Seja Bem Vindo!!!

O Blog do Sol do Sana foi concebido com a finalidade de ser um espaço de troca de ideias, informações e material sobre Educação, viagens, colecionismo,... e ainda sobre o PCCV-MAG de Macaé!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Análise de uma CANDIDATA sobre as Provas e Concurso de Rio das Ostras

Recebi essa análise sobre como a Banca está se comportando nas provas aplicadas em Rio das Ostras e com autorização da autora achei interessante compartilhar.  Espero que aproveitem.
             "A banca é mesmo fantasmagórica. Gosta de questões bem tradicionais como adjetivo pátrio, encontro consonantal de palavras como mnemônico, complemento de verbos intransitivos com complementos lhe e ele e nas opções traz como alternativa o verbo aceder, tenta explorar textos como fragmento de músicas de Roberto Carlos e poema de Mário Quintana, palavras com aceitação de duas formas de plural como gérmen, área, sólidos geométricos, conjuntos, função, coordenadas cartesianas...
              É um pouco complicada talvez por ser muito diferente dos modelos usuais, eles buscam lá do fundo do baú, é impressionante. Algumas questões são muito pobres e umas pegadinhas com palavras que não são do uso comum.
             A LOM foi bem tranquila e a de conhecimentos pedagógicos: atendimento a crianças pequenas e sua finalidade social, PPP e o decreto 5154/2004, LDB no que trata do Ensino Médio, DCNs, Conselho Escolar, Ed. Infantil mais uma vez, construção do PPP, transposição didática e conteudismo, Tend. Pedag. Progressistas e Liberais.  Já vi questões para pedido de anulação. Será outra novela.
             Olhando pela primeira página do modelo da prova de S.J.de Meriti, acho que foi bem diferente. Ah, eles pegam pesado na Matemática de Ensino Médio.
             A banca está repetindo questões. Uma questão de Língua Portuguesa de derivados onde a resposta incorreta era "MARTELO é derivada de MAR", caiu tanto no nível Fundamental incompleto quanto no médio, como específica de professor. Havia questões muitos fáceis e outras bem complicadas como a Matemática que não é trabalhada nos cursos de formação de professores. Tá rolando um boato de que o Concurso será anulado. Será? Ou anularão com o objetivo de ganhar tempo?
             É tudo muito estranho. Os fiscais não circulam pela sala, eu vi e outros colegas de diferentes locais de prova também, não há fiscais nos banheiros, um celular tocou em uma sala, um cartão resposta foi trocado em outras, calculadoras científicas foram usadas e emprestadas entre candidatos, total desorganização.
            Recebi uma informação que a tal fundação faz parte de uma banca chamada "CPM" se não me engano".

Ps. Fiz pequenas alterações no texto original.

44 comentários:

  1. Tive a mesma impressão sobre a prova. Questões imprevisíveis e fora dos padrões dos concursos de magistério. Algumas mal formuladas e de interpretação dúbia. O gabarito saiu ontem à noite e, se não me engano, o prazo para pedir recurso é o dia em que sai o gabarito e o dia seguinte.Gostaria de entrar com recurso para pelo menos três questões mas não estou conseguindo acessar o site hoje. Seria um problema só na minha conexão ou os demais candidatos estão encontrando dificuldades também? Se puder me ajudar com isso... Gostaria pelo menos do telefone da fundação para pedir esclarecimentos. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tentei entrar e não consegui. Nossa uma pena mesmo um cidade tão conceituada ocorrer isso.

      Excluir
    2. Sara, bom dia...o gabarito saiu aonde? Pois não consigo localizá-lo.
      rosilene@abracadabra.com.br

