Seja Bem Vindo!!!

O Blog do Sol do Sana foi concebido com a finalidade de ser um espaço de troca de ideias, informações e material sobre Educação, viagens, colecionismo,... e ainda sobre o PCCV-MAG de Macaé!

sexta-feira, 4 de julho de 2014

VIAGEM AO CERRADO - COPA - JUNHO/JULHO 2014

Pessoal,

Como havia postado fiz nos últimos dias uma viagem para assistir ao jogo das oitavas de final entre FRANÇA x NIGÉRIA em Brasília.

Saí de Sana sábado às 7h da manhã e andei 942km até a cidade de João Pinheiro - MG, foram 12 horas ao volante em uma estrada muito vazia por causa do jogo do Brasil (ouvi no rádio).

No dia seguinte saímos às 8h e fomos pra Brasília.  Congresso Nacional, Câmara, Ministérias, Feira, Torre de TV, Palácio da Alvorada,... fizemos um tour completo pela Capital e rumamos para Pirenópolis, já que a hospedagem em Brasília estava uma fortuna (R$ 1200,00 por noite).  

Pirenópolis fica a 140km do DF em uma estrada super limpa, conservada e na maioria duplicada.  Em Pirenópolis nos hospedamos a R$ 200,00 em uma pousada no Centro Histórico excelente. (Pousada Walkeriana)

(trecho entre Diamantina e a Vila de Biribiri e suas cachoeiras (12km)


De Pirenópolis fomos a Goiás (terra de Cora Coralina) cerca de 190km distante e ficamos impressionados com um Centro Histórico lindo, um rio super charmoso (com muitos peixes, tartarugas ou cagados) mas a cidadela quase não oferece infraestrutura de Hospedagem e sobretudo de alimentação.  Não havia um único restaurante ou lanchonete... um fracasso.

O jogo foi excelente.... (nem vou comentar)

De Pirenópolis fomos para Diamantina, cidade Histórica a 1.150m de altitude no Alto Jequitinhonha.  Cidade turistica e de Universitários... Foi ótimo!!! De lá fomos visitar a pequena Biribiri e as cachoeiras da Sentinela, Cristais e outras...  A Vila de Biribiri parece uma Vila fantasma já que em 2013 apenas 4 pessoas lá residiam.  A Vila inteira Há 12 anos atrás estava a venda por 2 milhões de dólares.

A Vila é um espetáculo, foi cenário de novelas e muitos filmes... e vale muito a pena conhecer... O relógio da Igreja (que está passando por problemas estruturais) foi doado pela Família Real.  Lá no século XIX funcionava uma fábrica de tecidos (que chegou a empregar 600 funcionários), mas que em 1970 fechou as portas e todos foram embora... NÃO DEIXE DE VISITAR!! No caminho há várias Cachoeiras...

Depois de 7 dias andamos exatos 3.982km e chegamos em casa hoje (sexta, 04/04) depois de assitir só 25 minutos do jogo na Vacaria do Sul em Itaboraí...

Foi Show!!! Conhecer o cerrado brasileiro foi fantástico!!! Os animais, o por-do-Sol, as plantas, a altitude...

Ficamos também impressionados com a hospitalidade do povo de Goiás! (os mineiros já sabíamos...)

Outra coisa: Impressionado tb com a qualidade das estradas.  Passamos pelas vias mais importantes do Centro do Brasil (BR-040, BR-367, BR-153, BR--135) TODAS EXCELENTES!! Duplicadas na maior parte do trecho, obra de qualidade... Em janeiro já havia elogiado a BR-101 até Natal...

CURIOSIDADE: O GPS acabou indicando uma via de terra (82km) que resolvemos fazer (MG-220) Foi muito legal,  a estrada possibilitava andar a mais de 80km em alguns trechos e a nuvem de poeira vermelha que o carro levantava era SHOW!!! A estrada inteira vazia, sem nenhuma casa, só plantação de eucaliptos... Deu medo (eram 17h e já escurecia quando iniciamos e saímos dela com a noite fechada) se furasse um pneu ou o carro quebrasse estaríamos na m...


Nenhum comentário:

Postar um comentário