Seja Bem Vindo!!!

O Blog do Sol do Sana foi concebido com a finalidade de ser um espaço de troca de ideias, informações e material sobre Educação, viagens, colecionismo,... e ainda sobre o PCCV-MAG de Macaé!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ensino em Macaé segue uma equação nada lógica

 
Mais riqueza com mais progresso é igual a menos educação. A equação, apesar de não ser lógica, tem funcionado no interior do estado. Entre as cidades com o maior Produto Interno Bruto (PIB) no estado, ocupando a 8ª colocação nesse quesito, Macaé conquistou os piores lugares no ensino, na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011.
 
O sindicato de professores da região, numa luta de anos com a prefeitura, já aguardava o resultado negativo no Ideb, em cujo ranking o município ficou no 27º lugar. Funcionária da Escola Municipal Caetano Dias e coordenadora do sindicato, Maria das Graças Franco atribui a má colocação à falta de autonomia das escolas e ao baixo contingente de professores municipais:

— As escolas não conseguem tocar seus projetos. É como você ter sua casa, mas, para fazer obras e melhorias, depender de alguém para liberar o dinheiro. Você mesmo tem que poder administrar isso.
Hoje, a rede municipal de Macaé conta com 107 escolas e 2.087 professores, que atendem cerca de 37 mil alunos. Entretanto, pais de alunos afirmam que a falta dos profissionais é constante, interrompendo a rotina de estudos. Na Escola Municipal Caetano Dias, o problema é ainda maior. Segundo os alunos, é comum que as aulas terminem mais cedo por falta d’água.
 
Segundo a Secretaria de Educação do município, concursos públicos foram realizados recentemente para suprir a falta de efetivo. A estimativa é que o problema seja resolvido até o final do ano. A secretaria também pretende fazer alterações em alguns contratos temporários de professores, ampliando o período de contratação. O objetivo é criar um vínculo maior do professor com os estudantes, fortalecendo a integração da comunidade escolar.
 
Sobre o resultado no Ideb, a secretaria considera que, se avaliadas as instituições individualmente, o índice foi satisfatório.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Macaé não atingiu a meta proposta pelo Governo Federal para 5º Ano, um feito INÉDITO já que desde que foi criado as metas foram alcançadas.
 

63 comentários:

  1. Pois é pessoal. Se fizermos um paralelo dessa noticia com a convocação dos professores, eu diria que não vai acontecer mais nada nesse ano. Só ano que vem. Porque a irresponsabilidade desse governo atual é grande!!! Agora a gente pode continuar todo mundo morrendo de ansiedade, ou então brigar pelos nossos direitos e ter uma previsão para todos serem nomeados. Esperar não dá em NADA!

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma vergonha. Agora votem em Christino Áureo (candidato apoiado por Riverton). É só votar nete para a gente ver notícias como essa. Christibo Áureo que se intitula como o homem que melhorou o sistema de água em Macaé. E agora com essa falta d'água na cidade Christino????? hahahaha... que piada! E o concurso, será que vai convocar também?????? hahahahahahahah.... Pessoal, temos que agir, chega de ESPERAR!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro sr.(a) Anônimo, até concordo com seu post quando o mesmo se refere a "falta d'água" que assola o município, mas descordo quando se refere ao candidato a culpa do IDEB e, ainda, faz referências ao futuro! O IDEB, na realidade, está aí para avaliar o Sistema e os de quem dele fazem parte! Já era sabido que o resultado do IDEB não seria positivo, como é desejado de todos, mas o ENSINO PÚBLICO está cheio de pontos negativos que precisam ser revistos. Só quem vive essa realidade sabe disso!
      Um abraço.
      Roselane Alves.

      Excluir
  3. Está na hora da mobilização geral. A culpa não pode cair sobre os profissionais da educação.

    ResponderExcluir
  4. Que vergonha senhores gestores, 27º no IDEB, dentro do ESTADO, ai meu Deus, tem que haver justiça, a Educação é prioridade, agora eles querem prorrogar os contratos,é avanço? Não retrocesso, sabe porque? Não cria vínculo, e já tem concurso aí, ano de eleição, eles prometem de um tudo, ai ai, quanta mentira, ainda bem que foi divulgado tudo isso antes das eleições, vão votar no candidato, dessa VERGONHA?
    Bem sei eu, que essas reportagens não são mentirosas, refletem a pura verdade, tenho um filho em uma Escola Publica aqui no município, quantas dificuldades meu povo.... olhem, olhem pra isso, EDUCAÇÃO É PRIORIDADE MÁXIMA (deve ser não, TEM QUE SER), vergonhoso senhores GESTORES.... vergonhoso GESTORES do mal.