      Excluir
  2. Eu também não estou conseguindo acessar o site, e também concordo com vc Sara, e com a colega que fez a análise. Achei a prova cheia de pegadinhas, a parte de matemática bem pesada para uma prova de magistério das séries iniciais (que inclusive acho que a questão de nº 19 está errada no gabarito saiu que era a letra C, mas acho que é a letra A, pois o pi vale 180º, então 180º dividido por 4 dá 45º, que é o que eles perguntam na questão, em relação ao ângulo de 45º e sua correspondência em radianos). A questão 16 também está mal elaborada. Quanta bagunça, e acho sinceramente que deveriam anular a prova e refazer tudo novamente, pois não é possível que se tenha tanta gente colando e ninguém tenha visto. Eu não vi, sinceramente na minha sala, mas quanto ao preenchimento do número de inscrição no cartão resposta, a fiscal pediu para não preencher, e vi gente falando que tinha que preencher. Eu segui a orientação da fiscal e não preenchi e agora? Bem é isso, acho que temos de nos unir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmocolega. rad vale 180º. sendo assim seria r/4 ou 180/4= 45º. que é o que solicitaram... Estou tentando desde cedo entrar no site para recorrer dessa questão, mas o site não abre. ABSURDO.

      Excluir
    2. Colega na sala em que fiz a fiscal disse que o cartão deveria ser preenchido,tanto que ela nos orientou o tempo todo!É melhor anular essa porcaria pois muitos serão prejudicados.

      Excluir
    3. Na minha tb,teve mt gente errando.Algo muito estranho aconteceu,pois algumas pessoas receberam o cartão com uma das questões marcadas,da gráfica.Levaram os cartões lá pra dentro e trocaram por um novo.

      Excluir
    4. Nem adianta entrar no site pq no edital está escrito que não aceitam recurso pela internet. Tem que ser na prefeitura. Estou até agora redigindo justificativas a respeito das questões que considero erradas para tentar levar amanha no endereço, já que moro aqui. Se alguém tiver identificado mais questões com erro escrevam aqui, mas com embasamento. Sobre o procedimento para recurso, segundo o edital:
      "O requerimento, devidamente fundamentado,
      deverá ser protocolado, de 8h até às 17hs do
      segundo dia contado da Publicação do Gabarito
      Oficial, no Protocolo da Prefeitura de Rio das
      Ostras, na Rua Campo de Albacora n° 75,
      Loteamento Atlântica, Rio das Ostras"

      Excluir
    5. boa tarde, gostaria de saber se existe possibilidade de me enviar copia desta prova, pois irei fazer prova desta banca e não consegui nenhum modelo.
      se poder me ajudar, agradeço meu endereço: eliguaba@ibest.com.br

      Excluir
  3. Tinha questões ali que não havia pedido no edital a número 1 por exemplo, no edital não pediu denotação e conotação e no entanto era a certa!!

    ResponderExcluir
  4. Quero entrar com recurso com relação à questão 5. A palavra Mnemônico tem encontro consonantal na primeira sílaba, mas a palavra ombro também tem, na segunda. Se alguém concorda comigo, acho que deveríamos correr atrás e entrar com recurso. O problema é que temos pouco tempo e isso não pode ser feito pela internet, mas quanto mais gente melhor. Há outras questões que podem ser debatidas, vamos agitar!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade na palavra ombro, trata-se de um dígrafo nasal, onde encontramos OMBRO - 05 LETRAS, MAS 4 FONEMAS ~0-B-R-O.... Mas temos o encontro consonantal no omBRo (br)......com certeza tem que ser anulada. A questão do prisma tb ta estranha, o terceiro elemento também é prisma.

      Excluir
    2. tem que ser anulada !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111

      Excluir
  5. Tá tudo muito bagunçado.É caso de denúncia ao Ministério Público?Mas será que fazer uma segunda prova elaborada pela mesma banca resolveria os nossos problemas?Eles estão repetindo questões em provas diferentes.Então,vale a pena dar uma olhadinha na prova de quem já fez.Ah,as provas não tem cabeçalho,timbre,identificação nas páginas.Sinto -me roubada,enganada e prejudicada.Custou os meus suados CENTO E VINTE REAIS.Um A.B.S.U.R.D.O.Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  6. Alguém pode, por favor, me enviar provas aplicadas em RO?
    soniasalmeida@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns TROMPOWSKY conseguiu ser pior que a INCP.

