
- estabelecer a divisão administrativa do Município, de acordo com a lei;
III
- solicitar o auxílio das autoridades policiais do Estado para garantia do
cumprimento
dos
seus atos;
IV
- solicitar, obrigatoriamente, autorização à Câmara, para ausentar-se do
Município por
tempo
superior a 15 (quinze) dias.
V –
O Prefeito não precisa de autorização da câmara para se ausentar do município
por mais de 15 dias.
10
- Compete ao Prefeito, entre outras
atribuições:
I -
adotar providências para a conservação e salvaguarda do patrimônio municipal.
II
- publicar, até 30 (trinta) dias após o encerramento de cada bimestre relatório
resumido
da
execução orçamentária.
III
- estimular a participação popular.
IV
- estabelecer a divisão administrativa do Município, de acordo com a lei.
V
- Não de solicitar o auxílio das
autoridades policiais do Estado para garantia do cumprimento
Simulado 8
1
– São auxiliares diretos do Prefeito:
I -
Os Secretários Municipais;
II
- Diretores e Administradores de órgãos da Administração Pública Direta e
Indireta;
III
- Chefe de Gabinete;
IV
- Assessores e Chefe de Sessões.
V –
Os permissionários do governo.
2
- São condições essenciais para a investidura no
cargo de auxiliares diretos do
Prefeito:
I -
a nacionalidade brasileira;
II
- estar no exercício dos direitos políticos;
III
- ser maior de 18(dezoito) anos.
IV – Título de eleitor do município.
V – O título de eleitor não precisa ser do
município.
3
- Além das
atribuições fixadas em lei, compete aos Secretários, Diretores de Divisão
ou
autoridades equivalentes:
I -
subscrever atos ou regulamentos referentes aos seus órgãos;
II
- expedir instruções para a boa execução das leis, decretos e regulamentos;
III
- apresentar ao Prefeito relatório trimestral dos serviços realizados por suas
Secretarias,
Divisões
ou órgãos equivalentes;
IV
- comparecer à Câmara Municipal , sempre que convocados pela mesma, para
prestação
de
esclarecimentos oficiais.
V –
Revogar leis proposta pelo Prefeito.
.
4
–Aos
Administradores Regionais como delegados do Poder Executivo, compete:
I -
cumprir e fazer cumprir as leis, resoluções, regulamentos e, mediante
instruções expedidas
pelo
Prefeito, os atos pela Câmara e por eles aprovados;
II
- atender as reclamações das partes e encaminhá-las ao Prefeito, quando se
tratar de
matéria
estranha às suas atribuições ou quando for o caso;
III
- indicar ao Prefeito as providências necessárias ao Bairro ou Distrito;
Atualizada
até agosto de 2009 31
IV
- fiscalizar os serviços que lhe são afetos;
V –
Não prestar contas ao Prefeito mensalmente, ou quando lhes forem solicitadas.
5
– Marque a Incorreta :
A
- O
Município constituirá guarda municipal, força auxiliar destinada à proteção de
seus
bens,
serviços e instalações, nos termos de lei complementar.
B -
A lei complementar de criação da guarda
municipal disporá sobre o acesso, diretos,
deveres,
vantagens e regime de trabalho, com base na hierarquia disciplinar.
C -
A investidura nos cargos da guarda
municipal far-se-á mediante concurso público de
provas
ou de provas de títulos.
D
- A
Administração municipal é constituída dos órgãos integrados na estrutura
administrativa
da Prefeitura e de entidades dotadas de personalidade jurídica própria.
E –
A investidura nos cargos públicos serão por indicação do Prefeito.
6
– Marque a Incorreta :
I -
Autarquia - serviço autônomo, criado por lei com personalidade jurídica,
patrimônio e
receita
próprias.
II
- Empresa Pública - entidade dotada de personalidade jurídica de direito
privado, com
patrimônio
e capital exclusivo do Município.
III
- Sociedade de Economia Mista - entidade dotada de personalidade jurídica de
direito
privado,
criada por lei.
IV
- Fundação Pública - entidade dotada de personalidade jurídica de direito
privado, sem fins
Lucrativos.
V –
Uma autarquia pode dar lucros ao município.
7
– Marque a Incorreta :
A
- A
publicação das leis e atos municipais far-se-á através de Boletim Oficial ou em
órgãos
da imprensa local, e não os havendo, no Diário Oficial do Estado ou por
afixação na sede da Prefeitura ou da Câmara Municipal.
B -
A escolha do órgão de imprensa para a
divulgação das leis e atos administrativos farse-
á
através de licitação, em que se levarão em conta não só as condições de preço,
como as
circunstâncias
de freqüência, horário, tiragem e distribuição.
C - Nenhum ato produzirá efeito antes de sua
publicação.
D -
A publicação dos atos não normativos,
pela imprensa, poderá ser resumida.
E -
A publicação dos atos não normativos, pela imprensa, não poderá ser resumida
8
- O Prefeito fará publicar:
I -
diariamente, por edital, o movimento de caixa do dia anterior;
II
- mensalmente, o balancete resumido da receita e da despesa;
III
- mensalmente, os montantes de cada um dos tributos arrecadados e os recursos
recebidos;
IV
- anualmente, até 15 de março, pelo órgão oficial do Estado, as contas da
administração.
V –
O Prefeito não precisa publicar as contas da administração.
9
- Marque a incorreta :
A
- O Prefeito, o Vice-Prefeito, os Vereadores e os
servidores municipais, bem como as
pessoas
ligadas a qualquer deles por matrimônio ou parentesco, afim ou consangüíneo,
até o
segundo
grau, ou por adoção, não poderão contratar com o Município.
B
- - A pessoa jurídica em débito com o sistema de
seguridade social, como estabelecida
em
lei federal, não poderá contratar com o Poder Público Municipal, nem dele
receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.
C
- A Prefeitura e a Câmara são obrigados a
fornecer a qualquer interessado, no prazo
máximo
de 15 (quinze) dias, certidões dos atos, contratos e decisões, desde que
requeridas para fins de direito determinado.
D
- As
certidões relativas, ao Poder Executivo serão fornecidas pelo Secretário ou
Diretor da Administração da Prefeitura, exceto as declaratórias de efetivo
exercício do Prefeito, que serão fornecidas pelo Presidente da Câmara.
E – O Prefeito não possui o dever de emitir
declaração.
10
- Marque a incorreta :
A -
Cabe ao Prefeito a administração dos bens municipais, respeitada a competência
da
Câmara quanto àqueles utilizados em seus serviços.
B
- Todos os bens municipais deverão ser
cadastrados.
C
- Os bens
patrimoniais do Município, deverão ser classificados: pela sua natureza e em relação a cada serviço.
D
- Deverá
ser feita, anualmente, a conferência da escrituração patrimonial.
E
- Não Deverá ser feita, anualmente, a
conferência da escrituração patrimonial.
Simulado 9
1
- Marque a Incorreta :
A
- A
alienação de bens municipais, subordinada à existência de interesse público
devidamente
justificado, será sempre precedida de avaliação.
B
- O
Município, preferentemente à venda ou doação de seus bens imóveis, outorgará
concessão
de direito real de uso, mediante prévia autorização legislativa e concorrência
pública.