    Margareth

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que, antes de apoiar candidato de A ou B, porque este está apoiando, temos que investigar, conhecer e tirar nossas próprias conclusões! Esse candidato que o nosso colega apoia foi o mesmo que votou contra PLANO DE SAÚDE PARA OS SERVIDORES DE MACAÉ, pois disse que a saúde do município é de primeira! Que não precisamos de PLANO DE SAÚDE! Você, nobre colega, pensa mesmo que a SAÚDE de Macaé é de primeira? Questionem-se antes de votar!
      Obs: Nem sou eleitora do município, para ser intitulada como oposição, mas sou servidora e moradora do mesmo!!!
      Vânia de Oliveira.

      Excluir
  6. Eu já apoio o Dr. Aluízio mesmo! Acho que o povo esta esperto! Não querem que a situação continue do jeito que está. Querem mudança!!!


    Sol! Uma pessoa comentou num post que os exames médicos admissionais tem validade e que não pode passar muito tempo. O que vc acha disso? Acho que faz sentido... De qualquer maneira acho que no dia da prorrogação dos contratos, sairá alguma novidade para os que fizeram os exames!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acho não. Eu acho que eles são capazes de tudo. Se os exames acabarem a validade, paciência. É o que eles mais querem que aconteça. Eles querem é enrolar mesmo. Se os exames acabarem a validade, melhor ainda, eles vão ter que refazer o processo. Fique ligado! A solução não é esperar, mas sim agir!!!

      Excluir
    2. Oi Carla. Podemos FAZER uma manifestação antes das eleições.
      Por que depois, acho que nada mais ira acontecer, ou ate irá a passos de tartaruga.
      Todos precisam denunciar ao MP.
      O que você acha?
      Att.
      Ane

      Excluir
    3. A resposta para a Posse acontecer está aí É SÓ FAZERMOS UMA AMEAÇA DE MANIFESTAÇÃO E PRONTO ! A POSSE SAIRÁ
      TEM QUE SER AGORA NÃO DÁ PRA ESPERAR AS ELEIÇÕES .

      Excluir
  7. Apoiem sim outro prefeito. Ai sim que ninguém mais será chamado ou empossado. Vocês acham mesmo, que eles irão deixar de contratar os QIs, para dar posse aos concursados?!
    É questão de Lógica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc! Hoje todo mundo fala do atual prefeito, mas esquecem-se que se fosse tão ruim assim não estaria a anos no poder( a família ) e eleita pelo público! Assim como todo o país, ganhamos e perdemos! E será sempre assim! Outro prefeito não será melhor, ao contrário, ele mesmo é que não convocará ninguém com a desculpa que o atual prefeito deixou rombo disso ou daquilo!
      Maria do Nascimento.

      Excluir
    2. Qualquer prefeito que vai entrar nao vai fazer nada! Depois de eleitos, eles querem que o povo se exploda!!! Temos que fazer alguma coisa agora. Caso contrario, esperem para ver só!!! E outra coisa, eleger o sucessor de Riverton (Christino), alem de ele nao chamar os concursados, ainda por cima vai terminar de jogar a cidade no buraco!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. João Pedro, não entendi o motivo pelo qual você se irritou (palavrões = irritado). Acho que a questão aqui não é em votar em fulano ou sicrano. A lógica aqui gira em torno de a gente se mobilizar agora ou não. A minha opinião é que nessa época de eleição, temos mais oportunidades de reclamar, pois isso mostra para os politicos de esquerda as falhas do atual governo. Com isso, o governo atual pode tentar alguma convocação (quem sabe). Agora meu amigo, depois das eleições, os políticos vão querer que o povão se exploda! ou por acaso você já viu algum político fazer alguma coisa importante que não seja em época de eleição? Fiquem na paz.

      Vicente.

      Excluir
    5. Não entendi João Pedro. O que eu fiz? Ou falei?

      Desculpe então. Acho que você confundiu as pessoas.