    ResponderExcluir
  8. Gente a questão de número 19 está mal elaborada, olha eles queriam levar a gente a achar que era para encontrar o 45º que é pi/4; mas na realidade era o ângulo todo(XÔY), ou seja o angulo que no primeiro quadrante era 45º no segundo quadrante seria 135º, que é 3pi/4. A banca errou em colocar aquele 45º naquela direção(jamais o ângulo de 45º vai estar no segundo quadrante de uma circunferência, e sim no 1º quadrante), pois deu a entender que era esse angulo o pedido, e na verdade não era. Olhem bem a questão e vejam se concordam comigo. Bem, parece que essa organizadora faz parte do programa do Faustão ou Silvio Santos, pois fez um monte de pegadinhas, ou melhor falando questões mal formuladas. Acho que qualquer um de nós faria algo melhor e de mais qualidade. Quem é que iria saber que gérmem tem dois plurais, o que eu só consegui saber através do dicionário Aurélio. Não entendi aquela penúltima questão da parte específica que fala sobre a economia na época do Brasil Colônia. Outra coisa que não vi no edital e pediu na prova foi em relação a questão sobre educação infantil, na parte pedagógica... Provas com questões repetidas, realmente concordo com o(a) colega acima, pelo menos com a INCP não ouvi dizer que alguém tenha colado e logo na entrada havia saquinhos para colocar o celular sem a bateria, para depois lacrar. O que não aconteceu lá. Se eu lembrar de mais alguma coisa, volto novamente.

    ResponderExcluir
  9. ESCOLA MUNICIPAL YNAYA !!!!
    Genteeeeeeeeee na minha sala tocou celular e a fiscal deixou passar .Achei um absurdo !!Outro ponto que destaco que as provas estavam grampiadas erradas tivemos que tirar e organizar elas de novo e isso levou tempo .Tivemos que esperar a fiscal receber mais informações pq ela nao sabia explicar direito como preenchia aquele mini cartão !! nunca vi um cartão tão polêmico , todo mundo da minha sala ficou reclamando ....
    Assim que receberam as provas teve uma galera que pedia toda hora pra ir ao banheiro provavelmente estava com cola ! A fiscal saia da sala toda hora .
    A questão 5 gente (mnemonico)é encontro consonantal !!!!!!! gente ombro tbm tem encontro consonantal !!!!
    Tinham questoes bem ridiculas como por exemplo a 41 ! mais umas bem dificeis.....


    GENTEEEEEE VAMOS NOS UNIR !!!!

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se alguem recorreu da questão do ombro.

    ResponderExcluir
  11. Como faço pra entrar com recurso?

    ResponderExcluir
  12. Ola Professor,fiz a Prova sabado de Profissional de Educação Física.Gostaria de dar uma dica para a galera que ainda não fez o concurso.Caiu questão da Lei Orgânica assim:

    A competência do Município do Municipio de Rio das Ostras em "realizar " serviços de assintência social,diretamente ou por meio de instituições privadas,conforme critérios e condições fixadas em lei municipal,está expressa:

    A)No Título I nas Disposições Preliminares

    B)No Título II,artigo 7º

    c)No Título II,páragrafo único

    D)No título I,parágrafo único

    Tiveram 4 questões desse tipo.Foi Ridiculo..Errei todas que caiu desse jeito.
    Então ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Quê??? eles devem estar querendo sacanear o pessoal que está reclamando dessa organizadora. Até para formular questões eles provam que não tem experiência! nem na prova da OAB caem questões assim. O que realmente importa ao estudarmos a LO? conhecê-la ou decorá-la ???

      Excluir
  13. Pessoal, boa noite. Fiz a prova para professor de Rio das Ostras. Fiquei sabenso que o gabarito já saiu. Alguém pode me sinalizar aonde? Pois não localizei...Grata

    ResponderExcluir
  14. GOSTARIA DE SABER SE AS PROVAS DE PROFESSOR I SERÃO ANULADAS, OU SE ALGUÉM CONSEGUIU ENTRAR COM RECURSOS NA QUINTA-FEIRA?

    ResponderExcluir
  15. ESSE CONCURSO DEVE SER CANCELADO, PARA CORRIGIREM A MERDA E A CAGADA QUE ESTA BANCA ANDA FAZENDO, UM TREMENDA BANCA AMADORA E SEM DIDATICA EM SUAS QUESTÕES, TAMBÉM É INCRIVEL COMO ELES CONSEGUEM ERRAR QUESTÕES RIDICULAS PARA SEREM ANULADAS.