C -
A concorrência poderá ser dispensada por
lei.
D -
A aquisição de bens imóveis, por compra
ou permuta, dependerá de prévia
avaliação
e autorização legislativa.
E –
A concorrência não poderá ser dispensada em espécie alguma.
2
- Marque a Incorreta :
A
- É
proibida a doação, venda ou concessão de uso de qualquer fração dos parques,
praças,
jardins ou largos públicos.
B
- O uso de bens municipais, por terceiros, só
poderá ser feito mediante concessão,
ou
permissão a título precário e por tempo determinado..
C -
A concessão de uso dos bens públicos de
uso especial e dominicais dependerá de lei e
concorrência
e será feita mediante contrato.
D -
A concessão administrativa de bens
públicos de uso comum somente poderá ser
outorgada
para finalidades escolares, de assistência social ou turística, mediante
autorização
legislativa.
E –
A permissão sempre será um título certo.
3
- Marque a Incorreta :
A -
A permissão de uso, que poderá incidir
sobre qualquer bem público, será feita, a título
precário,
por ato unilateral do Prefeito, através de decreto.
B
- Poderão
ser cedidos a particulares, para serviços transitórios, obedecidos os
critérios
de inscrição, máquinas e operadores da Prefeitura.
C -
A utilização e administração dos bens
públicos de uso especial, como mercados,
matadouros,
estações, terminais rodoviários, recintos de espetáculos, ginásios esportivos,
campos de futebol, áreas de exposição e feiras de artesanato, serão feitas na
forma de lei e regulamentos respectivos.
D -
Nenhum empreendimento de obras e serviços do Município poderá ter início sem
prévia
elaboração do plano respectivo.
E –
Na concessão o título é incerto.
4 – Marque a Incorreta :
A -
As obras públicas poderão ser executadas
pela Prefeitura, por suas autarquias e
demais
entidades da administração indireta, e, por terceiros, mediante licitação.
B
- A
permissão de serviço público, a título precário, será, outorgado por decreto do
Prefeito.
C -
Os serviços permitidos ou concedidos,
ficarão sempre sujeitos a regulamentação e
fiscalização
do Município.
D -
O Município poderá retomar, sem
indenização, os serviços permitidos ou concedidos,
E –
O município não poderá tomar sem indenização os serviços permitidos ou
concedidos.
5 – Marque a Incorreta :
A -
As concorrências para a concessão de
serviço público deverão ser precedidas de
ampla
publicidade.
B
- As
tarifas dos serviços públicos deverão ser fixadas pelo executivo, tendo-se em
vista
a justa remuneração.
C
- Cabe ao
Poder Legislativo rever os preços das tarifas dos serviços
públicos,
ratificando ou retificando-as.
D
- Nos
serviços, obras e concessões do Município, bem como nas compras e
alienações,
será adotada a licitação, nos termos da lei.
E – O poder legislativo não é competente para rever
os preços públicos.
6 – Marque a Incorreta :
A
- O Município poderá realizar obras e serviços
de interesse comum, mediante
convênio
com o Estado, a União.
B
- São
Tributos municipais os impostos, as taxas, e a contribuição da melhoria
decorrentes
de obras públicas, instituídos por lei municipal.
C –
A permissão é um ato unilateral do Prefeito.
D –
A concessão é um ato bilateral.
E –
O Prefeito não pode contratar por concessão.
7
- Compete
ao Município instituir impostos sobre:
I -
propriedade predial e territorial urbana;
II
- transmissão, inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens
imóveis, por natureza
ou
acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem
como cessão de direitos a sua aquisição;
III
- vendas a varejo de combustíveis líquidos e gasosos, exceto óleo diesel;
IV
- serviços de qualquer natureza, não compreendidos na competência do Estado,
definidos
na
lei complementar prevista no Artigo 156, IV, da Constituição Federal e
excluídas de sua incidência as exportações de serviços para o exterior.
V –
Produtos industrializados.
8 – Marque a Incorreta :
A -
As taxas serão instituídas em razão do
exercício do Poder de Polícia.
B -
A contribuição de melhoria poderá ser
instituída e cobrada em decorrência de obras
Públicas.
C
- Sempre
que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados
segundo
a capacidade econômica do contribuinte.
D
- As taxas
não poderão ter base de cálculo própria de impostos.
E –
Taxa é mesma coisa que imposto.
9 – Marque a Incorreta :
A- O Município poderá instituir contribuição, cobrada de seus
servidores, para o
custeio,
em benefício destes, do sistema de Previdência e Assistência Social que criar,
o qual será administrado por órgão próprio.
B -
Ficam isentos do pagamento da contribuição
os servidores inativos.
C
- A
receita municipal constituir-se-á da arrecadação dos tributos municipais, da
participação
em impostos da União e do Estado.
D –
Na concessão o título é certo.
E –
Na permissão o Tito é certo.
10 - Pertencem ao Município:
I -
o produto de arrecadação do imposto da União sobre rendas e proventos de
qualquer
Natureza.
II
- 50% (cinqüenta por cento) do produto de arrecadação do imposto da União sobre
a
propriedade
territorial rural, relativamente aos imóveis situados no Município.
III
- 70% (setenta por cento) do produto da arrecadação do imposto da União sobre
operações
de crédito.
IV
- 50% (cinqüenta por cento) do produto de arrecadação do imposto do Estado
sobre a
propriedade
de veículos automotores licenciados no território Municipal.
V -
100% (cem por cento) do produto de arrecadação do imposto do Estado sobre as
operações
relativas à circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de
transporte
interestadual
e intermunicipal de comunicação.
Simulado
10
1 – Marque a
Incorreta :
A - A fixação dos preços públicos, devidos pela
utilização de bens, serviços e
atividades
municipais, será feita pelo Prefeito mediante edição de decreto.
B - As tarifas dos serviços públicos deverão
cobrir os seus custos, sendo
reajustáveis
quando se tornarem deficientes ou excedentes.
C - - Nenhum
contribuinte será obrigado ao pagamento de qualquer tributo lançado pela
Prefeitura, sem prévia
notificação.
D - Considera-se notificação a entrega do aviso do
lançamento no domicílio fiscal do
Contribuinte.
E – O contribuinte só poderá ser
notificado pela justiça e nunca pelo município.
2 –
Marque a Incorreta :
A - A despesa
pública atenderá aos princípios estabelecidos na Constituição Federal e
às normas de direito financeiro.
B - Nenhuma despesa será ordenada ou satisfeita
sem que exista recurso disponível e
crédito votado pela Câmara
Municipal, salvo a que correr por conta de crédito extraordinário.
C - Nenhuma lei que crie ou aumente despesas será
executada sem que dela conste a
indicação do recurso para
atendimento ao correspondente encargo.
D - As disponibilidades de caixa do Município, de
suas autarquias, fundações e das
empresas por ele controladas,
serão depositadas e aplicadas em instituições financeiras oficiais salvo os
casos previstos em lei.
E – O município não precisa
movimentar suas contas em caixa único.
3 –
Marque a Incorreta :
A - A elaboração e a execução da
lei orçamentária anual e do plano plurianual
obedecerão as regras estabelecidas
na Constituição Federal, na Constituição do Estado, nas normas de Direito
Financeiro e Orçamentário.