      Excluir
  8. Que absurdo! é por isso q eles não dão educação de qualidade e fazem o que fazem. Mussi (só o doce), abaixo essa oligarquia, que manda sim; há anos e não fazem nada!! Meu bairro não tem água, esta cheio de mosquito pq o rio ta transbordando de MERDA, tão depositando dejetos "in natura", tem buraco, não tem escola de qualidade, essa noite não consegui dormir de tanto mosquito, e ainda aguardo esse concurso, é por isso que essa gente ganha sempre, deixa o pessoal tolido, preso a eles, pelo AMOR QUE VCS TEM A SEUS FILHOS QUE SÃO O FUTURO DO QUE DEIXARMOS. NÃO DE CONTINUIDADE A ISSO, O RESTO É BALELA. Também não quero induzir q vcs votem em candidato que o Sol apoie, mas façam uma pesquisa e votem de acordo com a consciência de vocês, pensem apenas no que vcs querem deixar para seus filhos.... E que Deus nos ajude!!!!INVESTIGUEM, VOTEM NO MENOS PIOR.É difícil, é sim, pq todos contam mentiras, e DEUS NÃO É A FAVOR DE MENTIRAS, então pesquisem e que vença o melhor, pela nossa família. Meus irmãos, fiquem bem!!!Amem!!!
    Margareth

    P.S. ja postei meu comentário anterior no meu facebook, to dando minha cara pra bater, e vc ta disposto a dar a sua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoiada. Infelizmente a população se acostuma com os piores tratos que os governantes oferecem. Parece que a população de MAcaé fecha os olhos para toda a riqueza dessa cidade e o quanto arrecada com isso. Está na hora da mudança.

      Excluir
    2. Também concordo com vc! Cada um precisa escolher o seu candidato de acordo com o que acredita e espera!

      Excluir
    3. Vc era Riverton e agora deve estar babando Aluísio!!!! babaca

      Excluir
  9. Hum!!! Estão acabando com o BLOG do sol. Palavrões, palavras grosseiras e falta de respeito. Deveriam pelo menos ter consideração com o dono do Blog. O sol não merece isso!!!! Coisa FEIA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, as pessoas estão desviando o FOCO, que é o concurso. Todo mundo espera, mas ninguém quer agir. O povo não tem voz. Todos se calam na hora de dar a cara à tapa. É por isso que esse Brasil não vai pra frente. É por isso que ninguém será mais chamado.

      Excluir
    2. Hum!!! Coisa FEIA!!!

      Excluir
    3. Então foca vc, pq pelo q sei vc nem se quer coloca seu nome, a merda q me referi são os dejetos, e não perdi o foco não, nem tão pouco pedi voto para A ou B, não estou sendo insensível com ninguém, apenas é um direito meu não acreditar mais em nada.
      Margareth

      Excluir
  10. Como faço para deixar de seguir o blog. Estou muito chocado com o que li.

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, acho que a PMM está com medo de tomar alguma decisão, ou a decisão já está tomada e estão pensando em como nos falar...
    Liguei para a Secr. de edc. hj, pela manhã, e uma pessoa me falou que o pedido para renovação dos contratos tinha sido feito, e q eles ainda não tinham obtido a resposta, mas que era quase certo haver a renovação novamente.
    Liguei para a SEMEd cedo, e quam me atendeu disse q não havia nenhuma previsão para nossa posse.
    Liguei no final da tarde e uma pessoa muito educada, disse que se nos próximos 10 dias eu não recebesse nenhum aviso em relação a posse , q era para eu ligar para a SEMED novamnete, pois segundo essa pessoa, a posse sairá até meado de setembro, mas ela disse q só não tinha uma data, mas garantiu q sairia em setembro.
    Bom, não sei em quem acreditar...
    O q vcs acham???
    PS= já fiz minha denúncia tb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está tudo uma confusão mesmo! Até as pessoas com boa vontade tentam responder e ficam confusas. A preocupação no prédio é com outra coisa....

      Excluir
  12. Acho que irão convocar! Até meado de Setembro sim!
    Mas tb fiz minha denúncia!

    Alguém por favor que tiver acesso ao jornal se sair a prorrogação dos contratos por esses dias, nos avise! Devemos ter esse documento em mãos! Amanhã vou ligar para a SEMED tb.

    Eles devem estar vendo os detalhes do curso, conferindo resultados de exames, burocracia. Claro que estão nos enrolando! Mas não poderão fazer isso por muito tempo! Vamos denunciar. MP neles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há um curso, geralmente é feita uma apresentação da rede...

      Excluir
  13. Também fiz minha denúncia e ela já foi encaminhada! Mas acredito em edital de nomeação por essas semanas! Vamos pensar positivo, mas não parados!

    ResponderExcluir
  14. Que curso é esse?
    Dura quanto tempo?

    ResponderExcluir
  15. Gente, dá uma lida no q achei na net:

    A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo de posse no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado. Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação. O prazo para a posse é de 30 dias contados da publicação no Diário Oficial da União da nomeação, e poderá se dar por procuração específica.

