Seja Bem Vindo!!!

O Blog do Sol do Sana foi concebido com a finalidade de ser um espaço de troca de ideias, informações e material sobre Educação, viagens, colecionismo,... e ainda sobre o PCCV-MAG de Macaé!

sábado, 16 de junho de 2012

CONCURSO DE RIO DAS OSTRAS - SUSPENSO

Bom, quando afirmei que INCP (que fez o Concurso de Macaé, Silva Jardim, Iguaba,...) e TROMPOWSKY eram Bancas de FUNDO de QUINTAL não estava errado.  Abaixo segue a Matéria Publicada em http://correiodobrasil.com.br/concurso-da-prefeitura-de-rio-das-ostras-e-suspenso-pelo-mprj/470276/ que suspende o Concurso em Rio das Ostras, a própria FUNDAÇÃO já encaminhou e-mail aos candidatos informando sobre.  Uma verdadeira VERGONHA!!!
------------------------------

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por intermédio da 1ª e da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Macaé, obteve na Justiça liminar que suspende o VI Concurso Público do Município de Rio das Ostras, após constatação de diversas irregularidades na aplicação do certame. A Ação Cautelar Preparatória proposta pelas Promotorias ainda obteve a suspensão de eventuais pagamentos previstos à Fundação Roberto Trompowsky Leitão de Almeida, organizadora contratada sem licitação, e a abstenção da homologação do concurso.


A ação é preparatória para uma Ação Civil Pública (ACP) e foi proposta em face de Município de Rio das Ostras, Fundação Roberto Trompowsky Leitão de Almeida, Rio das Ostras Previdência (Ostraprev) e Fundação Rio das Ostras de Cultura (FRC), após a Ouvidoria-Geral do MPRJ receber centenas de reclamações referentes a irregularidades praticadas durante o concurso. De acordo com informações das Promotorias, a futura ACP poderá ter como objeto a anulação parcial ou total do concurso, bem como eventual pedido de condenação nas penas da Lei de Improbidade Administrativa, a depender do aprofundamento das investigações. A Ação Cautelar foi subscrita pelos Promotores de Justiça Luiz Fernando Amoedo e Rafaela Dominguez Figueiredo Ramos.
Ainda de acordo com as Promotorias, as primeiras reclamações registradas na Ouvidoria-Geral do Ministério Público foram sobre as constantes alterações nas datas de aplicação das provas. O horário dos exames de dois cargos, por exemplo, foi modificado com apenas uma semana de antecedência da realização do certame. O texto da ação narra que a interposição de recursos também foi alvo de queixas dos candidatos, uma vez que a organizadora estabeleceu somente um local para o recebimento, o protocolo da Prefeitura, e deveria ser entregue pelo próprio candidato em horário comercial, em curto espaço de tempo após a publicação dos resultados.
A Promotora Rafaela Dominguez informou que, entre as irregularidades mais graves, está a utilização de provas idênticas de conhecimentos específicos em exames cuja aplicação se deu em horários distintos, o que fere a isonomia, a competição e a moralidade administrativa, princípios norteadores do concurso público. Em relação a esse problema, os réus manifestaram, em reunião realizada no Ministério Público, a intenção de apenas anular as referidas questões, o que, segundo o texto da ação, “resultaria em violação direta ao edital, vez que, neste caso, não estaria sendo cobrado o conteúdo previsto no instrumento do certame”. Informados pelo MPRJ da violação, optaram pela anulação das provas que apresentaram o problema aplicadas no turno da tarde.
Segundo os Promotores, após pesquisas, ficou constatado que diversas questões foram plagiadas de outros concursos. Em alguns casos, a prova inteira foi copiada, como por exemplo a de conhecimentos específicos de Professor de História, integralmente retirada dos exames aplicados pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, no concurso de 2001, e pela Prefeitura Municipal de Resende, no certame de 2007. Outros cargos tiveram os mesmos problemas.
Os candidatos aos cargos de Procurador Municipal e Procurador Municipal Autárquico, ao realizarem a prova discursiva também enfrentaram complicações. “De acordo com os representantes, em que pese as provas serem discursivas, foram distribuídos aos candidatos cartões-resposta para marcação de questões objetivas. Assim os candidatos ficaram sem ter onde responder as questões”, narra trecho da ação.
A ação ainda relata que não houve fiscalização eficiente do uso de aparelhos eletrônicos, como celulares; número de fiscais era insuficientes; foi permitido o ingresso de candidatos após o início das provas; desrespeito ao horário previsto para o fechamento dos portões; e houve utilização de cartões de resposta passíveis de fraude. “A expressiva quantidade de representações narrando os fatos listados chamou a atenção do Ministério Público. Da leitura das denúncias, a impressão que se tem é que a desorganização foi expressiva no curso da fase de aplicação de provas”, informou Rafaela Dominguez.
A Promotoria informou ainda que houve uma grave deficiência na publicidade do concurso. Nos dias 1º e 7 de junho foram publicados os resultados parciais, mas não as notas dos candidatos. Mesmo sem a publicação das notas, o que impediu os candidatos de interpor recursos, o concurso seguiu com as próximas fases, como convocação dos candidatos para as provas práticas e entrega de títulos.
Os réus ainda podem recorrer da decisão.