B - O Poder Executivo publicará, até 30 (trinta)
dias após o encerramento de
cada bimestre relatório resumido
da execução orçamentária.
C - Os projetos de lei relativos ao plano
plurianual e ao orçamento anual, bem como os
créditos adicionais serão
apreciados pela Comissão Permanente de Orçamento e Finanças.
D - As emendas serão apresentadas na Comissão, que
sobre elas emitirá parecer e
apreciadas na forma regimental.
E – A elaboração e execução do
orçamento anual e do plano plurianual não deve obedecer nenhum principio.
4 –
Marque a Incorreta :
A - As emendas ao
projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem
somente podem ser
aprovados caso sejam compatíveis com o
plano plurianual;
B - As emendas ao projeto de lei do orçamento
anual ou aos projetos que o modifiquem
somente podem ser
aprovados caso indiquem os recursos
necessários, admitidos apenas os provenientes da anulação de despesa, excluídas
as que indicam sobre: dotações para o pessoal e seus encargos e serviço de
dívida.
C - As emendas ao
projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem
somente podem ser
aprovados caso sejam relacionados com a
correção de erros ou omissões ou com os dispositivos do texto do projeto de
lei.
D - As emendas ao
projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem
somente podem ser
aprovados caso os recursos que, em
decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual,
ficarem sem despesas correspondentes poderão ser utilizados.
E – Qualquer emenda poderá ser aprovada tendo
incompatibilidade com o orçamento plurianual.
5 - A lei
orçamentária compreenderá:
I - o orçamento fiscal referente
aos poderes do Município, seus fundos, órgãos e entidades da
administração direta e indireta.
II - o orçamento de investimento
das empresas em que o Município, direta ou indiretamente,
detenha a maioria do capital
social com direito a voto.
III - o orçamento da seguridade
social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela
vinculados, da administração
direta e indireta, bem como os fundos constituídos pelo Poder Público.
IV - O Prefeito enviará à Câmara até 2 (dois) meses
antes do encerramento do
exercício financeiro, a proposta
de orçamento anual.
V -O Prefeito não possui prazo
para enviar para câmara proposta de orçamento anual.
6 - A lei
orçamentária compreenderá:
A - O Prefeito poderá enviar mensagem à Câmara,
para propor a modificação do projeto de
lei orçamentária, enquanto não
iniciada a votação da parte que deseja alterar.
B - A Câmara não enviando, no prazo consignado na
lei complementar federal, o
projeto de lei orçamentária à
sanção, será promulgada como lei, pelo Prefeito, o projeto originário do Executivo.
C - Rejeitada pela Câmara o projeto de lei
orçamentária anual, prevalecerá, para o ano
seguinte, o orçamento do exercício
em curso.
D - Aplicam-se ao projeto de lei orçamentária, no
que não contrariarem o disposto
nas regras do projeto
legislativos.
E – A camâra não pode reprovar o orçamento anual
enviado pelo Prefeito.
7 - Marque a
Incorreta :
A - Os recursos correspondentes às dotações
orçamentárias, compreendidos os
créditos suplementares e especiais,
destinados à Câmara Municipal, ser-lhes-ão entregues até o dia 20 (vinte) de
cada mês.
B - As despesa com o pessoal ativo e inativo do
Município não poderá exceder os
limites estabelecidos em lei
complementar.
C - a concessão de qualquer vantagem ou aumento de
remuneração, a
criação de cargos ou alteração de
estrutura de carreiras, bem como a demissão de pessoal, a
qualquer título, pelos órgãos e
entidades da administração direta ou indireta, só poderão ser feitas se houver
dotação orçamentária.
D - O Município, dentro de sua competência,
organizará a ordem econômica e social,
conciliando a liberdade de
iniciativa com os superiores interesses da coletividade.
E – O
município pode contratar e demitir pessoal sem dotação orçamentária.
8 - Marque a Incorreta
:
A - a intervenção do Município, no domínio
econômico, terá por objetivo estimular e
orientar a produção, defender os
interesses do povo e promover a justiça e solidariedade sociais.
B - O trabalho é obrigação social, garantindo a
todos o direito ao emprego e à justa
remuneração que proporcione
existência digna na família e na sociedade.
C - O Município considerará o capital não apenas
como instrumento produtor de lucro,
mas também como meio de expansão
econômica e bem-estar coletivo.
D - O Município planejará o desenvolvimento rural
em seu território, observado o
disposto na Constituição Federal e
Constituição Estadual.
E – O município não precisa
observar a constituição estadual e a constituição federal para tomadas de
decisões.
9 - Marque a
Incorreta :
A - O Programa de Desenvolvimento
Rural será integrado por atividades agropecuárias.
B - O Programa de Desenvolvimento
Rural do Município deve assegurar prioridade,
incentivos e gratuidade de
serviços de assistência técnica e de extensão rural, aos pequenos e
médios produtores rurais.
C - O Município assistirá os trabalhadores rurais
e suas organizações legais.
D - O Município definirá política específica para
o setor pesqueiro local.
E – O município não possui a
obrigação de fomentar o desenvolvimento rural e atividade pesqueira.
10 - Marque a
Incorreta :
A - Compete ao Município garantir
a Empresa de Assistência Rural do Estado do Rio de Janeiro Emater-Rio, ou a qualquer
outra empresa pública de Extensão Rural no Município, a dotação correspondente
a até 1% (um por cento) do Fundo de Participação prevista para o exercício, que
lhe será transferida.
B - Compete ao Município garantir
através da Divisão ou Secretaria de Agricultura do Município, em conjunto com a
Emater-Rio a distribuição ao pequeno e médio produtor rural de insumos e
defensivos agrícolas para desenvolvimento e melhoria da produção, com dotação
própria e de no mínimo 1% (um por cento).
C - O Município promoverá e incentivará o turismo
como fator de desenvolvimento
social e econômico.
D - O Município manterá órgãos especializados,
incumbidos de exercer ampla
fiscalização dos serviços públicos
por ele concedidos e da revisão de suas tarifas.
E – O
município em hipótese alguma pode rever o preço de suas tarifas.
Simulado 11
1
– Marque a Incorreta :
A
- O
Município dispensará à microempresa e à empresa de pequeno porte assim
definidas
em lei federal, tratamento jurídico diferenciado.
B -
A política de desenvolvimento urbano,
executada pelo Poder Público Municipal,
conforme
diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno
desenvolvimento das
funções
sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.
C -
O plano diretor, aprovado pela Câmara
Municipal é o instrumento básico da política de
desenvolvimento
e de expansão urbana.
D -
A propriedade urbana cumpre sua função
social quando atende às exigências
fundamentais
de ordenação da cidade, expressas no plano diretor.
E –
O município não deve dar tratamento diferenciado para as microempresas.
2
– Marque a Incorreta :
A -
As desapropriações de imóveis urbanos
serão feitas com prévia e justa indenização em
dinheiro.
B
- Aquele
que possuir como sua área urbana de até 250 (duzentos e cinqüenta)
metros
quadrados, por 05 (cinco) anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a
para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio.
C -
O título de domínio e a concessão do uso
serão conferidos ao homem ou à mulher, ou
a
ambos, independentemente do estado civil.