    ESTA BANCA É UMA PORCARIA E A PREFEITURA DE RIO DAS OSTRAS FEZ MERDA EM CHAMA ESTA BANCA PARA FAZER O CONCURSO.


    O CONCURSO DEVE SER CANCELADO!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com voce !!!!!!!!!!! estou indignada

      Excluir
  16. ESSE CONCURSO DEVE SER CANCELADO, PARA CORRIGIREM A MERDA E A CAGADA QUE ESTA BANCA ANDA FAZENDO, UM TREMENDA BANCA AMADORA E SEM DIDATICA EM SUAS QUESTÕES, TAMBÉM É INCRIVEL COMO ELES CONSEGUEM ERRAR QUESTÕES RIDICULAS PARA SEREM ANULADAS.

    ESTA BANCA É UMA PORCARIA E A PREFEITURA DE RIO DAS OSTRAS FEZ MERDA EM CHAMA ESTA BANCA PARA FAZER O CONCURSO.


    O CONCURSO DEVE SER CANCELADO!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Da ate medo de ir e gastar meu dinheiro....q bosta de organizadora.

    ResponderExcluir
  18. tensa foi a minha situação, fiquei em uma escola onde a diretora tinha sido ameaçada dias antes, não deveriam ter aplicado a prova nessa escola, pois policiais fazendo ronda direto, isso deixou tds que sabiam da situação sem poder se concentrar para fazer a prova, as 18 hs já estava escuro e quando saimos realmente tinha uma moto com um cara parado na esquina com uma touca ninja, sai de lá fui parar no pronto socorro tensa com tal situação nunca fui ipertensa e minha pressão chegou a 18/08 se eles não sabem elaborar prova , imagine tratar da segurança dos candidatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gente.... isso é mt sério, nem vou dormir esta noite...

      Excluir
  19. Nunca fiz uma prova tão rídicula na minha vida!!!
    Já começaram errando com o horário do começo das provas os portões deveriam ter sido fechados as 9h da manhã, prorrogaram para 9:30hs, alegando atraso de candidatos por causa do trânsito (nunca vi isso na minha vida) queria ver se fosse prova de bancas como CESPE OU FCC. Candidato que não chega na hora fica fora! Eu sai de Minas para fazer prova e cheguei na hora. Depois na minha sala pessoas da cidade de R.O. conversando e o fiscal não tomava atitude, até que uma senhora preenche aquele cartão de resposta errado, e a fiscal troca a etiqueta com nome da candidata para outro cartão em branco e da mais uma chance a candidata que não prestou atenção, queria ver se o cartão fosse digitalizado com nome impresso. O que eles iriam fazer? rasgar e colar por cima em outro kkkk... rídicula essa prova depois de tudo que vi impossível confiar que não vai haver cambalacho nesse concurso. Nos banheiros não tinha fiscal, também! ai já viu quem quisesse colar daria seu jeito, né! Bom no mais vamos esperar o resultado final... abraços e boa sorte a todos. Ah! para quem ficou curioso fiz minha prova no Colégio Mun. América Abdalla. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. povo, vamos fazer um abaixo assinado e entregar ao MP para anular esse concurso fajuto!!!!

      Excluir
    2. Na minha sala também tinha gene conversando direto !
      Gente acho que temos que nos reunir , pq nao foi só duas ou tres pessoas que estão reclamando .
      O pessoal da escola normal no centro que fez a prova la em rio das ostras estão também reclamando !!!
      Deve ser anulada !!!!

      Excluir
    3. Também fiz a prova nesse colégio e a baderna era generalizada também, outras amigas tb lá fizeram, em outras salas e o mesmo e pior aconteceu em todas...Uma amiga disse que teve gente na sala dela que em menos de meia hora já havia feito a prova toda e marcado o cartão resposta!Quem, em sã consciência, vai fazer uma prova dessas e levar tão pouco tempo para realizá-la, mesmo que a pessoa soubesse todas as questões, é humanamente impossível e uma temeridade fazer tudo tão rapidamente assim.Ridículo! É a única palavra que me vem à cabeça quando lembro deste concurso fajuto.Com um pouquinho de vergonha na cara, partiria do próprio Município a iniciativa por anular tudo, pois é um desrespeito à nossa inteligência!