30 comentários:

  1. Começaram as convocações para Macaé em diversos cargos (aproximadamente 90 cargos), exames já seguem a partir de segunda-feira (18/06). Repassem com urgência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera bom dia, não vi nada nem no site da incp e nem da prefeitura de macaé. Tem certeza?
      Valéria

      Excluir
    2. Saiu sim. Esta no jornal o debate impresso. (ouvi dizer que esta no on-line tb.

      Excluir
    3. Karlla Maria Bastos de Carvalho17 de junho de 2012 às 21:34

      Teria como colocar o arquivo onde se encontra a lista dos convocados, por favor?

      Karlla Bastos

      Excluir
    4. http://macae.rj.gov.br/conteudo?id=247

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Recebi o e-mail da TROMPOWSKY, com a nota que eles publicaram, desde o início do concurso enviei vários e-mail´s para a fundação e eles nunca respondem, o telefone é fantasma pois nunca ninguém atende, eles prometem publicar as relações com notas mas não cumprem as datas muito menos o que eles falam, até hoje não sei minha nota e nem classificação, como posso colocar recurso se eles não publicaram tudo. Eles são muito desorganizados, alegam na nota que foi um universo de +/- 101.000 mil inscritos e acharam muito, então seria impossível de ser realizado o concurso dos correios, petrobrás ou inss, enem como exemplo que muitas vezes alguns destes superam um milhão de inscritos. sorri para não chorar ao ler a nota da fundação tentando argumentar ao seu próprio favor... em suma essa fundação é um ultraje.

    ResponderExcluir
  4. isso ta parecendo armação... as falhas são muito absurdas! a demora na divulgação das notas deve ser por causa de estarem corrigindo prova por prova à mão, só pode... não respondem a email e o telefone não funciona [2]. vamos ver no que vaidar..

    ResponderExcluir
  5. Uma vez anulada como fica o dinheiro q pagamos?

    ResponderExcluir
  6. estava muito estranho no meu cartão resposta estava escrito guarda saniotário. já pensou acho q o Ministério Público tem que investigar sim, e quem sabe fazer outro concurso....

    ResponderExcluir
  7. Me sinto aliviada com essa anulação, mais do que justa!Me faz sentir um pouco menos "feita de idiota"!Nem penso em devolução de dinheiro, pois acho que isso não vai acontecer, e caso aconteça, ainda demora muito.Me sinto vitoriosa apenas por terem anulado, pois as falhas foram gravíssimas e muito óbvias,caso não anulassem seria como assinar embaixo de um embuste, uma falta de vergonha na cara, um acinte com todos os que se desdobraram para realização destas provas.
    Quero chamar atenção para a redação do e-mail enviado pela tal Fundação Trompovsky: além de se gabarem pela "experiência de 6 longos anos em realização de concursos(?!)",se valeram de argumentos sofríveis, patéticos até, eu diria...E que linguajar sofrível, eu teria vergonha de ver uma publicação com um texto de tão baixo nível em termos de elaboração e uso das palavras...Só corroborou com o desfecho já esperado para este assunto...Mas não esqueçamos da omissão total da Prefeitura daquela cidade, da tentativa de isenção total de responsabilidade nessa (des) organização toda...Tudo muitíssimo suspeito, cheirando muito mal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O concurso ainda não foi anulado..
      está suspenso e pode ter anulação total ou parcial..

      Excluir
  8. Oi sol, como ficará a situação dos candidatos(que estudaram muito e não tem padrinho ) que passaram e estão listagem de aprovados no concurso de Rio das Ostras? O concurso será anulado mesmo? Obrigado! Patricia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muitas pessoas que foram aprovadas estão correndo atras para o mesmo nao ser anulado, a propria fundação disse q tem todas as provas a favor da inocencia, temos q aguardar mesmo, e quem quiser lutar pela vaga conquistada por muito esforço, sem ajuda de ninguem, pode entrar no link da ouvidoria geral do mp http://www.mp.rj.gov.br/portal/page/portal/Internet/Cidadao/Ouvidoria_Geral , contra a anulação total do concurso, devemos ser a favor da correção dos erros, até pq, se for anulado, será um transtorno para todos q fizeram

      Excluir
  9. Eu também gostaria de saber como ficaremos? Eu passei em Rio das Ostras e em Nova Iguaçu e os dois foram anulados. Acho que pelo menos deveriam nos devolver o dinheiro que pagamos pela inscrição, pois os gastos que tivemos com passagem e alimentação sabemos que não serão restituídos, já que os concursos foram suspensos.