D -
O Município proporcionará ao indivíduo
juridicamente necessitado, os meios legais
suficientes
para aquisição de domínio de imóvel.
E –
O município não deve interceder no domínio de imóveis.
3
– Marque a Incorreta :
A
- O Município aplicará, anualmente, nunca menos
de 5%(cinco por cento) das
despesas
globais do orçamento anual do Município, na construção de habitações populares.
B
- O Município, dentro de sua competência,
regulará o serviço social.
C -
Caberá ao Município promover e executar as obras que, por sua natureza e
extensão,
não
possam ser atendidas pelas instituições de caráter privado.
D -
O plano de assistência social do
Município, nos termos que a lei estabelecer, terá por
objetivo
a correção dos desequilíbrios do sistema social.
E –
O plano de assistência social não deve obedecer lei nenhuma.
4
– Marque a Incorreta :
A
- Compete
ao Município suplementar, se for o caso, os planos de previdência social,
estabelecidas
na lei federal.
B
- A saúde
é direito de todos e dever do Município.
C -
As ações de saúde são de relevância
pública e sua execução será feita
preferencialmente
através de serviços públicos e, complementarmente, através de serviços de
terceiros.
D
- As ações
e o serviço de saúde no Município integram uma rede regionalizada
E –
A saúde não é dever do município.
5 - São atribuições do Município no âmbito do
Sistema Único de Saúde (SUS):
I -
Planejar, gerir, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde;
II
- Programar, planejar e organizar a rede regionalizada e hierarquizada, em
articulação com
a
direção estadual;
III
- Gerir, executar, controlar e avaliar as ações referentes às condições e aos
ambientes de
trabalho;
IV
- Executar serviços de vigilância sanitária, epidemiológica, alimentação e
nutrição;
V –
Não é atribuição do município executar serviço de vigilância sanitária.
6 - São atribuições do Município no âmbito do
Sistema Único de Saúde (SUS):
I -
Planejar e executar a política de saneamento básico, com intermediação do
Estado e da
União;
II
- Executar a política de serviços básicos, medicamentos e imunológicos;
III
- Fiscalizar as agressões ao meio ambiente.
IV
- Formar consórcios públicos de saúde;
V –
O município é proibido realizar consórcio público para atendimento a saúde.
7 - São atribuições do Município no âmbito do
Sistema Único de Saúde (SUS):
I -
Administrar laboratórios públicos de saúde;
II -
Avaliar e controlar a execução de convênios e contratos celebrados pelo
Município com
entidades
privadas e filantrópicas prestadoras de serviço de saúde;
III
- Autorizar a instalação de serviços privados de saúde e fiscalizar-lhes o
funcionamento;
IV
- Garantir aos profissionais da área de saúde um Plano de Cargos e Salários
Único, com
estímulo
ao regime de tempo integral e condições adequadas de trabalho;
V –
Não é competência do município administrar laboratórios públicos de saúde.
8 - São atribuições do Município no âmbito do
Sistema Único de Saúde (SUS):
I -
Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para
a saúde;
II
- Participar da produção de medicamentos, equipamentos imunológicos,
hemoderivados
e
outros insumos;
III
- Fiscalizar e inspecionar alimentos, água e bebidas para o consumo humano;
IV
- Participar da fiscalização da segurança e da saúde dos trabalhadores, visando
a
prevenção
de acidentes de trabalho;
V –
Não cabe ao município controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e
substâncias de interesse para a saúde;
9 - São atribuições do Município no âmbito do
Sistema Único de Saúde (SUS):
I -
Participação no controle na fiscalização da produção e transporte, quando da
utilização
de
substância e produtos psicoativos, tóxicos e radiativos.
II-
Comando único exercido pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social;
III
- Organização dos Distritos Sanitários;
IV
- Participação, a nível de decisão, de entidades representativas dos usuários,
dos
trabalhadores
da área de saúde.
V –
Não existe comando único na saúde do município.
10 - Os limites
dos Distritos Sanitários são :
a)
Área geográfica de abrangência;
b)
Inscrição da clientela nos Postos de Saúde de atuação primária.
C – atendimento diferenciado.
D – atendimento não discriminatório.
E - O
distrito sanitário será construído onde o Prefeito quiser.
Simulado 12
1
– Marque a incorreta :
A
- A
Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social fica encarregada de elaborar
o
Plano Municipal de Saúde e submeter sua aprovação ao Conselho Municipal de
Saúde.
B - O
Município garantirá assistência de saúde integral à mulher.
C
- O Município instituirá mecanismos de controle
e fiscalização adequados nos
estabelecimentos
de saúde municipais.
D
- O
Município criará e manterá, na forma da lei, o Centro de Atendimento aos
Portadores
de Deficiência Física e Mental.
E – O município não precisa manter o centro de
atendimento aos portadores de deficiência física e mental.
2
– Marque a incorreta :
A - O Prefeito convocará o Conselho Municipal
de Saúde quando julgar necessário.
B
- O
Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito Municipal, será financiado com
recursos
do Município, do Estado, da União, da Seguridade Social, além de outras fontes.
C -
Os recursos destinados às ações e aos
serviços de saúde do Município, constituirão o
Fundo
Municipal de Saúde, conforme dispuser a lei.
D -
O Município destinará, no mínimo, 10%
(dez por cento) de seu orçamento para custeio
da
saúde.
E – O prefeito não precisa em momento algum convocar
o conselho municipal de saúde.
3
– Marque a incorreta :
A
- É vedada
a destinação de recursos públicos para auxílio ou subvenções à instituições
privadas
com fins lucrativos.
B
- O Poder
Público, por deliberação do Conselho Municipal de Saúde, convocado
especificamente
pelo Chefe do Poder Executivo, nos termos do artigo 168 desta lei, poderá
suspender
contratos ou convênios.
C -
O Município garantirá o desenvolvimento
de assistência médica.
D -
A Educação Municipal, direito de todos e
dever do Município e da família.
E –
A educação não é dever do município.
4
– A educação municipal deve promover :
I -
o pleno desenvolvimento da pessoa e a formação do cidadão;
II
- o aprimoramento da democracia e dos direitos humanos;
III
- a eliminação de todas as formas de racismo e de discriminação;
IV
- o respeito ao meio ambiente e à vida;
V –
o radicalismo político.
5
– A educação municipal deve promover :
I -
a proteção da família;
II
- o respeito à dignidade da criança e do trabalho;
III
- a afirmação do pluralismo cultural;
IV
- o respeito dos valores e do primado trabalho;
V –
A família não é função da educação
6
- O dever
do Município com a educação será efetivado mediante garantia de:
I -
ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não
tiverem acesso
na
idade própria;
II
- atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência,
preferencialmente
na
rede regular de ensino;
III
- atendimento em creche e pré-escolar às crianças de 0 (zero) a 06 (seis) anos
de idade;
IV
- acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação
artística, segundo a
capacidade
de cada um;
V –
O ensino fundamental não é obrigação do município.