      Excluir
  20. EU FIZ PROVA DIA 10 PARA AUXILIAR ADMINISTRTIVO,GENTE EU VI O FISCAL COM A PROVA RESPONDIDA PELA PROF. E ELE PASSAVA A RESPOSTA PARA UMA CANDIDATA,FIQUEI NERVOSA COM A SITUAÇÃO ACABEI MARCANDO DUAS RESPOSTAS NO CARTÃO ERRADO, FALEI COM A PROFESSORA E ELA DISSE QUE EU ESTAVA EQUIVOCADA E AÍ? DINHEIRO JOGADO FORA.ESSA CANDIDATA QUANDO VIU QUE EU ESTVA VENDO TUDO PEDIU PRA FROFESSORA (FISCAL) PRA BEBER AGUA E ELA AUTORIZOU E ESSE FISCAL SAIU COM A PROVA NAS MÃOS PARA ACOMPANHA-LA ATÉ O BEBEDOURO. GENTE ELA GABARITOU E EU ME...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. galera o foda é que n adianta nada falar.....falar e falar.....tem q ter provas, sem as provas não dá pra dar inicio ao processo, se ao menos alguém tivesse instalado câmeras escondidas em cada sala com certeza esse concurso já tinha virado PÓ! pensem nisso

      Excluir
  21. Eu to nervosa até agora com esse concurso !!
    Não temos uma resposta de nada. Questões esquisitas , fiscais errando tudo, .....
    até agr nao saiu a classificação ..não falam mais nada e o prefeito nem ai com a classe dos professores .. Rio das Ostras ainda não esta preparada para realizar tantos concursos assim ...
    Estou cobrando por respotas , quero que certas questoes sejam anuladas . E um desrespeito com o professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sol, a indignação é total, tb fiz a prova para PI em R.O. e tenho as mesmas reclamações dos amigos acima, porém pretendo virar a página...
      Estou aguardando abrir o de N. Iguaçu, pelo que sei abre esta semana ainda, no edital consta a Consulplan como a realizadora, o que vc me diz? Conto com a sua ajuda!!! Pode me mandar o material para estudar? Bjs!!! Deixarei meu e-mail, clau.ftz@hotmail.com

      Excluir
  22. Pois é, a indignação é total, com toda propriedade, já que está claro que essa tal Fundação Trompowski, se é que existe, acho que só emprestou o nome, claro está que ninguém se deu ao trabalho de elaborar questão alguma, para nenhuma profissão, nem mesmo as de português :simplesmente reuniram provas de concursos os mais variados e selecionaram a esmo questões para a prova de Rio das Ostras, não tiveram nenhum trabalho.A falta de organização total, a falta de informação, até a presente data no site da tal Fundação, o completo despreparo dos "fiscais" que por si já denota que tudo não passou de uma farsa, que muitos idiotas (aí me incluo, infelizmente) engoliram e perderam tempo e dinheiro investindo numa possibilidade que , na minha opinião , nunca existiu:foi pretexto para arrecadar o que podia de um modo fácil num final de mandato.E ponto, simples assim.E vai todo mundo engolir sem um gole d´água ,e ficar por isso mesmo.

    ResponderExcluir
  23. ai pessoal tambem fiz a prova e o nosso resultado foi....luan santanna em rimeiro ,revelao em segundo, claudia leite em terceiro,victor e leo em quarto,,seu jorge em quintoo...........ttai o meu,o su o nosso dinheiro.

    ResponderExcluir
  24. Meu amigo sol eu queria saber quando vai sair o resultado final dessa merda de prova?

    ResponderExcluir
  25. Fiquei muito chateado com esse concurso,mas entendo como coisas da vida que as vezes devemos passar para obter experiência.......

    ResponderExcluir
  26. Gente se puder me mende sobre o resultado final e classificatório do concurso de rio das ostras VI concurso..... meu e-mail é lf3.nando@hotmail.com

    ResponderExcluir