    O exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público, e terá prazo de 15 dias contados da assinatura do termo de posse.

    Os prazos para posse e exercício poderão ser declinados pelo servidor.

    Fundamento Legal: Art. 13 a 15 da Lei 8.112/90.

    Pelo o que entendi, eles podem nomear , daqui um mês empossar e ainda mais 15 dias para exercício,o que leva mais ou menos metade de outubro. Será que vai ser assim????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sol, o que você acha?
      Como acontece em Macé? Qual o prazo?

      Excluir
    2. Acredito que a posse se dará no fim de setembro, início de outubro!

      Excluir
  16. Vou continuar deletando posts com palavrões e efensas pessoais.

    Não acho que manifestação adiantará. Muito embora eu concorde que está havendo no mínimo má vontade para dar posse tb é FATO que ela ocorrerá. Sugiro que esperem até o fim de setembro.

    Por fim, este BLOG não servirá para incitação de qualquer teor contra qualquer pessoa/instituição!

    att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sol, concordó com você no que diz respeito que esse Blog precisa ser informal no sentido de não promover qualquer manifestação. Porém, não acho que devemos ficar de braços cruzados aguardando até o fim de setembro. Você sabe, o edital de convocação só saiu porque ameaçamos uma manifestação. Você acha que eles estão preocupados em colocar os concursados? Qual seria o benefício para eles?? Eu te digo a resposta: NENHUM. Eles querem é reforçar os cabides de emprego, renovar o máximo de contratos possíveis no período e eleição para conseguir votos. Cada mais tempo a gente espera, mais tempo a gente perde, isso é FATO. Sei que você não quer motivar a gente para uma manifestação, e concordo com o seu posicionamento quanto administrador desse Blog. Mas também não acho que a melhor idéia seja esperar. Abraços, Vicente.

      Excluir
    2. Sol, por favor, se souber de alguma notícia me avise. Estou tentando manter a ansiedade em dia, mas está difícil.

      Obrigado!

      Excluir
  17. boa noite sol sabe se vai haver mas convocaçoes esse ano?um abraço marineia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marineia, por favor, leia acima para depois perguntar. Não precisa ler muito, aqui em cima eu acho que já responde a sua pergunta. De qualquer maneira, posso ajudar a responder também, visto as informações que são trocadas aqui. Pelo que eu estou vendo de todas as informações que li, não vai ter convocação neste ano não. E também não terá previsão, visto que depois das eleições, nada costuma acontecer. Um abraço Marineia.

      Excluir
    2. valeu anonimo pela resposta agora o que vale é mesmo agente esperar um abraço e boa noite.

      Excluir
    3. Não acho que valha a pena esperar não. Acho isso errado. Acho que vale a pena lutarmos pelos nossos direitos no MP e seja mais onde for. Esperar é se conformar com a renovação dos contratos, ficar olhando a coisa acontecer e bater palmas.

      Excluir
  18. Ok vale a pena lutar, mas por enquanto eles estão dentro do prazo, o prazo q nos deram foi de até 30 dias após os exames, foi assim com os agentes de trânsito, empossados antes de nóis, a posse só saiu 30 dias depois dos exames. A partir dai sim, devemos nos manifestar, e esse prazo ainda dá antes das eleições, acho que qualquer manifestação possa ocorrer depois do dia 20-09 Bruna

    ResponderExcluir
  19. Liguei para a SEMAD hoje e a pessoa que me atendeu disse que a posse sai antes da eleição com certeza. Provavelmente até o dia 15 de Setembro! Não sabem a data certa, mas será no mês de Setembro! Vamos torcer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liguei tb e falaram o mesmo para mim, e ainda falaram q depois da posse leva mais ou menos uma semana para começarmos a trabalhar e q nosso salário só começa a contar a partir do dia em que já estivermos em sala.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Isso, também acredito nisso, se olharmos para as posses antes da nossa a resposta esta aí, aproximadamente 30 dias após os exames, e foi o que nos falaram lá, eles estão dentro do prazo, só não enxerga quem não quer ver...

      Excluir
  20. Gente, e da Saúde? Ninguém fala nada. Alguém sabe de algma coisaa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me dá vontade de chorar quando penso no concurso da saúde.... estou rezando ....e pedindo a Deus mesmo...

      Excluir
  21. tb. to aguardando as convocações da saúde p. Téc. de enf. na área PMM. Eu acho q. só vão convocar o pessoal da saúde após as eleições. Alguém sabe informar quantos serão os convocados na área PMM tec. de enf. ?