7
- O dever do Município com a educação será
efetivado mediante garantia de:
I -
oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;
II
- atendimento ao educando, no ensino fundamental, através de programas
suplementares
de
material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
III
- O acesso ao ensino obrigatório gratuito é direito público subjetivo;
IV
- O não oferecimento do ensino obrigatório pelo Município, ou sua oferta
irregular,
importa
responsabilidade da autoridade competente.
V –
O município não precisa oferecer ensino noturno.
8 - O Município
assegurará a gestão democrática do ensino público, na forma da lei,
atendendo as seguintes diretrizes:
I -
participação da sociedade na formulação da política educacional e no
acompanhamento de
sua
educação.
II
- criação de mecanismo, para prestação anual de contas à sociedade da
utilização dos
recursos
destinados à educação.
III
- participação organizada de estudantes, professores, pais e funcionários
através do
funcionamento
de Conselhos Comunitários.
IV
- O Município garantirá liberdade de organização aos alunos, professores,
funcionários,
pais
ou responsáveis por alunos, sendo permitida a utilização das instalações da
escola para
atividades
das associações.
V –
O município não precisa ceder escolas municipais para reuniões das associações
competentes.
9 – Marque a incorreta : .
A –
Deve existir e eleição direta para o Corpo Administrativo com a participação da
Comunidade Escolar.
B
- O
Município garantirá aos profissionais do ensino efetivos ou estáveis, Estatuto
próprio
e Plano de Carreira.
C -
O estatuto garantirá entre outras,
regime jurídico único.
D -
O Plano de Carreira, independente do
regime jurídico, garantirá progressão nos
sentidos
vertical.
E –
O plano de carreira não garantira regime jurídico único aos servidores.
10 - O
Plano de Carreira garantirá ainda:
a)
- enquadramento por obtenção de maior titulação;
b)
- progressão funcional automática por tempo de serviço;
c)
- ingresso na carreira do magistério exclusivamente por concurso público.
D –
isonomia nas contratações.
E –
O Prefeito não precisa seguir a isonomia nas contratações.
Simulado 13
1
– Marque a incorreta :
A
- O Sistema de ensino municipal assegurará aos
alunos necessitados condições de
eficiência
escolar.
B
- O ensino oficial do Município será gratuito em
todos os graus e atuará
prioritariamente
no ensino fundamental e pré-escolar.
C
- O ensino fundamental regular será ministrado
em língua portuguesa,
ficando
obrigatória a entoação do Hino Nacional nas escolas da rede oficial de ensino.
D
- A educação física e ambiental é considerada
componente curricular básico em
todos
os níveis do ensino municipal, e nos particulares que recebam auxílio do
município.
E -
A educação física e ambiental não é considerada componente curricular básico em
todos
os níveis do ensino municipal, e nos particulares que recebam auxílio do
município.
2
– Marque a incorreta :
A
- Nos estabelecimentos de ensino público e
privado deverão ser reservados
espaços
para a prática de atividades físicas equipados materialmente e com recursos
humanos
qualificados.
B
- O ensino religioso, de matrícula facultativa,
constitui disciplina dos horários das
escolas
oficiais do Município, e será ministrado de acordo com a confissão religiosa do
aluno,
manifestada
por ele, se for capaz ou por seus representantes legal ou responsável.
C
- O ensino é livre à iniciativa privada.
D - Os recursos do Município serão destinados às
escolas públicas.
E –
O município não precisa destinar recurso para a educação.
3
– Marque a incorreta :
A -
Fica assegurado aos servidores municipais, ativos ou inativos e a seus filhos,
pelo
Poder
Público, a concessão de bolsas de estudo integral para o ensino universitário
em todo o
território
nacional.
B
- O Município manterá o professorado municipal
em nível econômico, social e moral
à
altura de suas funções.
C
- A lei
regulará a composição, o funcionamento e as atribuições do Conselho
Municipal
de Educação.
D
- O
Município aplicará, anualmente, nunca menos de 25% (vinte e cinco por cento)
da
receita resultante de impostos, compreendidas e provenientes de transferência
na manutenção e desenvolvimento do ensino.
E
- O
Município aplicará, anualmente, nunca menos de 10% (dez por cento)
da
receita resultante de impostos, compreendidas e provenientes de transferência
na manutenção e desenvolvimento do ensino.
4
– Marque a incorreta :
A
- Os recursos estaduais e federais
destinados à educação, repassados ao Município,
serão
aplicados integralmente na educação.
B - É da competência comum da União, do Estado e do
Município proporcionar os
meios
de acesso à cultura, à educação e à ciência.
C - O sistema de ensino municipal será organizado
em regime de colaboração
com
o da União e do Estado.
D
- O
Município estimulará o desenvolvimento das ciências, das artes, das letras e da
cultura
em geral, observado o disposto na Constituição Federal
E –
O município não precisa obedecer a constituição federal em relação a cultura.
5
– Marque a incorreta :
A - Ao Município compete suplementar, quando
necessário, a legislação federal e a
estadual,
dispondo sobre a cultura.
B - A lei disporá sobre a fixação de datas
comemorativas de alta significação para o
Município.
C - A administração municipal cabe, na forma de
lei, a gestão da documentação
governamental
e as providências para franquear sua consulta e quantos dela necessitem.
D
- O
Município garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso
as
fontes
da cultura nacional, estadual e municipal, apoiará e incentivará a valorização
e a difusão das manifestações culturais.
E –
O município não precisa incentivar as manifestações culturais.
¨6 – Marque a incorreta :
A - O patrimônio histórico, artístico e cultural
do Município, além dos monumentos, as
paisagens
naturais notáveis e os sítios arqueológicos, serão preservados por órgão
próprio a ser regulamentado por lei específica.
B
- O Foro
Municipal de Cultura, incumbido de regulamentar, orientar e acompanhar a
política
cultural do Município, terá suas atribuições e composições definidas em lei.
C - A lei disporá sobre a composição do Fórum
Municipal de Cultura.
D
- - O Poder Público, com a colaboração do Fórum
Municipal, promoverá e protegerá o
patrimônio
cultural do Município.
E –
Nãoé função do município proteger o acervo cultural municipal.
7
– Marque a incorreta :
A
- O
Município auxiliará, pelos meios ao seu alcance, as organizações beneficentes,
culturais,
colegiais, amadoristas, nos termos da lei.
B - É
dever do Município fomentar práticas desportivas formais e não formais.
C - O Município assegurará o direito ao lazer e à
utilização criativa do tempo destinado ao
Descanso.
D - O Poder Público, ao formular a política de
esporte e lazer, considerará as
características
socioculturais das comunidades interessadas.
E –
Não cabe ao município estipular o tempo de descanso das atividades desportivas.
8
– Marque a incorreta :
A
- O
Município deverá organizar, promover e estimular atividades vinculadas ao lazer
e ao
desporto formal e não-formal, através de projetos específicos às áreas centrais
rurais.
B - O programa municipal, além de assegurar o
direito a livre organização e ao
funcionamento
das atividades vinculadas ao desporto e ao lazer, apoiará e estimulará as
instituições que comprovadamente e de modo eficiente exerçam tal atividade.
C –
A Lei Municipal disporá sobre as
providências a serem tomadas para a reserva de
espaços
destinados as atividades recreativas.
D
- O
Município dispensará proteção especial ao casamento e assegurará condições
morais,
físicas e sociais indispensáveis ao desenvolvimento, segurança e estabilidade
da família.