    ResponderExcluir
  10. Eu passei, porém a prova para o meu cargo que era de Analista Processual, no dia 13/06, foi publicado que sumiram uns gabaritos e que nós teríamos que fazer outra prova, achei um absurdo... Primeiro que gabarito não tem pernas, não some e segundo se eles iriam convocar os candidatos para fazer provas novamente pq não foi feito imediatamente? Fiquei muito decepcionada, estudei muito, passei e não ganhei nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda,
      Vc tem essa prova de analista processual?
      Se vc tiver e puder por favor mande para o meu e mail:suelyn.lamoglia@bol.com.br.
      Obrigada.

      Excluir
  11. Bom dia, alguém já sabe a data do julgamento dessa ação, que vai decidir o destino desse concurso, e quem leu as explicações da Trompowsky, acha o que? são aceitáveis ou não?

    ResponderExcluir
  12. Por favor, se alguem tiver a prova de analista processual de Rio das Ostras me mande, estou precisando!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Uma vergonha esse concurso de Rio das Ostras.
    Fui aprovada para o cargo de Engenheira Civil, mas a classificação divulgada no site não tem critérios de desempate, simplesmente o critério que eles usaram foi a ordem alfabética. Não mostra as notas de cada disciplina. Absurdo!

    ResponderExcluir
  14. Galera, saiu um novo comunicado da fundação trom..., eu não consegui entender, alguém pode traduzir? Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. galera vamos lutar pelos nossos direitos!!!!!!!!!
    ficamos noites sem dormir ,nos privamos do lazer para estudar,nos preparamos para esse concurso,tá rolando um abaixo assinado para o ministerio publico contra a anulação do concurso.lutamos muito por essa vaga não disistam!!!!!!!!!!!
    http://​www.peticaopublica.com.br/​?pi=CAVICRO
    Abaixo-assinado Contra a anulação do Concurso de Rio das Ostras
    www.peticaopublica.com.br
    Ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Nós abaixo-assinados, candidatos, seus familiares e simpatizantes ao manifesto, solicitamos providências

    galera não esqueçam de confirmar a assinatura no email de vcs,geralmente ta caindo na caixa de spam!!!!!!!!
    convidem seus familiarespra assinarem ,quanto mais assinatura melhor!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSE CONCURSO VAI SER ANULADO VOCÊ QUERENDO OU NÃO, VARIAS IRREGULARIDADES QUE O MINISTERIO PUBLICO JA ESTA SABENDO, NÃO PERCA SEU TEMPO COM ESSA ENQUETE...RSSRRSRS

      Excluir
    2. por acaso vc faz parte do MP para saber disso? Tá por fora colega, vc nao sabe o q está dizendo, primeiro q quem entende, sabe q o processo foi aberto para averiguação de denuncias feitas sem provas, ou seja, nao entraram com pedido de anulação, segundo, a fundação já resolveu todos os problemas, e já entregou toda documentação solicitada pela juiza, q nesse caso, será ela q tomara a decisão, e nao o MP.

      Excluir
    3. José Roberto, deixe de ser imbecil a sua opinião não muda em nada, para mim você é um zero a esquerda, procure se informar melhor antes de escrever bobagens que mostra muito a sua personalidade de hipócrita que olha o seu próprio umbigo, vire homem e deixe de ser um IMBECIL!!!!!!!!!

      Excluir
  16. Prestei o concurso para um cargo de nível superior e fui classificada.
    Sou a favor da justiça e concordo com pessoas sensatas que dizem que as falhas devem ser corrigidas.
    Talvez as pessoas que se dizem a favor da anulação total do concurso, não dedicaram horas da sua vida estudando ou/e não precisaram sair de madrugada da sua cidade para fazer a prova em outro munícipio, tendo ainda despesas com o deslocamento.

    ResponderExcluir
  17. Eu, minha esposa e meu enteado que é uma pessoa especial, fizemos o concurso em 2008 e não passamos, quando foi dessa vez fizemos de novo, fiz para contador e passei dentro do numero de vagas que tem que apresentar titulo;minha esposa fez e passou dentro do numero de vagas e meu enteado esoecial, fiz para agente de portaria e passou no numero de vagas e tambem fez para guarda sanitario e passou, mais não no numero de vagas.Fizemos principalmente por ele, pois ele precisa estar com a mãe e não tem com quem ficar no Rio.Perdemos dias e mais dias estudando e com muito esforço e honestidade, fizemos essa prova. o unico problema que teve foi na prova de minha esposa que que repetiram a prova de lei organica, mais que fizeram uma nova e corrigiram o erro. Peço que seja feita justiça e não tirem o sonho das pessoas honestas que conseguiram honestamente essa classificação.

    ResponderExcluir
  18. Uma verdadeira bagunça esse concurso de Rio das Ostras!! Fiz a prova para Fisioterapeuta II e até agora estou perdida. O concurso foi totalmente anulado ou para alguns cargos? Já que para o cargo que fiz, saiu a lista dos classificados. E fiquei sabendo que terá reaplicação em janeiro de 2013, isso é verdade e possível?!

    ResponderExcluir
  19. Pessoal o concurso não foi anulado. Vamos ficar atentos!!!!

    ResponderExcluir