    ResponderExcluir
  22. Eles estão convocando cargo a cargo, mais ou menos, acredito e ouvi dizer que saúde será após empossar os ASGs, ou seja, ainda este ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal da Saúde sei que estão ansiosos , mais vocês só serão convocados depois da Posse de todos os cargos do concurso 2011 o de vcs foi um pouquinho depois(2012) , então terão que esperar um pouco , mais anotem aí ... Depois dá convocação dos Porteiros ,AC Endemias , alguns cargos da FMC que faltam , serão vcs com certeza .

      Excluir
  23. Afinal saiu ou não saiu a renovação dos contratos, terminam hoje não é? Alguém viu o jornal hoje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que não quwer acreditar, mas reafirmo:

      OS CONTRATOS DE PROFESSOR A SERÃO RENOVADOS PELO MÊS DE SETEMBRO INTEIRO.

      Excluir
  24. Gente, minha dúvida agora é outra...Não sei se devo escolher pela educação infantil ou fundamental??? Sempre trabalhei na rede perticular, com ed. Infantil.
    Agora não sei o q escolher...
    Tem alguém que trabalhe na rede que possa me ajudar com algumas dicas e opiniões?
    Na educação infantil, tem auxiliar em todas as turmas???
    Como e por quem é feito o trabalho de troca de fraldas, banho, etc.
    Pergunto isso pq na escola em q trabalho, as auxiliares são as q fazem essa parte, as professoras ficam mais na área pedagógica mesmo.
    Gostaria de saber como é a rotina do fundamental, se usam livros, etc...Como são as crianças,em relação ao comportamento e no cognitivo?
    Vou deixar meu e-mail para receber dicas de vcs, ok???
    liza_guedes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesma dúvida da Elizabeth, gente alguém nos ajudar por favor.

      Excluir
    2. Vou tentar ajudar:

      Educação Infantil: Macaé atende apenas a crianças a partir de 2 anos, deste modo, não há Auxiliares em todas as turmas, mas a maioria de turmas do Maternal I (2 anos) possui. O professor não dá banho ou troca fraldas (pode até acontecer, mas é raro), fica sob responsabilidade do docente apenas o pedagógico de fato. As Unidade de Educação Infantil NÃO TEM CARÁTER assistencialista, portanto o pedagógico é o foco.

      No Ensino Fundamental: Possuem livros didáticos fornecidos pelo FNDE. O comporatamento e cognição dos aluno irá variar um pouco de comunidade para comunidade. De uma modo geral problemas de comportamento são mais complicados neste segmento.

      Espero ter ajudado; Mais alguma dúvida?

      Excluir
    3. Sol, se não há auxiliar em todas as turmas, quem troca as fraldas, e o banho???
      Não consigo imaginar uma criança com a mesma fralda por mais de duas horas... E um banho gostosinho para quem fica no integral???
      Tenho medo por isso, entende? Sou muito carinhosa e preocupada com minhas crianças...rsrsr
      Quantas crianças geralmente são colocadas por turma na educação infantil? E no fundamental???
      Estou pensando em escolher o fundamental, por eles serem mais independentes. Mas, ainda tenho um pouco de insegurança, pois me relataram que a maioria dos alunos chegam ao 4º ano sem saber ler e escrever direito. É verdade???
      E a agressão física ao professor, é verdade q isso tb acontece?
      Desculpa perguntar esse tipo de coisa, mas acho q como a posse vai sair até o fim do mês, é importante que dúvidas como essas sejam sanadas. Ao invés de ocorrerem ofensas, deboches e torcida contra nós, que passamos no concurso e que estamos só lutando por nossos direitos.
      Conforme forem aparecendo outras dúvidas , vou postando.
      Abraços!!!

      Excluir
    4. Continuando: a maioria dos alunos com mais de 2 anos estão deixando as fraldas o que torna as coisas mais fáceis. Se houver algum quem trocará são os auxiliares da Escola (nem sempre estarão dentro de sala, mas o professor convoca para isso).

      O banho (se tiver água) e o almoço é dado, na maioria das EMEI's no horário entre 11h30m e 13h por auxiliares, j´´a que neste horário não há docentes.

      As turmas tem de 16 a 22 alunos na grande maioria das UEs pois há Portaria regulamentando esse número.

      Alunos no 4º Ano sem saber ler: pouquíssimos

      Agressão ao Professor: Casos raros

      Pode postar todas!

      Excluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  26. Essa Graça é uma imbecil !!!!!!!!!!!!Vc é outro

    ResponderExcluir