E –
Cabe ao prefeito dispor sobre espaços físicos reservados para recreação.
9
– Marque a incorreta :
A - Serão proporcionadas aos interessados todas as
facilidades para a celebração do
Casamento.
B - A lei disporá sobre a assistência aos idosos,
à maternidade e aos excepcionais.
C - Compete ao Município suplementar a legislação
federal e a estadual dispondo sobre a
proteção
à infância, à juventude e às pessoas portadoras de deficiência.
D - No âmbito de sua competência, lei municipal
disporá sobre a adaptação dos
logradouros
e dos edifícios de uso público, a fim de garantir o acesso adequado às pessoas
portadoras
de deficiência.
E –
O município não deve adequar os espaços públicos para atender as pessoas
portadoras de deficiência.
10 – Cabe ao município em relação ao meio
ambiente:
I-
controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e
substancias
que
comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;
II -
promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização
pública
para preservação do meio ambiente;
III
- proteger a fauna e a flora, vedada, na forma da lei, as práticas que coloquem
em risco
sua
função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a
crueldade.
IV -
estimular e promover o reflorestamento ecológico em áreas degradadas,
objetivando
especialmente
a proteção de encostas e dos recursos hídricos, bem como a consecução de
índices mínimos de cobertura vegetal;
V –
Cortar as árvores nativas.
Simulado 14
1 – Cabe ao município em relação ao meio
ambiente:
I -
preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo
ecológico das
espécies
e ecossistemas;
II
- preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e
fiscalizar as
entidades
dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético;
III
- definir espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente
protegidos, sendo
a
alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer
utilização que
comprometa
a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção.
IV
- exigir, na forma da lei, para instalação de obras ou atividades
potencialmente causadora
de
significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental,
a que se dará
publicidade;
V –
Não controlar a política de insumos na agricultura.
2 – Marque a Incorreta :
A
- -
Além da participação dos cidadãos, nos casos previstos nesta Lei Orgânica, será
admitida
e estimulada a colaboração popular em todos os campos de atuação do Poder
Público.
B – A câmara municipal possui tribuna livre.
C
- Por 10(dez) minutos, qualquer do povo, poderá
trazer assuntos importantes a debate, após entrevista prévia com a Presidência
da Casa e por esta autorizada.
D -
A população do Município poderá
organizar-se em associações.
E –
O município de Casimiro de Abreu não reconhece as associações de moradores.
3 – As associações poderão ser criadas com os seguintes objetivos,
I -
proteção e assistência às crianças, ao adolescente, aos desempregados, aos
portadores
de
deficiência, aos pobres, aos idosos, à mulher, à gestante, aos doentes e aos
presidiários;
II
- representação dos interesses dos moradores de bairros e distritos, de
consumidores, de
donas-de-casa,
de pais de alunos, de alunos, de professores e de contribuintes;
III
- colaboração com a educação e a saúde;
IV
- proteção e conservação da natureza e do meio ambiente;
V –
Para fixar o salário do Prefeito.
4 – poderão ser criadas cooperativas para o
fomento de atividades nos seguintes
setores:
I -
agricultura, pecuária e pesca;
II
- construção de moradias;
III
- abastecimento urbano e rural;
IV –
crédito e assistência judiciária.
V –
Para empréstimos a associados.
5 – Marque a Incorreta :
A
- - O Poder Público estabelecerá programas
especiais de apoio à iniciativa popular.
B
- O Governo Municipal incentivará a colaboração
popular para a organização de
mutirões
de colheita, de roçado, de plantio, de construção e outros.
C –
O poder público terá que obedecer ao principio da publicidade.
D –
O poder público terá que obedecer ao princípio
da moralidade.
E –
O poder público não precisa obedecer o princípio da isonomia.
6 - Ficam criados no Município de Casimiro de
Abreu, os seguintes Conselhos
Municipais:
a)
Conselho Municipal de Saúde e Assistência;
b)
Conselho Municipal de Agricultura e Abastecimento, Desenvolvimento Rural e
Pesca;
c)
Conselho Municipal de Educação e Cultura;
d)
Conselho Municipal de Transportes;
e)
Conselho Municipal de Música.
7 -
Ficam criados no Município de Casimiro de Abreu, os seguintes Conselhos
Municipais:
a)
Conselho Municipal de Defesa do
Consumidor;
b)
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos;
c)
Conselho Municipal do Meio Ambiente.
d)
Conselho Municipal de Transportes.
e)
Conselho Municipal de Controle de Impostos.
8 – Marque a Incorreta :
A
- O Poder Executivo é obrigado a regulamentar os Conselhos criados.
B
- Os Conselhos Municipais terão por finalidade
auxiliar a administração na análise,
no
planejamento, execução, fiscalização, controle e na decisão de matérias de sua
competência.
C
- O Executivo, através de Projeto de Lei,
criará outros Conselhos Municipais fazendo
constar
a provisão dos meios de funcionamento, suas atribuições, organização, composição
e forma.
D –
A criação de conselho emana de Lei.
E –
A criação de conselho surge da vontade do povo.
9 - A nomeação de titulares e suplentes para os
conselhos deve observar o seguinte :
I - composição por número ímpar de membros,
assegurada quando for o caso, a
representatividade
da administração, de entidades públicas e de entidades associativas ou
classistas,facultada, ainda, a participação de pessoas de notório saber na
matéria de competência do Conselho.
II
- dever, para os órgãos e entidades da Administração Municipal, de prestar as
informações
técnicas
e de fornecer os documentos administrativos que lhes forem solicitados;
III
- somente as entidades que compõem os referidos Conselhos têm o poder de
indicar e
destituir
seus membros;
IV
- Os Conselhos Municipais reunir-se-ão anualmente para elaboração dos seus
planos;
V –
Os conselhos municipais não fiscalizam o poder executivo.
10 – Marque a Incorreta :
A - Os Conselhos Municipais deliberarão por
maioria de votos, presentes a maioria de seus
membros,
incumbindo-lhes mandar publicar os respectivos atos no órgão oficial.
B -
A participação nos Conselhos Municipais
será gratuita e constituirá serviço público
relevante,
inadmitida recondução.
C –
A criação de conselho é ilimitada dependendo de Lei do poder executivo.
D –
Os conselheiros municipais fiscalizam o poder executivo.
E –
Os conselheiros municipais recebem salários pagos pela Prefeitura.
Simulado 15
1
- O Município de Casimiro de Abreu, integra a
união indissolúvel da República
Federativa do Brasil e tem como fundamentos:
I -
os valores sociais do trabalho e
da livre iniciativa e o radicalismo
político
II
- a autonomia;
III
- a cidadania;
IV
- a dignidade da pessoa humana;
V -
os valores sociais do trabalho e da
livre iniciativa e o pluralismo
político;
2
– Marque a incorreta:
A
- Os direitos e deveres individuais e coletivos não devem ser afixados
em todas as escolas, nos hospitais, ou em qualquer local de acesso público.
B
- Todo o poder emana do povo, que o exerce pôr meio de representantes
eleitos ou
diretamente, nos termos da Constituição Federal, da Constituição
Estadual e desta Lei Orgânica.
C
– Os
direitos e deveres individuais e coletivos funcionam, na forma prevista na
Constituição Federal.
D - , Os direitos e deveres
individuais e coletivos devem ser afixados em todas as repartições públicas do
Município.
E - Os direitos e deveres individuais e
coletivos devem ser afixados em todas as escolas, nos hospitais, ou em qualquer
local de acesso público.
3
- Não são
objetivos fundamentais dos cidadãos deste Município e de seus representantes:
I –
não promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor,
idade, religião e quaisquer outras formas de discriminação.
II
- assegurar a construção de uma sociedade livre, justa e solidária;
III
- garantir o desenvolvimento local e regional;
IV
- contribuir para o desenvolvimento estadual e nacional;
V -
erradicar a pobreza, a marginalização e reduzir as desigualdades sociais na
área urbana
e
na área rural;
4
– Marque a Incorreta:
A
-
A Lei não poderá estabelecer outros símbolos, dispondo sobre o seu uso no
território do Município.
B
- O Município de Casimiro de Abreu com sede na cidade que lhe dá o
nome, dotado
de
autonomia política, administrativa e financeira, rege-se pôr esta Lei Orgânica,
na forma da
Constituição
Federal e da Constituição Estadual.
C
- São poderes do Município, independentes e harmônicos entre si, o
Legislativo e o
Executivo.
D
- São símbolos do Município sua Bandeira, seu Brasão, e seu Hino,
representativos de
sua
cultura e história e em conformidade com os anexos I e II.
E
-
A Lei poderá estabelecer outros símbolos, dispondo sobre o seu uso no
território do Município.
5
– Marque a Incorreta:
A - Não é facultada a descentralização
administrativa com a criação, nos bairros, de sub administrações da Prefeitura,
na forma da Lei de iniciativa do Poder Executivo.
B
- Incluem-se entre os bens do Município os imóveis, pôr natureza ou
acessão física, e
os
móveis que atualmente sejam do seu domínio, ou a ele pertençam bem assim os que
lhe vierem a ser atribuídos pôr lei e os que se incorporarem ao seu patrimônio
pôr ato jurídico perfeito.
C - O Município poderá dividir-se, para
fins exclusivamente administrativos, em bairros,
distritos
e vilas.
D - Constituem bairros as porções contínuas
e contíguas do território da sede, com
denominação
própria representando meras divisões geográficas desta.
E - É facultada a descentralização
administrativa com a criação, nos bairros, de sub administrações da Prefeitura,
na forma da Lei de iniciativa do Poder Executivo.
6
– Marque a Incorreta:
A- A criação,
organização, supressão ou fusão de distritos não depende de lei.
B
- Distrito é a parte do território do Município, dividido para fins
administrativos de
circunscrição
territorial e de jurisdição municipal, com denominação própria.
C - Aplica-se ao distrito o disposto no
Artigo 90 desta Lei Orgânica.
D - O distrito poderá subdividir-se em vila e
bairros, de acordo com a Lei Complementar.
E- A criação,
organização, supressão ou fusão de distritos depende de lei, observada a
legislação
estadual específica e o atendimento aos requisitos estabelecidos no artigo 12
desta Lei Orgânica.
7
– Não são
requisitos para a criação de distrito:
I) A prefeitura não é competente na emissão de
nenhuma certidão comprobatória para criação de distrito.
II
- população no mínimo de 2% (dois pôr cento) e eleitorado mínimo de 1% (hum por
cento)
do
Município;
III
- existência, na povoação-sede de, pelo menos, 120 (cento e vinte) moradias,
escola
pública
e assistência médica.
IV)
declaração emitida pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística - IBGE, de
estimativa
de população;
V) certidão,
emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral, certificando o número de eleitores;
8
– Na fixação das divisas distritais não devem ser observadas as seguintes normas:
I - as divisas
distritais não devem ser descritas trecho a trecho, salvo para evitar
duplicidade,
nos trechos que coincidirem com os limites municipais.
II
- sempre que possível serão evitadas formas assimétricas, estrangulamentos e
alongamentos
exagerados;
III
- preferência, para delimitação, às linhas naturais, facilmente identificáveis;
IV
- na inexistência de linhas naturais, utilização de linha reta, cujos extremos,
pontos naturais
ou
não, sejam facilmente identificáveis;
V -
é vedada a interrupção da continuidade territorial do Município ou do distrito
de origem.
9
- Não compete ao Município:
I -
fixar, fiscalizar e não cobrar tarifas ou preços públicos;
II
- legislar sobre assuntos de interesse local;
III
- suplementar a legislação federal e a estadual, no que couber;
IV
- elaborar o plano plurianual e o orçamento anual;
V -
instituir e arrecadar os tributos municipais, bem como aplicar suas rendas sem
prejuízo
da
obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em
lei;
10
- Não compete
ao Município:
I –
Não organizar e não prestar, diretamente
ou sob o regime de concessão ou permissão, os serviços públicos locais,
inclusive de transporte coletivo, que tem caráter essencial;
II
- criar organizar e suprimir distritos observada a legislação estadual;
III
- dispor sobre organização, administração e execução dos serviços municipais;
IV
- dispor sobre administração, utilização e alienação de bens públicos;
V -
instituir o quadro, os planos de carreira e o regime único dos servidores
públicos;
O GABARITO DE TODAS AS 130 QUESTÕES DA LOM DE CASIMIRO DE ABREU É A LETRA
EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
Boa tarde Sol!!!
ResponderExcluirVc disse nos comentários do post anterior que posse p/ agente de trânsito dó depois de julho... Mas as convocações serão antes disso, para o curso de formação???
Essa informação já está certa que sairá a convocação???
Serão 50 agentes mesmo??
Preciso que chame 47 para eu entrar, vc acha que eu estou dentro dessa convocação?
Um grande abraço!
Deus te abençoe...
O número permanece 50. A chamada deve ser em julho, para exames e testes, posse, depois de mais 60 dias...
ExcluirObrigado Sol!!!
ExcluirTendo novidades posta ae... Abraço!
Sol boa noite, no dia 9 de fevereiro de 2012 você postou a PARTE DE PORTUGUÊS DA PROVA PARA O MAGISTÉRIO DA INCP, GOSTARIA DE TER ACESSO AO RESTANTE DA PROVA. POR FAVOR POSTE EM SEU BLOG OU ENVIE PARA MEU E-MAIL rj.orrac@gmail.com. OBRIGADA.
ResponderExcluirEstou sem meu note, que deu pau, sem ele naum posso te ajudar...
ExcluirAcho que fica pronto amanhã...
Sol boa noite, para eu ser convocada como professor A preciso que convoquem 295 professores, será que esse numero vai ser convocado ainda esse ano de 2013. Tenho chance ou não. Sou sua fã.
ResponderExcluirTalvez no fim de 2013...
ResponderExcluirSol,há comentários sobre o concurso para Professor C de Macaé?
ResponderExcluirSIM!!! Deve haver...
ExcluirOlá Sol! Houve algum reajuste no salário dos servidores de Macaé?
ResponderExcluirObrigada.
9,5% a partir deste mês...
ExcluirSol,
ResponderExcluirVc acha que convocam professores A este ano? Quantos devem ser, se houver?
Sei que e apenas previsao.
Obrigada!
165!!!
ExcluirAssembléia do Sindicato dos servidores da Prefeitura de Macaé com a presença do prefeito e de alguns vereadores... Não percam, pois há, na pauta algumas reivindicações bem interessantes para o servidor.
ResponderExcluirdata: 09/05/2013
local: sede do sindicato (rua atrás da prefeitura)
hora: 17:30
Precisamos questionar do prefeito sobre alguns boatos que circulam por aí, por exemplo: o de que existe uma comissão de advogados, aliados do prefeito, tentando encontrar algum jeito de modificar o PCCV (tirando benefícios já concedidos aos servidores).
Reunião dos servidores municipais (Macaé) com o prefeito ontem:
ResponderExcluir* aumento de 9,5% para todos os servidores;
* NÃO terá aumento de auxílio alimentação, serão os mesmo R$200,00 de sempre;
* o prefeito disse que haverá análise de TODOS os planos de cargos e salários do município
* A chamada de professores vai acontecer mesmo (estamos ouvindo isso desde o ano passado!)
* Não foi falado nada de pagamento de D.E;
SOL,PODERIA ME ENVIAR OS SIMULASDOS E MAIS ALGUM MATERIAL QUE VOCÊ TENHA DE CASIMIRO DE ABREU POIS NÃO ESTOU CONSEGUINDO PEGAR PELO BLOG.MEU E-MAIL claudia_ramalho@yahoo.com.br
ResponderExcluirOBRIGADO PELA ATENÇÃO.
Sol bom dia fiquei sabendo q a reunião q teve no sindicato dia 09/05 , o prefeito falou q existe uma necessidade emergencial de professores A na rede, será q isso é uma esperança p nós concursados espero q sim pois só faltam 400 p eu entrar e cá entre nós as auxiliares contratadas não são todas mas estão destruindo as salas deixando as crianças fazerem o q quiserem e os docentes ainda levam nome de chatos e elas só podem dar recreação e a parte pewdagógica, tá difícil , tem criança no pré II q n consegue nem segurar o lápis, n sabem desenhar , escrever o nome, tá um caos a educação, é preciso q as autoridades tomen providencias, Dr Aluisio por fvor chamem nós concursados q precisamos tanto, por favor obrigada
ResponderExcluirPosse essa semana! Acompanhe!!!
ExcluirSol eu soube que, em uma determinada reunião o prefeito disse que sairia convocação agora no mês de junho, e que no final do ano abriria novo concurso,vc tá sabendo de alguma coisa em relação a isso.
ResponderExcluirNão acredito em concurso esse ano. Deve acontecer apenas para o magistério...
ExcluirPrefeito concede aumento salarial inédito de 9,5% aos servidores
Excluir10/05/2013 00h22 - Jornalista: Celine Moraes
Além do reajuste de 9,5%, Dr. Aluízio concordou com diversas propostas como a revisão geral dos planos de cargos, carreiras e vencimentos.O aumento salarial inédito de 9,5% para todos os Servidores Municipais, atendendo plenamente a principal proposta da categoria, que pedia um reajuste no vencimento com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), considerando o cálculo da data base mais o ganho real (7,25% + 2,25%).
Entre as 17 propostas feitas pelo sindicato, 12 foram atendidas pelo Prefeito, enquanto que quatro delas serão novamente discutidas em uma Comissão de Negociação entre o Executivo, o Legislativo, Sindicato e Servidores.
“De forma muito clara: o aumento é 9,5 % e ponto final..
Propostas atendidas
Dr. Aluízio ainda concordou com as seguintes propostas: Revisão geral de todos os planos de cargos, carreiras e vencimentos; Pagamento da Insalubridade sob o vencimento base ao invés do salário mínimo; Garantia da participação efetiva dos servidores nas discussões da campanha salarial junto ao Poder Executivo; Participação de representantes dos servidores no Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal; Garantia do Programa Saúde do Trabalhador com a realização de exames periódicos para todos os servidores; e a revisão na tabela de todos os servidores de Nível Fundamental.
O Prefeito também concordou com os itens propostos com relação a melhores condições de trabalho aos servidores, ambiente de trabalho escolar condizente com as leis de Diretrizes e Bases, com a reforma, manutenção e mobiliário nas escolas da Rede Municipal de Ensino e com a extensão da produtividade de 40% concedida aos médicos a todos os demais profissionais da saúde, com algumas ressalvas:
Em vez de reformar e improvisar espaços importantes como escolas e hospitais, é preciso construir novos prédios, contudo, a situação orçamentária atual da Prefeitura não nos permite fazer mágicas, ou seja, enquanto o nosso orçamento não permite, vamos mitigando as situações e melhorando o que já temos respeitando os cronogramas e orçamentos. E é um interesse meu a extensão da produtividade aos demais profissionais da saúde e que vou me esforçar ao máximo para fazer, contudo não será agora, pois dependemos da finalização da auditória da Folha de Pagamentos por questões legais de Responsabilidade Fiscal “, declarou.
A única proposta negada pelo Prefeito foi com relação ao Plano de Saúde e Odontológico para servidores ativos e inativos. “Infelizmente hoje vivemos o cenário de uma saúde deficitária no município e é com muita tristeza que falo isso. Mas encontramos uma Prefeitura totalmente devastada e esperamos que as auditorias nos auxiliem a encontrar um caminho para reverter esta situação. Não posso conceder plano de saúde privado para os servidores enquanto não pudermos oferecer uma saúde pública de qualidade para a população. Nossa proposta e uma de nossas principais prioridades é investir em melhorias no SUS. Os melhores e mais reconhecidos hospitais do país são públicos e em Macaé não pode ser diferente”, disse o prefeito.
As propostas que ainda estão em negociação e avaliação jurídica são para a questão do aumento de 100% do Auxílio Alimentação, do Retorno da Licença Prêmio, da Incorporação de regência para efeito de aposentadoria nos proventos de professores e a Extensão do benefício de 40% de produtividade a todos os profissionais da saúde. Conversei com todos os setores do município para ouvir cada um, pois não cabe ao Prefeito dar justificativas ou tomar decisões por si só e sim dar soluções. Temos que encontrar um caminho juntos e de forma democrática tentar atender a todos no direito que lhes pertence”, enfatizou Dr. Aluízio.
Saímos desta reunião com grandes avanços: o reajuste de 9,5%, a suspensão do RDGM, a revisão do Plano de Cargos e Carreiras que algo de extrema importância de acontecer, sem contar com as demais propostas que foram atendidas pelo Prefeito.
Boa noite Sol, voce sabe ao certo se nessas proximas convocaçoes prevista para julho, sera chamado o restante da turma da Guarda Municipal que estao na espera??!!
ResponderExcluirObrigado e parabens pelo trabalho
SAMARA
A Guarda é um dos cargos com prioridade para chamada devido ao pequeno efetivo,,,
ExcluirOcorrendo convocacao ,voce acredita que seria um total de quantos
Excluirolá Sol, confiamos na seriedade de seu blog por isso gostaria que postasse provas anteriores de professor de português, com gabarito.
ResponderExcluirUm abraço que Deus te abençoe.